Refeições em escolas tem alimentos que aumentam a imunidade das crianças

by Diário do Vale

Alunos tem alimentos ainda mais saudáveis. (crédito Divulgação)

Resende – Um cardápio, incluindo alimentos que ajudam a aumentar a imunidade contra infecções, além de evitar a anemia ou obesidade. É desta forma que os 14.483 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Resende passaram a se  alimentar. As modificações nas refeições servidas nas escolas incluem alimentos integrais e funcionais, além de frutas, legumes e verduras.

Segundo a secretária municipal de Educação, Rosa Frech, para tornar a merenda escolar ainda mais saborosa e diversificada, os nutricionistas fizeram um novo planejamento nutricional. Nas creches, por exemplo, as crianças com até seis meses de idade, que antes recebiam leite de caixinha ou em pó, passaram a consumir a fórmula láctea infantil, alimento ideal para essa faixa etária.

Outra medida é o fortalecimento do lanche dos estudantes com idade entre 1 e 3 anos, que passou a contar com fibras, como aveia com frutas, sucos naturais combinados com verduras e legumes ricos em ferro, vitaminas C e B6.

– Os alimentos são importantes fontes de vitaminas e minerais, que contribuem para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças e, nesta fase de aprendizagem, é muito importante que elas tenham esse aporte energético adequado. Por isso, decidimos reavaliar o contrato e o cardápio que vinha sendo oferecido nas escolas e creches, visando aprimorá-lo e torná-lo mais nutritivo e saudável – destacou a secretária.

Segundo ela, o novo planejamento nutricional foi elaborado de forma conjunta pelas nutricionistas das Secretarias de Educação e de Saúde, tendo como proposta norteadora um cardápio nutritivo e saboroso. Os cardápios de creche agora estão mais adequados ao Guia Alimentar para crianças até 2 anos, do Ministério da Saúde, bem como atender também as necessidades dos alunos que estudam na cidade e no campo.

O novo cardápio também aumentou significativamente a porção dos alimentos servida aos estudantes. No caso do consumo de frutas, por exemplo, o consumo por aluno passou de 15g para 80g.

Mudança que dá gosto

Conhecida pela hidrogenação dos óleos vegetais e gordura TRANS, a margarina deixou de ser utilizada no cardápio escolar das escolas de Resende, dando lugar à manteiga, que é naturalmente rica em Vitaminas A, D, E, B12 e K2 (que pode proteger contra doenças cardiovasculares e até contra a osteoporose). Além disso, as escolas agora também contam com o azeite de oliva, considerado um alimento funcional, para ser utilizado como tempero. O produto atua no controle do colesterol, melhora o metabolismo da glicose e ainda ajuda a controlar a pressão arterial, entre outros benefícios.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996