terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Resende inicia vacinação da febre amarela na Zona Rural e em distritos

Resende inicia vacinação da febre amarela na Zona Rural e em distritos

Matéria publicada em 15 de fevereiro de 2017, 17:48 horas

 


Resende – A prefeitura inicia nesta quinta-feira (16) a vacinação contra a febre amarela em postos de saúde na zona rural e de distritos. Esta primeira etapa da campanha, concentrada nas regiões onde o Governo do Estado recomenda a aplicação das doses, deverá seguir até dia 10 de março.

A secretaria de Saúde ressalta que há vacinas suficientes para a população. Serão oferecidas 150 doses diárias para cada um dos postos de saúde participantes. O horário de funcionamento dos postos de saúde na zona rural será das 9hs às 15hs.

– A prefeitura ressalta que a população pode fazer uso das vacinas de forma programada, já que não faltarão vacinas, e nosso planejamento se estenderá até 10 de março, exatamente para atender a população de forma equilibrada e coordenada. É importante lembrar que não há casos da doença em nosso estado. O que estamos fazendo é uma medida preventiva e de proteção à nossa população – explica o secretário de Saúde, Alexandre Vieira.

Os moradores destas regiões devem se dirigir aos Postos de Saúde da Família de Fumaça, Pedra Selada, Jacuba, Rio Preto, Bagagem, Engenheiro Passos, Serrinha, Capelinha e Mauá. É preciso estar inscrito no PSF ou levar um comprovante de residência de morador destas áreas e o cartão de vacinação.

– A Secretaria de Estado de Saúde incluiu Resende na zona de bloqueio contra transmissão da Febre Amarela. O objetivo desta medida é criar um cordão sanitário nas divisas com os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, impedindo que o vírus chegue ao Estado do Rio. Esta é uma medida preventiva, visto que nosso estado não registrou casos de Febre Amarela nas últimas décadas. Por isso, a recomendação, neste momento, é para os moradores das zonas rurais, mais próximas a estes estados. Moradores das áreas urbanas devem fazer uso da vacina caso haja recomendação médica, como indica o Ministério da Saúde, e em caso de viagens programadas para regiões endêmicas – conclui o secretário de Saúde.
Moradores de áreas urbanas que vão viajar para estas regiões podem se dirigir aos PSFs – Postos de Saúde da Família – nos bairros Liberdade, Cidade Alegria (Caixa D’Água), Cabral I e no Centro Municipal de Imunização, na Praça Oliveira Botelho, em frente ao Colégio Santa Ângela. Vale reforçar que é preciso tomar a vacina com pelo menos dez dias de antecedência da viagem. Nestes postos, a vacinação pode ser feita das 8 às 17 horas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document