Saae promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama

by Diário do Vale

Barra Mansa – O Saae promoveu esta semana uma palestra sobre a prevenção ao câncer de mama e colo do útero para as funcionárias da autarquia, em comemoração ao Outubro Rosa. Com cerca de 70 mulheres, o auditório da ETA (Estação de Tratamento de Água) Nova, foi sede para o debate que aconteceu nos horários de 9h e 14h. Conhecido internacionalmente como o mês de combate ao câncer de mama, o outubro rosa é uma campanha de conscientização às mulheres sobre a prevenção e diagnóstico precoce da doença. De acordo com a palestrante, a enfermeira do Programa da Saúde da Família Santa Rita de Fátima, Vivian Silveira, a falta de informação interfere no diagnóstico da doença.

– É necessário falar sobre a prevenção do câncer de mama e colo do útero, principalmente o exame, muitas mulheres não realizam o exame por medo e por falta de acesso aos serviços – disse.

Funcionárias da autarquia participaram da conversa, elucidando dúvidas e contando relatos quanto ao câncer de mama. A estagiária da gerência de Atendimento ao Cliente, Beatriz Araújo, que afirma que a palestra ajudou as mulheres perceberem sintomas e tomarem medidas para o não desenvolvimento do câncer.

– Achei que é muito importante debater esse assunto dentro da empresa, para a gente se conscientizar e se cuidar para não correr o risco de desenvolver o câncer de mama ou de útero. A palestra auxiliou a gente a ter a consciência de estar indo ao médio e fazer exames, como o preventivo que é muito importante – explica.

A palestra também abordou o câncer no colo do útero. De acordo com a enfermeira Vivian, é necessário fazer exames periódicos, pois pode demorar a se desenvolver e manifestar. “É muito importante que se faça o preventivo regularmente e, também a mamografia para caso diagnosticado possa ser cuidado antes que seja tarde”, comenta.

Cuidados: Servidoras participam de palestra que alerta para a necessidade de exames de prevenção (Foto: Divulgação)

Cuidados: Servidoras participam de palestra que alerta para a necessidade de exames de prevenção (Foto: Divulgação)

Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, no século 20, momento em que vários Estados tinham ações referentes ao câncer de mama ou mamografia no mês de outubro, posteriormente o Congresso Americano aprovou o mês de Outubro como nacional de prevenção do câncer de mama. Já no Brasil, a primeira iniciativa foi a iluminação rosa no Obelisco, no bairro Ibirapuera, em São Paulo em referência à campanha, em 2002. Desde então diversas entidades vêm promovendo ações em cima do mês.

A secretaria executiva do Saae, Josely Bruno, comenta que a conscientização se fez importante, tanto para as funcionárias, quanto para a população.

– Durante esse mês, usamos lacinhos no uniforme e muitas pessoas paravam para perguntar ou comentar sobre, isso foi muito bom para informar. Então, é muito bacana a iniciativa do diretor executivo, Fanuel Fernandes, de trazer essa palestra para cá, pois ainda tem muita gente com pouco entendimento sobre o assunto – concluiu.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996