São João Batista em Volta Redonda é aprovado como Hospital Amigo da Mulher

by Diário do Vale

hospital

Volta Redonda- O Hospital São João Batista (HSJB) foi aprovado pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde como Hospital Amigo da Mulher. A aprovação ocorreu após visita realizada por técnicos dos órgãos federal e estadual à instituição no início de setembro. O resultado foi divulgado pela direção do Hospital na tarde de terça-feira, dia 10, após receber a documentação. A instituição também foi reinterada como Hospital Amigo da Criança, título concedido desde 2002. Com o resultado, o Hospital se torna referência para atendimento das mulheres e mantém a titulação para atendimento às crianças na região, conforme informa a assessora técnica da diretoria, Rosa Lages.

– Para garantir que as mulheres que estejam sob os nossos cuidados saibam dos seus direitos colocamos placas em todos os setores da maternidade – explica a assessora, dizendo que um deles é o direito de ter um acompanhante de sua livre escolha durante o pré-parto, parto e pós parto com o objetivo de oferecer apoio físico e emocional. “Na maternidade, os profissionais são sistematicamente treinados para cumprir os critérios de humanização do parto e nascimento e cuidados como amigo da mulher”, disse Rosa.

Outros direitos citados por Rosa dizem que, para as futuras mamães durante o trabalho de parto, são ofertados líquidos e alimentos leves, a garantia de andar e se movimentar, ficar em um ambiente tranquilo e acolhedor com iluminação suave.

– Além disso, oferecemos métodos não farmacológicos para alívio da dor como o banho de chuveiro, massagens e uso de outras técnicas disponíveis no Centro Obstétrico – detalha a assessora, explicando que a equipe resguarda a segurança para reduzir procedimentos invasivos como a ruptura de membrana, aceleração ou indução do parto e cesariana, entre outros.

O diretor do Hospital São João Batista, Sebastião Faria, lembra que com a habilitação do hospital, o Ministério da Saúde aumentará o repasse de custeio de leitos. Serão custeados dois leitos de UTI Adulto para gestação de alto risco, dois leitos para gestação de alto risco e 10 leitos de UTI.

– Para isso, teremos que cumprir todas as metas para que os recursos continuem chegando e mantermos esta aprovação como Hospital Amigo da Mulher – disse Faria, que aproveita para agradecer o envolvimento no processo de aprovação da equipe médica, da enfermagem, da maternidade, centro obstétrico, UTI Neonatal, Banco de Leite, do serviço social, psicologia, fonoaudiologia e apoio administrativo.

– Todos estes profissionais vestem a camisa do hospital e por isso, conseguimos mais um título importante para nós e principalmente para a população que conta com um hospital referência na nossa região – disse o diretor.

O resultado deste trabalho foi sentido por duas mães que tiveram seus bebês na segunda-feira, dia 9. Laissa da Silva Santos, 25 anos, teve como acompanhante sua mãe durante o período que esteve no hospital para o nascimento de sua filha Beatriz. “Graças a Deus, ela nasceu bem. Aqui no Hospital fui muito bem atendida pela médica e pelas enfermeiras”, elogiou a dona de casa.

Já a gestação do primeiro filho de Camila do Nascimento Albuini, 29 anos, foi considerada de risco, pois teve pressão alta durante a gravidez.

– Fiz o pré-natal na Policlínica da Mulher, pois havia este risco na gravidez. Correu tudo bem e com o tratamento a pressão se normalizou até na hora do parto, por isso, não tive nenhuma complicação. Minha filha Clara nasceu saudável – contou ela, que estava internada desde quinta-feira, no Hospital. “Me senti muito bem aqui no São João Batista”, afirmou a mulher, que terá alta na quinta-feira.

 

You may also like

23 comments

Cati 13 de novembro de 2015, 21:25h - 21:25

Que bom que mudou o tipo de atendimento. Ganhei meu filho há 2 anos lá no São João Batista e tive meu parto induzido, não tive direito a acompanhante, nem antes do parto, nem durante e nem depois. Massagem para diminuir a dor, nem pensar, parto humanizado que nada. Ainda tive que fazer uma cesárea de emergência. Quanto aos profissionais que fizeram meu parto não tenho do que reclamar, porém a parte de enfermagem as técnicas não me ajudavam a levantar, pois estava cheia de pontos. Se tiver outro filho será cesárea, pois o parto normal que tanto queria foi um pesadelo, pois tomando remédio para induzir o parto foi um horror. Fico feliz que tenha melhorado o atendimento e por cumprirem a lei que dá direito a gestante a ter acompanhante.

Mae de primeira viagem 13 de novembro de 2015, 14:51h - 14:51

Nossa…. direito a acompanhante? Acho que o pessoal que estava de plantao no meu parto não sabiam disso!!!! O que imploramos para deixar que ficasse comigo….. estava apavorada.
Nao deixaram. E tive que ficar na sala de pré parto que mais parecia uma feira.
Me senti um pedaćo de carne jogada….e isso fou um dos piores momentos da minha vida.

FALA MANSA 13 de novembro de 2015, 16:05h - 16:05

MAS GRAÇAS A dEUS VOCE ESTÁ VIVA E SEU BEBÊ TAMBEM.
jESUS NASCEU NUM LUGAR PIOR DO QUE ONDE VOCE TEVE SEU FILHO(A).

FALA MANSA 13 de novembro de 2015, 10:34h - 10:34

MATIAS, ACHO QUE VOCE ESTÁ CONFUNDINDO AS COISAS.
ESTAMOS FALANDO EM ATENDIMENTO A SAÚDE DE SERES HUMANOS.
NÃO ESTAMOS FALANDO DE SEU PLNAO PET.
A N I M A L.

matias 13 de novembro de 2015, 19:06h - 19:06

FALA MANSA: ANIMAL É VOCÊ, ALIAIS NÃO SOU SEU IRMÃ.
NEM SEU FILHO. BABA OVO. TEM QUE FALAR BEM MESMO SENÃO O REI
TE TIRA A BOQUINHA.QUEM SABE SE VOCÊ PAGAR UM PLANO PARA CACHORRO
VOCÊ CONSEGUE SER BEM ATENDIDO. COM ESSE NOME DE VIRA LATA COM CERTEZA VOCÊ VAI SER BEM ATENDIDO.

matias 13 de novembro de 2015, 09:44h - 09:44

AL Fatah. se o seu plano de saúde tem tudo isso de ruim “Plano de saúde tem fila de espera para consulta, fila de espera para cirurgia, atendimentos ruim, médicos despreparados e que não passam confiança ao paciente, que geralmente é exigente” pare de pagar e junte se a maioria da população
e venha ser atendido nos hospitais públicos de volta redonda que é melhor do que os particulares.
( faz o dever de casa certinho)

Al Fatah 13 de novembro de 2015, 13:43h - 13:43

Vc tem que aprender a usar a caixinha “responder”… Não existe plano de saúde perfeito, na medida em que as expectativas diferem de pessoa pra pessoa. O que para um é bom, para outro é mediano ou mesmo ruim e vice-versa. Isso vale também para o serviço público… Se para um médico 10 minutos é tempo razoável, para um paciente pode parecer uma eternidade e para outro nem tanto. Pessoas diferentes, expectativas diferentes. É igual bonito e feio, quente e frio, gordo e magro, etc.. Só as discrepâncias são facilmente identificáveis…

No mais, tudo o que tinha a ser dito já o foi. Paz e saúde em teu coração…

ÊTA POVINHO 12 de novembro de 2015, 21:43h - 21:43

Avaliadores dos parceiros do prefeito. Vai falar contra quando? É igual a pesquisa de opinião que sempre sai de acordo com quem está pagando.

O HSBJ até pode ser amigo das mulheres mas não das filas diuturnamente.

Quer que eu mande uma foto? Ou melhor indiquem um dia aleatoriamente para eu fazer a foto e mandar.
Com a palavra o Al Fatah.

Al Fatah 14 de novembro de 2015, 00:49h - 00:49

Não preciso falar nada, e nem deveria. Prefiro acreditar nos números. Eles são frios, universais e imutáveis. Eles estão aí, em qualquer estatística…

Sonia Maria de Araujo Santana 12 de novembro de 2015, 09:21h - 09:21

Minha neta esteve internada neste hospital por 30 dias e o tratamento tanto médico como da parte de enfermagem foi excelente. A médica cardiologista Dra. Fátima Casal foi de uma prestimosidade sem fim e as enfermeiras também. Quanto a parte alimentícia devemos nos lembrar que lá é um hospital e não um restaurante e a comida deve seguir um padrão de dieta e nutrição correspondente aos pacientes e não aos acompanhantes.
Sou muito grata a este hospital e ao atendimento que minha neta e nós da família tivemos por ocasião da doença da minha neta. Obrigada à todos.

Al Fatah 11 de novembro de 2015, 22:41h - 22:41

São João Batista tem atendimento nível hospital particular, isso é um usuário de plano de saúde quem diz… Não só significa que ele é acima da média para um hospital público no Brasil, mas também que os estabelecimentos privados estão muito aquém do que se espera deles, em razão do absurdo que o cliente paga em planos de saúde…

matias 12 de novembro de 2015, 08:22h - 08:22

Al fatah. pelo visto amigo você nunca entrou num hospital particular.
acorda viva a realidade.

FALA MANSA 12 de novembro de 2015, 08:50h - 08:50

Al FATAH, MATIAS É QUEM NÃO CONHECE NADA. TENHO E SEMPRE TIVE BOM PLANO DE SAÚDE. MAS NAS DUAS VEZES QUE PRECISEI FICAR INTERNADO, POR MOTIVOS CIRCUNSTANCIAIS FUI PARAR NO S. JOÃO BATISTA. MIINHA FAMILIA TENTOU ME TRANSFERIR PRA O HOSPITAL PARTICULAR A QUE TINHA DIREITO, EU NÃO ACEITEI. FUI MUITO BEM TRATADO NO SÃO JOÃO BATISTA E MEU CASO NÃO FOI COMUM, FOI ENCEFALITE, PATOLOGIA QUE MATOU MUITA GENTE EM HOSPITAIS PARTICULARES.
OUTRA REALIDADE, TODOS OS PLANOS DE SAÚDE NO BRASIL ESTÃO UMA MERDA. A DIFERENÇA É QUE NO SÃO JOÃO BATISTA TEM FILA, POIS TODO MUNDO VAIS PARAR LÁ, INCLUSIVE O mATIAS.

matias 12 de novembro de 2015, 19:25h - 19:25

FALA MANSA: PARE DE PAGAR O SEU PLANO QUE PARA VOCÊ E UMA MERDA. E JUNTE A POPULAÇÃO
VENHA ENFRENTAR AS FILAS PARA CONSULTAR. AGINDO ASSIM VOCÊ NÃO ESTARIA TIRANDO A VAGA DE QUEM NÃO TEM SEQUER NEM UMA MERDA DE PLANO DE SAÚDE.

Al Fatah 12 de novembro de 2015, 21:50h - 21:50

Matias, pra eu falar eu obviamente tenho que conhecer os dois lados. Já vc, pela forma como escreve, não deve ter plano de saúde e acha que hospital particular é uma maravilha… Plano de saúde tem fila de espera para consulta, fila de espera para cirurgia, atendimentos ruim, médicos despreparados e que não passam confiança ao paciente, que geralmente é exigente (e não deveria deixar de ser, né?)… A estrutura física e disponibilidade de recursos, isso sim, é o diferencial, mas o SÃO JOÃO BATISTA (e preciso enfatizar isso pra vc) não fica atrás de muitos particulares nem nesses quesitos…

Vá ser atendido nas santas casas por aí, no Souza Aguiar, no Hospital da Posse e depois volte aqui para dizer o que achou. Não adianta acusar sem conhecer outras realidades…

Al Fatah 12 de novembro de 2015, 21:56h - 21:56

E outra. É direito de todo cidadão usar o serviço do SUS. O Fala Mansa paga plano particular e com certeza paga impostos diretos e indiretos para que os mais pobres possam ser atendidos nos hospitais públicos… Paga muito e duas vezes, então tem tanto direito quanto qualquer outro em usar hospital público, não tem essa de tirar vaga não!…

Al Fatah 11 de novembro de 2015, 22:35h - 22:35

Que criança bonita! Parabéns à mamãe da foto!…

falo mesmo 11 de novembro de 2015, 17:18h - 17:18

nossa achei um horror !.. as enfermeiras de lá não liga mt para seu bem estar, umas de tratam super bem isso foram 3 qe eu gostei.. e as outras nem na sua caara olha! fiquei 9 dias la pois meu bebe teve ictericia(amarelão), levaram ele pra U T I e não me dizia qd fazia exame nele… fiqei sem informação no penúltimo dia fui la briguei pra saber ai sim me disseram fora isso eles não vem conversar explicar e nada. a comida de la é HORRIVEEEEEEEEEEEEEL sem sal qd não vem sem sal vem com mt óleo, oqe descia era o pão com chá ou biscoito com suco qe as vezes vinha forte dimais ou sem açúcar, a medica ANA PAULA qe foi um anjo para meu filho qd era plantão de na U T I ela falava tudo ! agr qd era as outras nossa.. tenho panico de laá.
agora os médicos qe fizeram meu parto estão de parabéns ADOREI meu marido podi assistir e tudo mais.. agora sobre enfermeira qe vão sem animo pra trabalhar melhor da a vaga para outra pessoa porq simplesmente não tinha condição.

zé brega 11 de novembro de 2015, 23:22h - 23:22

é típico da oposição raivosa. em casa deve ter uma alimentação precária, uma habitação precária, ou seja: tem uma vida precária. certamente na próxima oportunidade vai procurar um hospital particular ou, então, os públicos de barra mansa ou barra do piraí. é ruim! não é boba! vai escondidinho procurar o HSJB, que é muito mais que merece por ser tão sem noção….

Al Fatah 12 de novembro de 2015, 22:04h - 22:04

Concordo contigo, Zé Brega… Lendo o que essa demente escreveu eu sinto cada vez mais vergonha de ser brasileiro. Chega ao cúmulo de reclamar que a comida não tem tempero, como se ali fosse um restaurante, não um hospital onde as refeições devem ser dosadas e balanceadas!… Ela não gosta de uma ou outra funcionária e o hospital todo paga a conta pelo seu disparate…

O Brasil é até muito bom tendo em vista o nível de povo que temos aqui. Só não somos uma África Transatlântica porque ainda temos uma parcela da população que é inteligente, trabalhadora e empreendedora. Querem estrutura de país europeu para um povo que ser comporta como semicivilizados da Guiné Bissau, aí é dose pra mamute…

E os concursados da pmvr 2014 11 de novembro de 2015, 16:12h - 16:12

SE ÀQUILO É AMIGO, NÃO QUERO TER INIMIGO, MINHA ESPOSA QUASE MORREU QUANDO TEVE MINHA FILHA LÁ

Da Roça 11 de novembro de 2015, 17:09h - 17:09

Meu caro concursado, vocês se arriscaram então. Deveria ter procurado um hospital mais sério, como a Santa Casa de Barra do Piraí ou Barra Mansa. Pinheiral e Angra dos Reis também possuem excelentes hospitais, sem contar os da baixada, são uma excelência no país. Sendo pelo SUS vocês têm o direito de procurar qualquer hospital público do país. Caso a sua filha precise de um colégio público no futuro, sugiro que faça o mesmo, talvez nas mesmas cidades exemplo de administração. Não perca mais seu tempo e principalmente qualidade de vida da sua família. Abraços.

Tim Balada 12 de novembro de 2015, 20:24h - 20:24

Caipirada falar bem estando na folha de pagamento é mole. vao capinar um quintal sô.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996