quinta-feira, 15 de novembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Secretaria de Educação de Volta Redonda encerra seminário sobre PNAIC

Secretaria de Educação de Volta Redonda encerra seminário sobre PNAIC

Matéria publicada em 11 de julho de 2018, 17:19 horas

 


Volta Redonda – A Secretaria de Educação encerrou na segunda-feira, dia 9, com um seminário, o Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (PNAIC), no auditório da secretaria. A formação continuada foi realizada durante os anos de 2017 e 2018 somando 100 horas de carga horária de atividades práticas e encontros presenciais para os profissionais da educação infantil e 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental.

De acordo com a secretária de Educação, Rita Andrade, o PNAIC tem como principal objetivo de apoiar os professores que atuam no ciclo de alfabetização.

-Essa formação continuada tem como objetivo capacitar o profissional de educação a planejarem as aulas e a usarem de modo articulado os materiais e as referências curriculares e pedagógicas ofertados pelo MEC. A educação é de responsabilidade de todos os envolvidos e essas ações são de grande importância na melhora na qualidade de ensino de nossa cidade – contou.

Mais de 20 alunos da Creche Municipal José Ferreira dos Santos, do bairro Voldac, realizaram uma apresentação especial para os profissionais de educação, os alunos cantaram e dançaram a música ‘Periquito Maracanã’. Segundo a diretora da creche, Rosângela Gonçalves, a atividade faz parte do projeto coletivo da unidade.

-A apresentação dos alunos faz parte do projeto coletivo que trabalhamos na escola. Esse ano foi dedicado a contação de histórias e todo esse enredo é voltado para o mundo da literatura – disse.

O professor e educador do pólo regional do PNAIC de Resende, Aristeu Leite Filho, abordou o tema: Infância e os Desafios da Educação. Para ele, educar é de dentro para fora.

-Queria agradecer o convite da SME de participar deste evento para falar do que mais gosto que é a educação. Temos muitos desafios na educação e precisamos sempre refletir e nos colocar no lugar das crianças. Isso nos ajuda em nosso trabalho. Colaboro na formação dos professores e realizo pesquisas sobre o tema – afirmou.

Para Adriana Câmara, diretora do Centro de Educação Infantil, Alzira Vargas, no bairro Retiro, o seminário valoriza o trabalho do professor.

-O seminário ajuda na reciclagem do conhecimento e na valorização profissional do professor. Já estamos trabalhando a literatura desde cedo em nossas crianças. Eles não precisam necessariamente ler e escrever para conhecer as histórias. Incorporar a leitura dentro deste contexto é muito importante – disse.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document