Secretaria de Saúde promove mudanças para redução de custos

by Diário do Vale

Barra Mansa – A Secretaria de Saúde vem realizando uma série de mudanças e realocando unidades como forma de redução de custos e agilidade no atendimento. A próxima mudança será na unidade adulto do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) no bairro Estamparia. De acordo com o secretário de Saúde,  Sérgio Gomes, a alteração será para adequar o serviço à portaria nº 3.088 do Ministério da Saúde que institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental.

-Hoje, o CAPS funciona numa estrutura que não está compatível ao tipo de atendimento oferecido. Nosso intuito é oferecer ao paciente um local amplo e adequado às necessidades de acordo com o que exige a legislação – afirma.

Segundo a gerente de Atenção Especializada, Fernanda Chiesse, o CAPS da Estamparia atende mensalmente cerca de 400 pessoas.

– O próximo passo será organizar um novo local que ofereça uma qualidade melhor no atendimento. Como prova disso, os insumos necessários já estão em todas as unidades de Saúde Mental e a alimentação foi regularizada – completa.

Economia

Desde segunda-feira (15) outra mudança que gerou economia foi do Setor de Doenças Crônicas que passou a atender no mesmo local do Centro do Idoso situado à Rua Abdo Felipe, 22, Ano Bom.

Segundo o secretário, com a unificação dos setores, a previsão é de economizar cerca de R$ 300 mil nas despesas por ano. Só de aluguel, a unidade pagava cerca de R$ 15 mil por mês.

– Já que o Setor de Doenças Crônicas atende muitos idosos do Centro, não havia razão de manter dois locais com os mesmos atendimentos e gerando gastos. A medida gerou outros benefícios como a integração da equipe multidisciplinar com a inclusão de médicos e especialistas – explica Sérgio.

De acordo com ele, o Setor de Doenças Crônicas continuará com os serviços que eram desenvolvidos na antiga sede como atendimentos aos diabéticos, aos obesos do Programa Peso Legal e do grupo de tabagismo.

Com a unificação, o horário de atendimento foi ampliado. O Centro do Idoso e de Doenças Crônicas passará a funcionar às segundas-feiras de 6h30 às 21h, e de terça à sexta-feira das 6h30 às 17h. “Com a alteração, a expectativa é atender cerca de 10 mil pacientes por mês, o dobro do que era antes”, finaliza o secretário.

Sergio Gomes diz que  Setor de Doenças Crônicas continuará com os serviços que eram desenvolvidos na antiga sede

Sergio Gomes diz que Setor de Doenças Crônicas continuará com os serviços que eram desenvolvidos na antiga sede

 

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996