Secretário e bióloga comentam sobre a pesca no Rio Brandão, em Volta Redonda

by Diário do Vale

Volta Redonda – Tem sido cada vez mais comum observar pescadores nas margens do Rio Brandão, principalmente no trecho da Vila Santa Cecília, bairro 60, e adjacências. No entanto, autoridades e especialistas divergem sobre os benefícios e possíveis malefícios da prática, basicamente por conta do consumo do pescado.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda, o veterinário Alfredo Peixoto de Oliveira, como não é uma quantidade grande de pessoas que estão pescando no Brandão, há uma renovação de plantel, o que não prejudica a fauna do rio.

– Como não é uma pesca predatória, praticada com rede não há risco neste sentido. A utilização de vara na pesca não chega a prejudicar o número de peixes do local, que são em sua grande maioria composta por peixes da espécie tilápia. Com relação à qualidade da água, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda) costuma fazer análise com frequência, e está aceitável. Por esse motivo, o Meio Ambiente também não se opõe a atividade de pesca amadora no local – explicou.

Com relação à tilápia encontrada no Brandão, o veterinário e secretário Alfredo diz que é um peixe exótico, que não é natural do Brandão.

– Como a tilápia se adapta em qualquer lugar, esta espécie deve ter chegado ao córrego Brandão pela Cicuta ou mesmo pelo Paraíba, mas não tem como prever isso – afirma Alfredo.

O secretário sugeriu, no entanto, que para evitar acidentes com pessoas que gostam de pescar no Brandão, que elas optassem por pescar no lago do zoológico, que é mais seguro.

Rio urbano

Na opinião da bióloga Vera Lúcia Teixeira, secretária executiva do Comitê Médio Paraíba do Sul (CBHMPS), como o rio Brandão é urbano (corta a Cicuta e atravessa bairros), ele pega muita descarga de esgoto.

– Como é um rio quase totalmente urbano, numa cidade onde tem pouquíssimo tratamento de esgoto, como é o caso de Volta Redonda, com certeza a população que pescar neste rio corre o risco de pegar um peixe contaminado. No caso do Brandão, ele acaba recebendo todo o material da cidade e do bairro. Outro risco é o rio ainda ter chorume do antigo lixão, que ficava localizado acima da Cicuta. Por esses motivos, eu não recomendo o consumo de nenhum peixe do córrego Brandão – aconselha Vera.

Como o Rio Brandão é urbano ele pega muita descarga de esgoto (foto: Julio Amaral)

Como o Rio Brandão é urbano ele pega muita descarga de esgoto (foto: Julio Amaral)

Saae confirma melhoria da água do Brandão em até 86%

Segundo informações do Saae/VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda), com a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Engenheiro Gil Portugal, inaugurada em abril de 2015, a autarquia construiu um interceptor de esgoto desde o bairro Cidade Nova, passando por Jardim Tiradentes, Casa de Pedra, Siderópolis, Sessenta e Vila Santa Cecília, coletando o esgoto de toda essa região, direcionando para a ETE Gil Portugal.

Assim, através do monitoramento do Ribeirão Brandão por análises realizadas no laboratório do Saae, comparando com o histórico dos dados do corpo d’água, foi observado uma melhoria na qualidade da água de até 86% de redução de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) em pontos de coleta no Ribeirão Brandão.

De acordo com o Saae, no diagnóstico do rio foi utilizado o parâmetro DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) por ser a forma mais utilizada para verificar a quantidade de matéria orgânica (presente no esgoto), medindo a quantidade de oxigênio consumida para reduzir a matéria orgânica numa amostra. Quanto maior o grau de poluição, maior a DBO do corpo d’água. Esse consumo de oxigênio no meio aquático pela matéria orgânica que pode causar a morte de peixes, que precisam de oxigênio para a sua respiração branquial. Esses dados de melhoria de qualidade da água também são confirmados pelo aumento do número de peixes, segundo os pescadores que ficam ao longo do Ribeirão Brandão nesta área, dos bairros Casa de Pedra, Sessenta e ao longo da Rua 41, na Vila Santa Cecília.

Com relação ao consumo, o Saae/VR informou que não tem como avaliar se o consumo desses peixes pode ocasionar algum problema de saúde, cabendo a órgãos competentes melhor avaliarem esta questão.

 

You may also like

32 comments

Volta Redonda Melhor 2 de maio de 2017, 19:36h - 19:36

Autoridades incompetentes quando fazem esta declaração. Moro do lado do rio na altura do Shopping 33. Tem dia que o esgoto fede muito. Esses pescadores estão acabando com os peixes. É de uma irresponsabilidade desse secretário falar o que falou. Inclusive tem gente retirando areia no córrego perto da ponte da entrada do zoológico. A guarda passa todos os dias por ali e não fazem nada…quando vao fazer o que se deve fazer, são pagos para isso!!!Muita irresponsabilidade.
O Samuca deveria ouvir a população e escolher melhor seus secretários…

ZE MANDIOCA 2 de maio de 2017, 18:52h - 18:52

SE O DIRETOR DO SAAE BEBER DESTA AGUA , AI SIM EU ACREDITO.

PAPO FURADO ALI E UMA FEDENTINA . AGUA PRETA , COM RESIDUOS DA SAO CAMILO E VITA. KKKKKKK

FranciscoJFLacerda 2 de maio de 2017, 18:07h - 18:07

Na verdade a responsável pela boa qualidade da água do rio Brandão quando não há vazamentos ou ligações clandestinas nas águas pluviais e não é o fato somente de se ter construído a ETE Gil Portugal mas bem antes disso, pois foi a CSN e o governo federal na década de 40 quem construíram a rede de esgoto paralela as vias próximas o referido rio sem despejar diretamente ao “Brandão” e até o “cachoeirinha”( ribeirão que passa pelo jardim dos inocentes) sendo que a coleta sempre foi desde o jardim Tiradentes passando por vários bairros até a ponte da Av Independência ou dos trabalhadores na Vila e somente após esta ponte que era feito o despejo in natura do esgoto de vários bairros projetados e construídos na época da construção da cidade e da usina Presidente Vargas

Sionista da OLP 2 de maio de 2017, 17:54h - 17:54

Ouvi falar de sashimi de peixe mutante tirado do Brandão. Alguns ficam emitindo luzes feito peixe de Hiroshima, tem tilápia com um olho só, lambari com 2 cabeças…

Transtornado 2 de maio de 2017, 15:26h - 15:26

Muito bem Talagarrara Shoryuken, somente assim os orientais descendentes de Minas podem comer um sushi fresco. Parabéns pela iniciativa.
Povo bobo e metido que vive falando que vai comer um salmão fresco. Onde se pesca salmão no Brasil? Tudo vem de fora totalmente congelado.

REALIDADE 2 de maio de 2017, 12:39h - 12:39

Realmente tem muitos peixes principalmente entre os correios e dentro da CSN perto do Aços longos é muito bonito de se a quantidades são grandes , porém com essas águas pretas cheirando mal principalmente no verão fica difícil de acreditar que estão limpas porém se as autoridades competente afirmaram que estão em bom estado fazer o que né……a prefeitura deveria olhar com mas carinho para esse rio e cuidar melhor dele claro com ajuda da população pra manter…

Talagarrara Shoryuken 2 de maio de 2017, 11:26h - 11:26

Sempre pesco no Rio Brandão para preparar um delicioso Sushi para os meus clientes, no restaurante. E ninguém nunca voltou para reclamar.
E ainda posso lucrar mais, pois o peixe realmente fresco agrega muito valor ao preço final.

gabi 2 de maio de 2017, 13:40h - 13:40

qual e o seu restaurante?

Susana 2 de maio de 2017, 13:47h - 13:47

Fala serio, que atitude mais antiética!!!Pesca um peixe num rio de caráter duvidoso, pra economizar e lucrar mais?????Tem q comprar e de fornecedor!!!Tinha E QUE TE AUTUAR, FECHAR O SEU ESTABELECIMENTO!!

matias 2 de maio de 2017, 13:54h - 13:54

Com Certeza e o melhor Suschi da cidade e fresquinho.

Talagorel Leite 2 de maio de 2017, 14:32h - 14:32

De fato o peixe fresco é uma excelente fonte de proteina. Ótima, muito boa mesmo.
Mas acredito que essa proteina precisa ser purificada.
Não me arriscaria comendo ela crua, a não ser em caso de sobrevivência.

alex 2 de maio de 2017, 15:51h - 15:51

Pois é! SUSANA falou a verdade! Tem que comprar de fornecedor! Se quiser , vendo para você num preço bom. Peixe fresco direto do Rio Paraíba. Quem duvida, é só passar perto de uma das pontes do bairro aterrado, e irá me ver pescando nos finais de semana! rsrs

Supere-se 2 de maio de 2017, 10:31h - 10:31

Gestão do Neto…começaram a fazer uma obra no rio e não terminaram…qdo ele fica mais seco, fica cheio de poças… e como fica a Dengue?

Leitor 2 de maio de 2017, 10:03h - 10:03

E quanto a lixeira que está desativada, porem o chorume é jogado no córrego e que esse vai para o Brandão, onde deveria ser construido um tratamento do chorume e que não foi. Isso ninguém mostra né?

Al Fatah, o Horrendo 2 de maio de 2017, 00:17h - 00:17

Samuca, por favor, deixe de conversa mole e o cafezinho e mande ver uma capina às margens dos córregos da cidade…

Al Fatah, o Horrendo 2 de maio de 2017, 00:11h - 00:11

Essa bióloga não sabe de nada. Não conhece a realidade de VR e quer dar pitaco com base em achismo e dados defasados. Toda a bacia do Brandão tem agora seu esgoto tratado, à exceção (talvez, não conheço)) da região do Roma. Um sinal claro da recuperação do canal é que o mesmo não fede como antigamente. Até a quantidade de insetos diminuiu às suas margens… O Brandão é o afluente mais bonito da região e está mais elegante do que nunca…

Lamour 2 de maio de 2017, 00:04h - 00:04

O que batiza essa cidade é a curva de um rio. Sem o Paraíba não existiria a cidade. O rio e a bacia sofrem todo tipo de agressão. Tá lá o terreno do Aero bem no coração da cidade abandonado enquanto o povo clama pelo parque ambiental

Kalipha 1 de maio de 2017, 22:42h - 22:42

Meu irmão mora em Sideropolis em frente ao rio…. Tem dias que não da pra ficar na beira porque cheira muito mal…a água é preta (literalmente)…o esgoto do Vila Rica e Casa de Pedra descem pelo rio e esses “especialistas” vem dizem que esta tudo bem! Ah vá…

VAI VENDO 2 de maio de 2017, 14:40h - 14:40

Lá não tem nenhum rio. O Córrego Cafuá não mais recebe o esgoto de antes. Se o seu irmão reside na rua à direita o Cafuá, então a rede de esgoto que começa no Jd. Belvedere passa na frente da casa dele.

Maniac 1 de maio de 2017, 21:54h - 21:54

Urge Volta Redonda tratar do seu esgoto, trabalhar as margens do seu rio e educar-nos para a coleta seletiva de lixo!

Luana 1 de maio de 2017, 21:40h - 21:40

A questão AMBIENTAL e a SAÚDE da populaçao é muito importante para uma cidade se.desenvolver! Enquanto não houver interesses em ajudar a população, o egoísmo irá atrasar a evolução de um.PAÍS!
É preciso pensar grande, para que nós e as futuras gerações possam viver em uma cidade e um.país que mostra que é possível fazer diferença, e construir um MEIO AMBIENTE LINDO E SAUDÁVEL PARA TODOS NÓS!

Luana 1 de maio de 2017, 21:33h - 21:33

Espero que nosso Prefeito SAMUCA, juntamente com o SAAE resolva essa questão de DESPOLUIÇAO do Rio Brandão e Rio Paraíba do Sul! Acho um absurdo uma cidade como a nossa deixar tanto a desejar na.questão MEIO AMBIENTE! Uma cidade que tem o nome por causa da curva do Rio, ter.seus rios poluídos!
Tenho parentes.Americanos que viajam para Volta Redonda anualmente e vêem o descaso com o Rio, sem ter nenhum Memorial em homenagem a curva do Rio, um PARQUE AMBIENTAL nas proximidades do Rio Paraíba.
Isso sim daria orgulho de morar.aqui.e.outras pessoas que viessem ver o quanto VOLTA REDONDA poderia ser valorizada na questão AMBIENTAL!

AdilsonVR 1 de maio de 2017, 21:03h - 21:03

Já vi peixes enormes na área ao lado dos correios e próximo ao Floresta, não teria coragem de pesca-los para come-los.

guto 1 de maio de 2017, 19:58h - 19:58

É graças a Deus que Dilma sofreu o impeachment, senão nós seríamos hoje a Venezuela e estaríamos todos fugindo para o Chile, o Peru, o Uruguai e a Argentina, etc… porque nem arroz nós teríamos mais para comer…

Rodrigo 2 de maio de 2017, 14:10h - 14:10

Cem por cento idiota

A César o que é de César 3 de maio de 2017, 15:14h - 15:14

E aí guto? Cheirou cola?

Felipe do Lago 1 de maio de 2017, 18:53h - 18:53

Que amadorismo ! que falta de conhecimento! que tristeza!
População pescadora: não comam.
Façam o seguinte: pega um peixe desse, limpa,tempera, frita e dá para o Secretário e para o prefeito comer.

Vava 1 de maio de 2017, 18:22h - 18:22

Caramba 86% de pureza , isto é agua mineral entao kkkkk

Cidadão. 1 de maio de 2017, 18:14h - 18:14

Kkkkkk. Em frente a sao Camilo e uma catingai só , Saae tem coragem de falar isso? O Jesus. Só falta Saae dizer que a nossa agua e mineral. Kkkkkkkkkkkk. Mais um discípulo da samuca martins .

Al Fatah, o Horrendo 2 de maio de 2017, 00:15h - 00:15

Fede sim, mas só em alguns períodos e não tão forte quanto era antigamente. Não dá pra saber se é da água ou da estação de tratamento que fica ali perto, porque nos outros trechos do córrego isso não acontece…

Rodrigo 1 de maio de 2017, 17:46h - 17:46

E achar que o povo e otário e burro melhoria no Brandão 86%,só se for a melhoria de mais esgoto 86% a mais e 14% de água tratada.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996