Semana da Cidadania quer incentivar educação fiscal e criação de grêmios, em Resende

by Diário do Vale
Nas escolas: Atividades terão início na próxima quinta-feira e serão encerradas em 7 de setembro, com desfile cívico (Foto: Divulgação)

Nas escolas: Atividades terão início na próxima quinta-feira e serão encerradas em 7 de setembro, com desfile cívico (Foto: Divulgação)

Resende – Estudantes das escolas municipais de Resende vão passar por uma experiência diferente a partir desta quinta-feira (24). É que neste dia terá início, em todas as unidades da rede municipal de ensino, a Semana da Cidadania, que trará para dentro do ambiente escolar ações que visam despertar e ampliar a participação dos estudantes na sociedade, além de abrir novos horizontes para os alunos com a implementação da educação fiscal nas escolas e o incentivo à criação de grêmios estudantis.

A abertura da Semana, que segue até o dia 7 de setembro com programação variada nas escolas, será realizada no dia 24, no auditório da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), com duas apresentações do espetáculo “A culpa é de quem?”, voltado para estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. As apresentações, que fazem parte do Programa Caminhos para a Cidadania, desenvolvido pelo Instituto CCR, serão realizadas às 9h e às 14h30.

Para alcançar os objetivos propostos pela Semana, as unidades escolares desenvolverão ações educacionais articuladas com as comunidades, buscando sempre incentivar o respeito e o cuidado para com o outro, além de valorizar a importância do coletivo sobre o individual. A realização da Semana conta com a parceria com a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), cujo corpo de cadetes participará de rodas de conversa com os estudantes.

– Durante esses encontros serão abordados conceitos que são bastante comuns na vida militar, como disciplina, ordem e foco nos objetivos – valores que com certeza farão a diferença para que nossos alunos possam colocar em prática seus projetos futuros – explicou a secretária Rosa Frech.

De acordo com a programação, a Semana também vai apresentar aos alunos as possíveis formas de participação nas políticas públicas, sempre levando em consideração a idade e o nível escolar dos estudantes, além de incentivar a criação de grêmios estudantis onde eles ainda não existem. Outra proposta da Semana da Cidadania será mostrar aos estudantes o que são os Conselhos de Classe e os Conselhos Escolares, bem como a estrutura política de um município: Prefeitura, Câmara e Gestão Escolar, entre outras instâncias.

Educação Fiscal

Um dos pontos relevantes da Semana da Cidadania será abrir espaço para a implementação da Educação Fiscal nas escolas. Para trabalhar este conceito, as escolas organizarão gincanas através das quais os alunos serão incentivados a recolherem o maior número possível de notas fiscais. O objetivo, além de levar os estudantes a exercer a cidadania fiscal pedindo sempre a nota ao fazer uma compra, é introduzir na sala de aula os conceitos iniciais de matemática financeira.

Desfile cívico

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a Semana da Cidadania se estenderá até o dia 7 de setembro, quando os alunos serão incentivados a prestigiar o desfile cívico comemorativo ao Dia da Independência do Brasil. O evento, que contará com a participação de nove escolas municipais, com pelotões formados por alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, será realizado na Avenida Rita Ferreira da Rocha, a Beira Rio, às 9h.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996