Sete de setembro atrai milhares de pessoas em Volta Redonda

by Diário do Vale

Volta Redonda – Volta Redonda realizou nesta quinta-feira, dia 7, o desfile cívico em celebração ao aniversário de 195 anos da Independência do Brasil. O evento, que aconteceu na Avenida Paulo de Frontin, no bairro Aterrado, reuniu cerca de 25 mil pessoas, segundo estimativa da Guarda Municipal. Entre os convidados do prefeito Samuca Silva e do vice Maycon Abrantes, estavam o Deputado Federal Alexandre Serfiotis, o presidente da Câmara Dinho e outros vereadores, representantes militares e outras autoridades.

A cerimônia começou com o hasteamentos das bandeiras e a execução do Hino Nacional. Pela primeira vez, o desfile na cidade teve a bandeira do Mercosul também sendo  hasteada e cumprindo a legislação Federal. Volta Redonda é a segunda cidade da região a aderir a norma. Para o prefeito Samuca Silva, o evento representa o resgate da história do nosso país.

– É bom lembrar a nossa história. Estamos homenageando o Brasil, estou feliz de estar participando como prefeito, desta vez. Estamos vendo a avenida lotada e isso mostra o sucesso do desfile e a demonstração de respeito e carinho de todos – afirmou Samuca.

Já o vice-prefeito Maycon Abrantes destacou que o sentimento de realizar o desfile cívico é especial.

“Principalmente vendo diversas crianças participando. Assim, elas vão entender melhor o que representa a Independência do Brasil”, comentou Maycon.

Mais de seis mil pessoas desfilaram pela avenida, sendo saudadas por quem acompanhava o evento. Entre os participantes, 1,2 mil integrantes do projeto Volta Redonda Cidade da Música e 600 alunos de escolas municipais.

“Esse desfile valoriza o civismo e o amor à Pátria. Estamos aproveitando para apresentar os projetos da Educação, principalmente os voltados à inclusão”, sublinhou a secretaria municipal de Educação, Rita Andrade.

Um dos momentos mais esperados do dia foi o desfile de 60 cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras. A AMAN não participava há muitos anos do evento, mas em 2017 decidiu desfilar.

“Quando recebemos o convite para participar do desfile cívico da cidade atendemos prontamente sabendo da importância de Volta Redonda para toda a região. Queremos aumentar a integração com a população, pois servimos a sociedade”, comentou o Major Fujita, da Aman, ressaltando que 60% dos soldados da Academia são de Volta Redonda.

A secretaria municipal de Cultura, Márcia Fernandes, disse que a participação da Aman engrandeceu a comemoração.

“Os cadetes da Aman não participavam do desfile há 20 anos. E hoje estão aqui abrilhantando ainda mais a festa”, celebrou.

Quem também fez questão de participar do desfile foi o tenente Francisco Leal, veterano da Segunda Guerra Mundial, que desfilou ao lado dos ex-combatentes. Ele foi um dos mais aplaudidos na avenida.

– Acho muito importante o desfile e temos que valorizar o patriotismo. Mesmo desfilando todos os anos, sempre fico emocionado. Esse ano tivemos um desfile impecável. Precisamos resgatar a nossa história e tudo isso engrandece o Brasil – disse Francisco, que foi acompanhado pela filha Izalete Leal.

O desfile começou, pontualmente, às 9h, com a participação da Banda Municipal de Volta Redonda; da Guarda Municipal; da Defesa Civil; participantes de projetos das secretarias de Ação Comunitária e de Esporte e Lazer. Além dos cadetes da Aman, também desfilaram na primeira fase o grupo dos ex-combatentes; militares do Tiro de Guerra de Barra Mansa, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros; e representantes da Associação dos Reservistas das Forças Armadas e de grupos de escoteiros.

A segunda fase do desfile contou com a presença de cerca de 600 alunos de escolas da secretaria municipal de Educação e da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), da Fundação Beatriz Gama; além de integrantes do Lar Pestalozzi; da Apae-VR; do Unifoa (Centro Universitário de Volta Redonda); do Consórcio Cederj; da Ordem Demolay e Filhas de Jó. Durante a terceira etapa foi a vez dos estudantes das redes estadual e particular de ensino.

A quarta e última fase do desfile foi uma das mais esperadas. Os ciclistas começaram essa etapa do desfile.  Depois foi a vez do kart invadir; os motociclistas do Falcões de Aço vieram logo em seguida. Os carros antigos e rebaixados também tiveram sua vez com o Jeep Clube; Equipe Thugs; Equipe Vivendo no Baixo 272º, Clube de Antiguidades Automotivas; Clube Chevetteiros; Clube dos Opaleiros; Clube do Fusca. E o encerramento foi em grande estilo com o Clube Hípico de Volta Redonda.

Amanda Lisboa que trouxe os filhos para acompanhar o desfile ficou encantada “Que lindo. Falei para os meus milhos para virmos ver e valeu a pena a organização e o capricho de todos. Parabéns, disse a bancária.

Carlos Henrique de 16 anos que desfilou por uma escola municipal também se disse emocionado com o reconhecimento do público. “É muito bom para gente que passa o bom tempo se preparem para o desfile e aqui ser aplaudido. Vi até o prefeito Samuca me aplaudindo. É muito bom isso. Adorei”, concluiu o estudante.

Fotos: Gabriel Borges-Secom

You may also like

4 comments

Juquinha 9 de setembro de 2017, 09:42h - 09:42

Habitantes de cidades sem nenhum lazer apelam até por parada de 7 de Setembro. É dose…

Sonia 9 de setembro de 2017, 04:46h - 04:46

Realmente foi muito lindo.
Devemos entre tudo de belo e perfeito destacar as Fanfarras. Deram show – abrilhantaram. Levou o povo ao aplauso.
Fiquei encantada e que este dia marque um inicio de seriedade e patriotismo em nossa cidade.

Severino 8 de setembro de 2017, 19:09h - 19:09

Parabéns a Organização do desfile. Os cadetes da AMAN não desfilavam em VR a 20 anos. Adorei.

VAI VENDO 8 de setembro de 2017, 18:36h - 18:36

Parabéns a todos organizadores e demais participantes!

Esse é um momento para celebrarmos a independência do Brasil de Portugal e conhecer mais a história, principalmente a era do Brasil Imperial.

Busquem mais informações em vários locais porque está havendo uma forte desconstrução da nossa era imperial devido ao fracasso total da república ocupada por bandidos nos governos que querem se perpetuar no poder.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996