quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Sistema de carona solidária pode ser implantado no Sul Fluminense

Sistema de carona solidária pode ser implantado no Sul Fluminense

Matéria publicada em 22 de novembro de 2015, 09:59 horas

 


‘Carona Legal’ virou projeto de lei em Brasília e pretende se estender ao Sul do estado do Rio

Finalidade: Especialistas afirmam que o uso dos veículos deve ser mais bem aproveitado

Finalidade: Especialistas afirmam que o uso dos veículos deve ser mais bem aproveitado

Sul Fluminense – Já imaginou poder viajar com um grupo de pessoas que não se conhecem, vão para o mesmo destino e podem se ajudar mutuamente? Esta iniciativa já existe e virou o projeto ‘Carona Legal’. Com a intenção de economizar e diminuir a quantidade de veículos que circulam nas estradas, esta forma de transporte solidário virou até projeto de lei em Brasília.
Criado em 2003, por Valdir Braz de Azevedo, na época estudante de Direito no Espírito Santo, o ‘Carona Solidária’ foi inspirado em projetos de mobilidade urbana da Europa, Canadá e Estados Unidos. A cena no exterior era frequente: pessoas que iam para o mesmo destino e utilizavam veículos distintos, acabavam poluindo o meio ambiente, gastando mais combustível e mais dinheiro. A alternativa foi que todos compartilhassem o mesmo meio de transporte durante uma viagem ou uma simples ida ao trabalho.
Assim que se formou na faculdade de Direito, Valdir fundou a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) ‘Associação Socioambiental Carona Legal’, juntamente com outros jovens que acreditavam na ideia do projeto, em outubro de 2010, em Brasília. Ainda na capital, foi criado também um projeto de lei (PL 8.074/14) origem da Sugestão nº 134/2014 na Comissão de Legislação Participativa da Câmara de Deputados, de incentivo a carona solidária. Brasília é a cidade pioneira do País a incentivar o projeto e agora a ideia é estendê-lo a todos os estados do Brasil.
– De acordo com o artigo 736 do Código Civil, o transporte solidário de passageiros é aquele feito gratuitamente por amizade e cortesia, sem o transportador possuir vantagens indiretas – explicou Valdir, presidente da Associação.
Segundo o texto da Câmara dos Deputados, o sistema de carona solidária deve ser apoiado por órgãos públicos de trânsito, mobilidade urbana, saúde, educação e meio ambiente em parceria com as entidades da sociedade civil sem fins lucrativos. A ideia é criar uma forma de organização entre os usuários. Os interessados farão um cadastro de onde vivem, onde trabalham e alguns outros dados pessoais para que assim, encontrem pessoas em comum que façam o mesmo trajeto diariamente e possam aproveitar a carona.

Os números

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), atualmente no país, há 4,4 habitantes para cada veículo que circula em território brasileiro. Alguns especialistas afirmam que os problemas dos grandes centros não são de mobilidade urbana e sugerem que o uso dos veículos automotivos deve ser mais bem aproveitado.
– Os brasileiros são muito apegados aos próprios automóveis e não o dividem tanto como o transporte público por puro egoísmo e individualismo. Acreditam que o ter é mais importante que o ser. É preciso estimular a solidariedade – opinou o presidente.
No estado do Rio de Janeiro, e principalmente na Região Sul Fluminense a ideia é implantar o SISCALERG – RJ (Sistema de Carona Legal), criando o ‘Caronas Carioca’. E um exclusivo para o Sul Fluminense, denominado ‘Carona do Aço’.
Enquanto as ideias não saem do papel, os interessados podem procurar por grupos nas redes sociais, em que os participantes podem trocar ideias sobre as caronas solidárias e conhecer mais a fundo sobre o ‘Carona Legal’. Grupos em aplicativos de smartphones em que os usuários combinam o horário das viagens também são frequentes. De qualquer forma, a organização é válida. Cuidado apenas para não confundir com outros aplicativos, como Uber, por exemplo – maior organização de transporte de passageiros, mas que é pago.
– Através da nossa bandeira de luta e do projeto de educação e socialização do trânsito pretendemos que o ‘Carona do Aço’ seja uma opção para todos aqueles que viajam constantemente e pretendem economizar. Juntos podemos mais – encerrou Valdir.

Melissa Carísio
Melissa@diariodovale.com.br


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

20 comentários

  1. Avatar

    Parabéns Jornalista Melissa pela excelente matéria jornalística.
    A carona é legal, assim diz o art. 736 do Código Civil Brasileiro, inclusive reforçado com a Súmula 145 do STJ.
    Quem quiser saber mais detalhes é só nos seguir no facebook: carona legal – transporte solidário.
    https://www.facebook.com/siscarleg/?fref=ts
    Também pode acessar o google e pesquisar sobre nossa OSCIP Carona Legal.
    Muito obrigado,
    watsaap 6196530779

  2. Avatar

    Êta povinho, eu jamais e em hipótese alguma me uniria ou daria apoio a algum psicopata.

    • Avatar

      Se estar aqui diariamente combatendo os 95 mil eleitores corruptos que reelegeram um prefeito corrupto for mesmo um psicopata, então eu sou o PRIMEIRO DO MUNDO E O MAIOR PSICOPATA que existe em VR, E ainda por cima com muito orgulho.

    • Avatar

      95 mil eleitores corruptos ? Como você acusa tanta gente de ser bandido ? Você tem um desequilíbrio mental e um recalque de perdedor de ficar diariamente nesse mimimi reclamando do nosso prefeito. Ele foi eleito democraticamente

    • Avatar

      Cara lila, os hemonúcleos estão precisando de doação de sangue na região. Tente ajudar de outra forma se não deseja me ajudar a combater os eleitores corruptos que elegem/reelegem corruptos em VR. Lembrando que uma não substitui outra.

      Existe um mais perto de Vc do que eu; veja: http://diariodovale.com.br/cidade/santa-casa-de-barra-mansa-alerta-para-a-falta-de-sangue-no-hemonucleo/

      Se Vc for em Angra pode participar da campanha de doação de sangue deles; veja: http://diariodovale.com.br/destaque/hemonucleo-de-angra-realiza-campanha-de-doacao-de-sangue/

    • Avatar

      Êta povinho, ninguém acredita em você que é uma farsa, um equivoco, esse papinho de doação de sangue pra dá uma de bonzinho, você esta aqui escrevendo asneira a anos e só agora perto das próximas eleições se lembrou de doação de sangue, a me poupe, te aconselho a enfiar a cabeça num buraco e não sair mais, você é tosco demais, você mesmo explica o porque de Zoinho não ganhar uma, tenho pena de quem esta rodeado de gente como você.

    • Avatar

      Eta Povinho você é muito rancoroso. Procure uma igreja, um psiquiatra, namore um pouco e pratique esporte. Isso vai fazer bem para você. O Brasil não precisa de rancor político e sim de novas idéias, debates e soluções. Destilar ódio não vai fazer você convencer ninguém.

  3. Avatar

    Passagem cara do jeito que ta… Mais só tao revivendo esse projeto por causa do uber.

  4. Avatar

    As pessoas inventam mil desculpas para não usar o ônibus. Dizer que os ônibus de VR não são conservados é um absurdo. Nossa frota é nova e os ônibus são limpos e pasmem são mais limpos do que de Londres, de Paris ou de diversas cidades escandinavas. Os fatores negativos dos nossos ônibus são: o barulho e a falta de ar condicionado já que se tivesse ar condicionado miniminizaria o ruído externo além do conforto térmico. Questão de frequência também é uma tolice colocar ônibus de 10 em 10 minutos (isso nem na Dinamarca existe). O que é indispensável é um sistema confiável que prevê a hora que cada coletivo irá passar por cada ponto assim o cidadão se programa para chegar no ponto na hora correta. E finalmente tem que acabar com essa coisa de roça de ponto de ônibus em toda esquina. O cidadão sai do bairro dele e vai basicamente para o Aterrado, Vila ou Retiro e não precisaria encarar 30 paradas até chegar no destino ou seja as pessoas poderiam fazer um pequeno deslocamento de 1Km de bicicleta até o ponto e seguir de ônibus. Paralelamente aumentar a tarifa do estacionamento rotativo e utilizar o recurso para financiar passagens mais baratas

    • Avatar

      O principal na minha opnião é o motorista parar no bendito ponto para vc embarcar. aqui eles adoram andar na faixa de dentro da pista em velocidades anormais.

    • Avatar

      Conheço muita gente que não usa ônibus pelo simples fato de não querer se sentar onde um estranho esteve, e nem se sentar ao lado de outro estranho… Fato é que uma grande maioria de pessoas “motorizadas” não utilizariam o transporte coletivo pelo simples fato de ser coletivo, não importando o quão eficiente, confortável e accessível seja…

  5. Avatar
    MORADOR volta redonda

    O QUE DEVERIA SER FEITO PELO GOVERNO, É UMA MELHOR CONDIÇÃO DO TRANSPORTE PUBLICO, ONIBUS CONSERVADOS, CUMPRINDO OS HORÁRIOS DETERMINADOS,E PREÇO JUSTO, AI SIM, DIMINUIRIA E BASTANTE OS VEÍCULOS NAS RUAS ( MOTOS E CARROS ), INCLUSIVE REDUZIRIAM E MUITO, OS ACIDENTES;

    • Avatar

      Morador, concordo com você e acrescento que se as calçadas fossem descentes e melhorassem a iluminação nas ruas seria um incentivo para as pessoas caminharem, eu, mesmo com esses problemas procuro resolver o máximo de compromissos a pé, vou da Vila ao Aterrado, ao Retiro etc. e garanto que faz muito bem pra saúde física e mental. Só uso condução ou carro quando é muito necessário, e convido as pessoas a experimentarem, no começo é cansativo e tem que ser uma distância curta e aos poucos, leve sempre um lanche e água, depois que seu corpo acostuma ninguém te para mais. Fica a dica.

    • Avatar

      Agora já sei qual bairro mora a lila e que ela anda a pé. Assim fica mais fácil cumprir o meu objetivo.

      Não aquele beijo dos traidores em Jesus, ao contrário, é ela a traidora do povo já que defende os 95 mil eleitores corruptos consequentemente defende o prefeito corrupto que não respeita as leis, incluindo a lei contra nepotismo com a nomeação do próprio irmão como secretário.

    • Avatar

      Êta povinho, já disse antes que estou cortando os pulsos de tanto medinho de você, estou até pensando em contratar o Kevin Costner pra ser meu guarda costas. Ó que pena, esse seu papinho não engana ninguém e eu defendo sim os moradores trabalhadores guerreiros e honestos de Volta Redonda, cidade que eu amo e meus pais ajudaram a construir. Pra que você fique tranquilo eu não sou candidata a nada, pode dormir com seu zoinho fechado e roncar a noite inteira.

    • Avatar

      Não parece que Vc defende “os moradores trabalhadores guerreiros e honestos de Volta Redonda, cidade que eu amo e meus pais ajudaram a construir”.

      Esses trabalhadores certamente não fazem parte dos 95 mil eleitores corruptos, dentre eles os cargos comissionados , assessores e RPAs de politiqueiros que muitos nem são daqui, exceto os seus pais que já devem ser aposentados, pois os aposentados adoram o gordo corrupto.

      Sendo assim Vc está do meu lado e a conclamo a ajudar a combater esses eleitores corruptos. Vamos lá! Eu sei que vc pode me ajudar já que ama a minha cidade tbm.

    • Avatar

      Êta povinho, eu jamais e em hipótese alguma me uniria ou daria apoio a um psicopata.

    • Avatar

      Esse eta povinho é o cara mais frustrado que eu já vi kkkkkk Esse deve ter perdido uma boquinha muito boa quando nosso querido NETO desbancou o candidato que lhe prometeu uma boquinha caso ganhasse kkkkkkkkkkkkkk

  6. Avatar

    Transporte público de qualidade em massa. Será que é tão difícil de compreender? A Europa faz isso há muito tempo.

    Aqui andar de ônibus e de bicicleta é brega para muitos brasileiros americanizados doutrinados a amebas ou zumbis, mas esses mesmos quando vão na Europa fazem questão de se mostrarem O R G U L H O S A M E N T E dentro de um ônibus e em cima de uma magrela de duas rodas.

Untitled Document