Termina nesta segunda vacinação contra HPV para jovens de 15 a 26 anos

by Diário do Vale

Volta Redonda- Somente até esta segunda-feira (28) jovens com idades entre 15 a 26 anos, poderão ser vacinadas contra HPV (Papilomavirus Humano), que previne contra o câncer do colo do útero. Após esta data, a vacina continua a ser aplicada para adolescentes, sendo meninos com idades entre 11 e 14 anos, e meninas com idades entre 9 a 14 anos.

As vacinas são ministradas em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda à sexta-feira das 8h às 16h30. Para a faixa etária de 15 a 26 anos, aplicada entre os dias 22 e 28, o esquema vacinal conta com três doses: intervalo de dois meses para a segunda dose e de seis meses, para a terceira. As pessoas que receberam a primeira dose, neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no SUS (Sistema Único de Saúde).

Apesar da intensificação da campanha, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde), registrou baixa adesão à vacinação, mesmo com após as estratégias para captar e motivar essa faixa etária entre 15 e 26 anos. A SMS, ressalta ter realizado campanha de divulgação nas unidades básicas de saúde, escolas e faculdades.

– A vacina contra HPV é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero. Nos homens protege contra pelo menos três tipos de cânceres. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais e doenças de difícil tratamento – alertou o secretário de Saúde de Volta Redonda, Dr. Alfredo Peixoto.

Câncer

 Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) registram que, aproximadamente 291 milhões de mulheres, no mundo, são portadoras do HPV. Comparando-se esse dado com a incidência anual de aproximadamente 500 mil casos de câncer de colo do útero, conclui-se que o câncer é um desfecho raro, mesmo na presença da infecção pelo HPV. Ou seja, a infecção pelo HPV é um fator necessário, mas não suficiente, para o desenvolvimento do câncer do colo do útero.

Fatores ligados à imunidade, à genética e ao comportamento sexual parecem influenciar os mecanismos ainda incertos que determinam a regressão ou a persistência da infecção pelo HPV e também a progressão para lesões precursoras ou câncer. Desta forma, o tabagismo, o início precoce da vida sexual, o número elevado de parceiros sexuais e de gestações, o uso de pílula anticoncepcional e a imunossupressão (causada por infecção por HIV ou uso de imunossupressores) são considerados fatores de risco para o desenvolvimento do câncer do colo do útero.

A idade também interfere nesse processo, sendo que a maioria das infecções por HPV em mulheres com menos de 30 anos regride espontaneamente, ao passo que acima dessa idade a persistência é mais frequente.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996