ÔĽŅ Turistas cancelam reservas em pousadas na regi√£o de Mau√° - Di√°rio do Vale
s√°bado, 18 de agosto de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Turistas cancelam reservas em pousadas na regi√£o de Mau√°

Turistas cancelam reservas em pousadas na regi√£o de Mau√°

Matéria publicada em 10 de março de 2018, 15:00 horas

 


Decisão da interdição partiu do governo do estado; prefeitura de Resende liberou acesso pela RJ-161

Resende e Itatiaia РOs danos causados pelas quedas de barreiras na RJ-163, principal via de acesso à região de Visconde de Mauá, Maromba e Maringá, chegaram até as pousadas e restaurantes. A estrada completa uma semana interditada e, por determinação de engenheiros e geólogos do estado, deve ficar assim por período ainda indeterminado. A alternativa é pegar a RJ-161, que também foi afetada e está em estado precário, mas foi parcialmente aberta.
Com isso, proprietários de pousadas lamentam o cancelamento de reservas e a redução dos turistas na região. De acordo com André Armondi, que trabalha com a empresária Maria Margarida de Paiva, proprietária de uma pousada em Visconde de Mauá, as desistências já estão em andamento.
– Como a maioria dos turistas desconhece o acesso pela Serra do M (RJ-161), que passa por Vargem Grande e segue at√© Mau√°, muitos est√£o cancelando as reservas. At√© agora, j√° tivemos quatro reservas canceladas para o final de semana, mas j√° sabemos que outras reservas tamb√©m ser√£o canceladas. Mesmo avisando que a interrup√ß√£o da RJ-163 por Penedo pode ser contornada pela RJ-161, os turistas ficam receosos ‚Äď lamenta.
A interrup√ß√£o da RJ-163 tamb√©m causa outros transtornos, como o desabastecimento em alguns locais da regi√£o. Com isso, o posto ficou sem combust√≠vel e alguns supermercados tamb√©m ficaram sem alguns produtos. At√© alguns a√ßougues perderam seus produtos por falta de energia el√©trica. ‚ÄúDurante a semana, s√≥ est√°vamos com um casal como h√≥spede e que foram embora na quinta‚ÄĚ, comenta.
Donos de outra pousada em Visconde de Mauá, Avanil dos Santos Diniz e Anercino Diniz também andam preocupados com a queda de movimento, que começou depois do incidente na RJ-163.
– Estamos ligando para os h√≥spedes para explicar que o acesso j√° √© poss√≠vel pela RJ-161, mas infelizmente pouca gente conhece. As pessoas est√£o ligando para pedir informa√ß√Ķes e n√≥s explicamos que o acesso s√≥ √© poss√≠vel por Vargem Grande, atrav√©s da RJ-161. Apesar de serem 60 km a mais, √© um trajeto bem bonito. Normalmente, estar√≠amos com h√≥spedes durante a semana, mas devido √† queda de barreiras n√£o estamos no momento com nenhum dos oito chal√©s que possu√≠mos ocupados ‚Äď disse Avanil.
Anercino disse que o estrago provocado pela chuva na região levará a uma redução de até 90% do faturamento normal. Já o gerente de uma pousada localizada na Vila de Maringá, Yan Carvalho, confirmou que a preocupação com a segurança está fazendo com que alguns hóspedes transfiram a data de suas reservas.
– At√© esta quinta-feira, tr√™s reservas j√° foram transferidas. Muita gente est√° ligando ou enviando e-mail para pedir informa√ß√Ķes sobre as condi√ß√Ķes da estrada e sobre o melhor acesso para a pousada. Com isso, n√≥s estamos enviando um mapa indicando a passagem pela Serra do M ‚Äď diz.
Yan esclarece que com a libera√ß√£o do acesso pela RJ-161 as coisas est√£o normalizando aos poucos. ‚ÄúTudo j√° est√° funcionando normalmente como cachoeiras, bares e restaurante‚ÄĚ.

Estado prec√°rio: Estrada que tem um trecho conhecido como ‚ÄėSerra do M‚Äô d√° acesso √† regi√£o, mas motoristas precisam ter muito cuidado (Foto: Divulga√ß√£o)

Estado prec√°rio: Estrada que tem um trecho conhecido como ‚ÄėSerra do M‚Äô d√° acesso √† regi√£o, mas motoristas precisam ter muito cuidado (Foto: Divulga√ß√£o)

Acesso garantido pela Serra do M

Em nota, a Prefeitura de Resende informou que a interrupção da RJ-163, principal via de acesso a Região de Visconde de Mauá, infelizmente prejudica o turismo no local. Para minimizar este fato, o governo municipal vem trabalhando com afinco na liberação da RJ-163, lembrando, no entanto que a liberação da Estrada depende exclusivamente do Governo do Estado via DER (Departamento de Estrada de Rodagens).
Enquanto não ocorre a liberação, a prefeitura retirou os deslizamentos de terra que interditavam a RJ-161 (conhecida como Serra do M) para que a estrada funcione como rota alternativa para a região de Visconde de Mauá.
A Secretaria de Turismo ir√° sinalizar a RJ-161 (Serra do M) com placas informando o turista como chegar a Visconde de Mau√° pela estrada.

Itatiaia

A Prefeitura de Itatiaia estima que, devido à interrupção da RJ-163, cerca de 1.500 turistas deixaram de visitar Maromba e Maringá desde domingo, dia 4. Para reestabelecer o turismo na região a secretaria pretende promover eventos para atrair turistas para o local, mesmo em baixa temporada.

Por Julio Amaral
(jamaral@diariodovale.com.br)

6 coment√°rios

  1. Em toda mat√©ria envolvendo as not√≠cias de Mau√° como sempre falta um mapinha com as estradas destacadas. √Č t√£o simples fazer um print screen do google que eu n√£o entendo como nenhum ve√≠culo de comunica√ß√£o n√£o pensou em fazer essa utilidade p√ļblica.

  2. Pelas informa√ß√Ķes passadas se os turistas forem apenas nesta RJ 161, NUNCA, ir√£o chegar em Mau√°, √© bom complementar de forma correta a informa√ß√£o, pois ir√° apenas levar aos que ainda insistem em ir e desconhecem a rodovia a chegar em Bocaina de Minas. Se atentem a veracidade das informa√ß√Ķes, utilizem o mapa que ir√£o perceber que a informa√ß√£o est√° sendo passada de modo errado.

    • Liberdade e propriedade

      Errado. No trevo, seguindo reto no vai para Mau√°, dobrando 90¬į √† direita vai para Bocaina, ent√£o √© o contr√°rio, se o cara estiver indo para Bocaina √© que corre o risco de ir parar em Mau√°. De todo modo, nesse local h√° placas antigas.

    • √Č cara n√£o sabe de nada, abre o google maps e ver√° que a minha informa√ß√£o √© a correta. S√≥ provou que √© mais um que n√£o conhece a regi√£o.

  3. Que me desculpem os empres√°rios da Regi√£o de Visconde de Mau√°, passar pela tal Serra do M, s√≥ se esse “m” √© de maluco. Com tanta chuva at√© abril tem ser de motocross e outros ve√≠culos fora de estrada, eventualmente Fusca, Bras√≠lia ou Variant, assim mesmo com tratores de plant√£o para poss√≠veis resgates. Resumindo, outro local tur√≠stico vai receber o pessoal que tem ve√≠culo que n√£o tem condi√ß√Ķes de subir por essa RJ 161. Infelizmente essa √© a verdade.

    • Liberdade e propriedade

      Tem raz√£o. Uma sugest√£o aos hoteleiros, √© oferecer estacionamento aos h√≥spedes em Vargem Grande ou na Rodovi√°ria Graal, e buscar os h√≥spedes de pick up 4×4. Similar ao que ocorre na ilha Grande, onde o carro fica em terra e embarca numa lancha.

Untitled Document