terça-feira, 19 de setembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / UBM e instituição portuguesa firmam parceria de intercâmbio

UBM e instituição portuguesa firmam parceria de intercâmbio

Matéria publicada em 20 de março de 2017, 21:12 horas

 


Na Europa: Leandro em frente ao hospital universitário onde estudará durante o intercâmbio (Foto: Divulgação)

Na Europa: Leandro em frente ao hospital universitário onde estudará durante o intercâmbio (Foto: Divulgação)

Barra Mansa – Viajar para lugares diferentes, conhecer novas culturas e práticas acadêmicas de outros países é uma experiência enriquecedora. Com essas e outras expectativas, o acadêmico do 7º período do Curso de Medicina Veterinária, Leandro da Silva Almeida, embarcou nesta semana para Portugal. Ele fará um intercâmbio de um ano na Escola Universitária Vasco da Gama, de Coimbra, por meio de um convênio firmado entre o UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – e aquela instituição.

Tudo teve início ainda em 2016, quando Leandro começou a pesquisar uma forma de acompanhar a esposa ao país durante o estudo de doutorado dela.

– Pesquisamos como eu poderia fazer um intercâmbio também e entrei em contato com a Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias do UBM e com a Escola Universitária – comentou o acadêmico.

Segundo Fernando Vitorino, diretor de extensão e relações comunitárias, a parceria foi bem aceita e os trâmites legais correram como o esperado.

– O convênio que assinamos possibilitará não somente que alunos da instituição da graduação ou da pós-graduação possam usufruir dessa oportunidade, mas também professores e funcionários – citou. O contrato celebrado entre as duas instituições permite tanto que o UBM receba quanto envie intercambistas.

A coordenadora do curso, Simone Salles, explicou que as disciplinas escolhidas para Leandro cursar na Vasco da Gama foram determinadas conforme a matriz curricular da graduação no UBM, uma vez que o convênio implica a formulação de um plano de trabalho elaborado pela instituição de origem.

– Dessa forma, vamos poder fazer uma análise curricular do estudo dele em Portugal e será como se ele estivesse em andamento junto com a turma que ele começou aqui – explicou, acrescentando que a interação com as práticas de outros países amplia a visão dos alunos, professores e do curso como um todo.

Quem tiver interesse em aproveitar esse convênio pode fazer contato com a Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, de 8h às 12h. O telefone da Diretoria é o (24) 3325-0262 ou 3325-0273.

10 comentários

  1. Enquanto isso, a UniFOA nada …

  2. Logo Portugal? A favela da Europa. E Vasco da Gama ainda? kkkkkkkkkk Ta com cheiro de segunda divisão.

    • Olha quem fala… Você não deve ter condições nem de ir à outro Estado.

    • …tenho mesmo não dona, mas se tivesse escolheria outro lugar….

    • Você é tão preconceituoso que tem que ficar onde está mesmo hehehehe

    • to aqui no açude 4…algum problema?

    • Além da língua comum, que facilita o intercâmbio, há ainda garantias legais de reciprocidade que facilitam a vida de cidadãos de um país que esteja no outro… Portugal não tem grande força econômica, mas é um país organizado, com bom padrão de vida e baixos índices de violência. Dizem que africanos e brasileiros são os que mais cometem crimes por lá…

  3. Legal!! Mas cadê nosso décimo terceiro?

Untitled Document