quinta-feira, 20 de setembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Unidades de saúde ampliam horário de atendimento no mês da mulher

Unidades de saúde ampliam horário de atendimento no mês da mulher

Matéria publicada em 12 de março de 2018, 09:27 horas

 


Horário: Atendimento tem horário ampliado. (Foto: Divulgação)

Horário: Atendimento tem horário ampliado. (Foto: Divulgação)

Barra Mansa – As UBS de Barra Mansa (Unidades Básicas de Saúde) estarão funcionando em horário ampliado durante este mês, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A medida é uma determinação do prefeito Rodrigo Drable e objetiva oferecer às mulheres maiores oportunidades para a realização de exames preventivos de câncer de colo do útero e de mama. Os horários são diferenciados, das 6 às 18 horas. Em algumas unidades, esse horário segue até às 19 horas.

O secretário municipal de Saúde, Sérgio Gomes, lembrou a importância de se conscientizar o público feminino sobre os cuidados com a saúde. “Por isto, ampliamos os horários das UBS e estamos realizando palestras sobre o tema com a participação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família”, destacou.

Para a realização do exame é necessário a apresentação do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), CPF e comprovante de residência. O exame preventivo é realizado em um laboratório conveniado com a prefeitura e o prazo médio para entrega do resultado é de 30 dias. Já o pedido para a realização da mamografia necessita de autorização da Secretaria de Saúde. Após a liberação, a própria UBS agenda o exame laboratorial e o resultado leva em média também 30 dias. Um mutirão foi montado pela Secretaria de Saúde para a entrega dos preventivos antigos.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o exame preventivo, também conhecido como Papanicolau, seja feito anualmente, logo após o início da vida sexual. Já a mamografia deve ser realizada a cada dois anos. Pacientes considerados de risco, a partir dos 35 anos, e os demais, a partir dos 40.

Untitled Document