Unidades de saúde de Quatis registram mais de 20 mil atendimentos, aponta levantamento

by Diário do Vale

Quatis – Entre 02 de janeiro e 30 de abril deste ano, as cinco unidades do Programa Saúde da Família e os dois postos médicos da zona rural de Quatis registraram um total de 21.604 atendimentos. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (7) pelo prefeito Bruno de Souza (PMDB), que destacou os resultados positivos alcançados pela prefeitura. Segundo ele, os números, que foram apresentados também à população numa audiência pública, demonstram o objetivo do poder público em garantir os serviços de saúde básica e preventiva para os moradores da cidade.

– Apesar da crise econômica enfrentada por grande parte das cidades brasileiras, o que diminui o volume dos repasses às prefeituras, a administração de Quatis vem conseguindo manter em funcionamento as unidades responsáveis pelo atendimento médico – disse Bruno.

O número de atendimentos registrados no levantamento destacado por Bruno inclui os procedimentos realizados nas unidades do Programa Saúde da Família dos bairros Nossa Senhora do Rosário, Mirandópolis, Jardim Independência, Jardim Pollastri e do posto do programa responsável pela assistência às famílias residentes na zona rural. Estão computados também no relatório os atendimentos dos postos ambulatoriais dos distritos de Falcão e São Joaquim.

– O Programa Saúde da Família oferece consultas e procedimentos dentro das instalações físicas das unidades, proporcionando ainda o acompanhamento na casa dos pacientes cadastrados. Os números registrados pelo relatório mostra que estamos conseguindo oferecer ações importantes na área da saúde preventiva, uma das prioridades do nosso governo – disse o prefeito, acrescentando que a rede municipal de saúde conta também com atendimento em unidades especializadas e no Hospital São Lucas, instituição filantrópica, responsável pelo atendimento de emergência, e que funciona através de um convênio com a prefeitura de Quatis.

Entre outros serviços nas unidades do Programa Saúde da Família no município, registrados durante os primeiros quatro meses de 2017, o levantamento divulgado nesta quarta-feira, pelo prefeito Bruno de Souza, registra 6.604 visitas domiciliares; 4.325 consultas médicas dentro dos consultórios; 5.879 procedimentos relacionados à aferição da pressão arterial; 676 atividades educativas visando orientar à população sobre a prevenção contra doenças; e 2.637 atendimentos na área da saúde bucal, incluindo ações educativas.

Cada unidade do Saúde da Família conta com um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem. Os módulos do Jardim Independência, Jardim Pollastri e Mirandópolis têm ainda um dentista. O tratamento odontológico para os pacientes cadastrados nos módulos do Nossa Senhora do Rosário e da zona rural é prestado no Centro de Especialidades Odontológicas do Município.

O Programa Saúde da Família abrange os moradores das seguintes comunidades: Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Mirandópolis, Bairro Pilotos, Barrinha, Joaquim Leite, Campo Alegre, Jardim Independência, Santa Bárbara, Alto das Quaresmeiras, Santo Antônio, Loteamento Céu Azul (cobertura parcial), Jardim Pollastri, Bondarowsky, Centro, Loteamento Boa Vista, Falcão, São Joaquim, Água Espalhada, Santana e acampamento Irmã Dorothy.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996