domingo, 17 de dezembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Vacina contra gripe é liberada para toda população 

Vacina contra gripe é liberada para toda população 

Matéria publicada em 5 de junho de 2017, 17:19 horas

 


Medida em Barra Mansa e Volta Redonda ocorreu pela baixa adesão à campanha; imunização segue até a próxima sexta-feira, dia 9

Idosos são os que mais se vacinam em Barra Mansa e Volta Redonda (Foto: Arquivo)

Idosos são os que mais se vacinaram em Barra Mansa e Volta Redonda (Foto: Arquivo)

Barra Mansa e Volta Redonda – Duas das maiores cidades da região – Volta Redonda e Barra Mansa – acompanharam a determinação do Ministério da Saúde e liberaram a vacinação contra gripe para toda a população. A medida ocorreu pela baixa adesão à campanha. A ação contra a Influenza segue até a próxima sexta-feira, dia 9. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para este ano: A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B.

Em Barra Mansa, a secretaria municipal de Saúde convida crianças e gestantes para serem vacinadas contra a gripe. Esses dois públicos têm números abaixo da meta prevista pelo Ministério da Saúde. O percentual de gestantes imunizadas até o momento é de 36%, enquanto a cobertura em crianças de seis meses e menores de cinco anos é de 40%.

– Atingimos nossa meta apenas com idosos e profissionais da saúde. Crianças e gestantes tiveram um índice muito baixo de procura, com as gestantes não atingimos nem metade do número previsto – comentou a coordenadora do Setor de Imunização do município, Marlene Fialho, lembrando a importância de que as gestantes também sejam vacinadas, protegendo tanto a mãe, quanto o bebê.

– As mulheres grávidas devem levar em conta que, além de se protegerem, elas protegem também o bebê contra infecções respiratórias que o vírus da Influenza pode causar – destacou Marlene.

Idosos são os que mais se vacinaram

A exemplo da cidade vizinha, em Volta Redonda o público infantil foi o que menos atendeu ao chamado para a vacinação. De 13,7 mil crianças menores de cinco anos, apenas 5.326 foram vacinadas na cidade. Segundo dados da secretaria municipal de Saúde, foram aplicadas até agora, 34.204 doses, gerando uma cobertura de 64,55% no município, percentual também abaixo da meta do Ministério da Saúde que é atingir 90% de vacinação, ou seja, 65 mil pessoas imunizadas.

No entanto, os idosos, como em anos anteriores, vêm atendendo os apelos da campanha. Das 32.919 pessoas desse público-alvo cadastrados em Volta Redonda, 24.829 receberam doses da vacina. Em Barra Mansa o número previsto entre idosos também atingiu a meta. Dos 21.042 idosos, foram imunizados 82,49% desse público-alvo, somando 18.042 pessoas.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde de Volta Redonda, Cinara Cunha, disse que apesar dos números estarem baixos, as estatísticas revelam que os percentuais foram maiores dos que os alcançados pelo estado do Rio de Janeiro, que obteve apenas 47% de cobertura.

– Ano passado tivemos uma procura bem maior. É uma vacina de vírus inativo, ou seja, ela não desenvolve a gripe nas pessoas. Geralmente, a população possui certa resistência, justamente por ter este medo. É uma vacina que previne tanto a gripe quanto outras complicações que a doença pode causar – explicou Cinara.

Segurança

A vacina contra Influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos mostram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações do vírus da gripe. Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.

7 comentários

  1. Trabalho o dia todo, saio de casa cedo. Ontem fui tomar a vacina no posto próximo ao estádio municipal em Volta Redonda e a funcionária do posto teve a coragem de me mandar tomar a vacina no meu bairro. Ainda questionei que só voltava pra casa tarde e consequentemente os postos se encontravam fechados. Ela simplesmente virou e me mandou pegar uma autorização com meu chefe e ir no meu bairro tomar a vacina.

  2. se é por falta de Adeus.

  3. Essa porcaria não vale nada, então sobrou, porque ninguém quis…

  4. Acabei de tomar a vacina, no outro dia fiquei super gripado…

  5. Como pode “pai , mãe ou responsáveis” não levar o filho pra tomar vacina, isso é covardia, falta de responsabilidade, ignorância entre outras coisas. Depois que meu filho passou a tomar a vacina dificilmente tem gripe, crise alérgica ou coisa parecida. Vale muito !

  6. O Brasil é um péssimo país , se eu pudesse ia para os USA viver num lugar legal onde poderia viver com mais dignidade !
    Tenho medo dessa vacinação , nem vou .

Untitled Document