Vagas nas oficinas do Confiar devem ser ampliadas

Por Diário do Vale

Resende – O Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende (Confiar) está desde o dia 31 de março com as suas oficinas socioeducativas e projetos em funcionamento. Durante a cerimônia de abertura, que aconteceu na nova sede da fundação, a presidente Miriam Rezende Dezoto disse que a expectativa atual é de ampliar esse tipo de atividade para beneficiar cada vez mais pessoas.

– Tenho observado que o interesse dos estudantes pelas oficinas tem aumentado a cada ano. Este ano tivemos 1.037 inscritos, já em 2016, foram 800 – ressalta.

Também presente na cerimônia de abertura, o prefeito Diogo Balieiro Diniz aproveitou para dizer que está se esforçando para oferecer opções para quem não conseguiu uma vaga.

– Essas oficinas são uma alternativa para que os adolescentes foquem no futuro. Nossa expectativa é ampliar esse tipo de atividade para um número maior de jovens seja beneficiado – disse o prefeito.

De acordo com a presidente do Confiar, o Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende é uma entidade dotada de personalidade de direito público interno, criada pelo Decreto Municipal nº 151, de 23 de julho de 1991. Onde detém receita e patrimônio próprios, além de autonomia financeira e administrativa, e tendo como objetivo promover a plena integração ao meio social da criança ou adolescente que necessita apoio especial do Estado.

– O Confiar é a base institucional para a execução das políticas de atendimento à criança e ao adolescente. E tais políticas têm sua diretriz determinada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMCDA), conforme disposto na Lei Municipal nº 1.708, de 07 de maio de 2008 – explica Mirian.

De acordo com a presidente, a seleção dos candidatos é feita através de entrevistas. E para participar eles precisam ter entre 14 e 17 anos, morar em Resende e estudar em escolas públicas. Em relação às inscrições, Mirian explica que elas normalmente se iniciam no mês de fevereiro, e são amplamente divulgadas nas redes sociais da Prefeitura, nas repartições públicas e nas escolas.

Segundo Mirian, as oficinas oferecem aulas de Recreador de Creche, Auxiliar de Sala de Aula, Empreendedor Social, Guarda Aprendiz, Educação Ambiental e Noções Administrativas.

No caso das aulas de Auxiliar de Sala de Aula, Recreador de Creche, Empreendedor Social e Noções Administrativas, elas são ministradas na nova sede do Confiar, em turnos matutinos e vespertinos. Apenas as oficinas de Guarda Aprendiz e Educação Ambiental são realizadas em outros locais (37ª batalhão da Polícia Militar e Horto, respectivamente).

– Todas as oficinas acontecem de segunda à sexta-feira, e têm duração diária de quatro horas. Cada uma das oficinas tem, em média, 50 vagas, e os participantes recebem, mensalmente, uma bolsa-auxílio de R$ 150,00, além de vale-transporte, lanche e uniforme. Ressaltando que os participantes não são aproveitados em nenhum estágio ou vaga de emprego – esclarece Mirian.

 

Confiar: Objetivo é promover a plena integração ao meio social da criança ou adolescente que necessita apoio especial do Estado (Foto: Divulgação)

Confiar: Objetivo é promover a plena integração ao meio social da criança ou adolescente que necessita apoio especial do Estado (Foto: Divulgação)

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996