sexta-feira, 25 de Maio de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Vagas para Concurso Público na educação são ampliadas em Quatis

Vagas para Concurso Público na educação são ampliadas em Quatis

Matéria publicada em 13 de Março de 2018, 18:12 horas

 


Vagas: 90 novas vagas foram abertas para candidatos aprovados em concurso público na área da educação - Divulgação

Vagas: 90 novas vagas foram abertas para candidatos aprovados em concurso público na área da educação – Divulgação

Quatis – O prefeito Bruno de Souza (MDB) anunciou nesta terça (13), a abertura de 90 novas vagas para candidatos aprovados em concurso público na área da educação. De autoria do próprio prefeito, a lei complementar prevendo a ampliação do número de cargos efetivos na rede municipal de ensino foi aprovada por unanimidade, na semana passada, pela Câmara Municipal de Quatis, e sancionada sexta-feira (9), pelo próprio prefeito. A chamada dos aprovados no concurso público de 2015 começará a ser feita nos próximos dias e tem o objetivo de aumentar a quantidade de funcionários nas escolas e creches do Município.
A lei complementar 012/2018, cujo teor permite a chamada dos novos servidores, prevê o preenchimento de vagas para as seguintes carreiras profissionais: auxiliar de educação (mais 30 funcionários), professor docente I (17) cozinheiro (10), orientador pedagógico, orientador educacional (sete cargos, em cada), professor docente II, motorista (seis vagas, cada), inspetor de alunos (cinco), inspetor escolar e nutricionista (uma vaga para cada uma destas funções). A mesma legislação prevê a contratação imediata dos funcionários concursados.
O aumento de vagas foi possível graças à edição da portaria número 001/2018, assinada pelo próprio prefeito de Quatis, que prorrogou por mais dois anos a validade do concurso público realizado em outubro de 2015. Com isso, o concurso passou a valer até janeiro de 2020, pois a prorrogação começa a contar a partir da data de sua homologação (janeiro de 2016). O prazo inicial de dois anos terminava em janeiro de 2018. O concurso de 2015 disponibilizou 316 vagas para vários setores, entre eles Saúde; Assistência Social e Direitos Humanos; Obras, Urbanismo e Serviços Públicos; Administração; Meio Ambiente; e Desenvolvimento Rural.
– A abertura de mais vagas acima do número inicialmente estabelecido pelo edital do concurso público de 2015 acontecerá sempre que for constatada a necessidade de cada categoria do funcionalismo público. Toda vez que houver a demanda, encaminharemos um projeto à Câmara Municipal, solicitando autorização legislativa no sentido de convocar os funcionários aprovados”, explicou o prefeito frisando ainda que a prorrogação da validade acelera o preenchimento das novas vagas, já que os procedimentos necessários à realização de um novo concurso levariam muitos meses para tramitar, desde a definição das vagas até a homologação, passando por outras etapas.

Necessidade

Segundo Bruno, duas outras secretarias já constataram a necessidade de mais funcionários concursados, motivo pela qual ambas já começaram a realizar levantamentos para que o projeto reivindicando a ampliação de vagas possa ser encaminhado para apreciação do poder legislativo. Uma delas é a Secretaria Municipal de Assistência Social e de Direitos Humanos. Já a outra é a Secretaria de Saúde do Município.
Assim como ocorreu recentemente na área da Educação, os candidatos aprovados no caso destas duas pastas continuarão sendo chamados dentro das carreiras profissionais para os quais foram abertas vagas no concurso público promovido há quase dois anos e seis meses. O prefeito Bruno de Souza (MDB) reconheceu o papel importante dos vereadores na ampliação de vagas dos servidores da área de educação, e destacou essa medida como mais um passo no sentido de valorizar o funcionalismo de carreira.
– No texto do projeto enviado à Câmara Municipal, explicamos detalhadamente a necessidade da abertura de novos cargos efetivos no quadro funcional da Secretaria Municipal de Educação, e assim o faremos sempre quando for detectada demanda em outros segmentos. Eu registro o meu agradecimento aos vereadores, que compreenderam a nossa proposta. Considero ainda a prorrogação do concurso público de 2015 como mais uma ação concreta voltadas a valorização dos servidores públicos municipais”, concluiu o prefeito.

 

Untitled Document