Verão é o período que tem maior número de incidência de afogamentos

by Diário do Vale
Cuidados: Crianças devem estar sempre acompanhadas

Cuidados: Crianças devem estar sempre acompanhadas

Região

O verão é uma das estações mais quentes e divertidas do ano, mas por um descuido essa diversão pode terminar em tragédia. A Região Sul Fluminense têm diversas opções de lazer para quem quer aproveitar esse período agitado, onde várias famílias aproveitam para ir às praias, cachoeiras e piscinas. Nesta época, o número de afogamento cresce e por esse motivo o cuidado deve ser redobrado.
Por meio de um levantamento estatístico realizado pela Seção Operacional do 22º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar) de Volta Redonda, nos últimos 05 anos, foram realizados 1424 salvamentos de pessoas em toda a região, dentre estes, 154 ocorrências, foram resultantes de afogamentos. Num período de 05 anos foram registrados mais de 100 óbitos por afogamento na região operacional do 22º GBM, sendo a maioria dos casos no Rio Paraíba do Sul. Em outros casos estão as mortes ocorridas em acidentes provocados em piscinas de uso coletivo.
A Major Tatiana Vivas, do 23º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar) de Resende, comenta a importância dos banhistas estarem sempre atentos aos fenômenos naturais, como as trombas d`águas, que ocorrem devido as chuvas nas cabeceiras das nascentes, no caso de banhos em cachoeiras. “As crianças devem ser acompanhadas pelos responsáveis e o principal, evitar bebidas alcoólicas”, salientou a major. Em casos de afogamentos ou qualquer incidentes, a pessoa deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193.

Dicas

O Tenente Coronel Leonardo Loyola, Comandante do 22º GBM, indica alguns cuidados que devem ser tomados ao ir aos respectivos locais. Nas piscinas de uso coletivo, as crianças devem estar 100% do tempo acompanhadas de adultos. “Além disso é preciso restringir o acesso das crianças as piscinas mais fundas, sempre com a utilização de coletes salva vidas ao invés de boias”, frisou o tenente. Já em regiões de praias e rios, cachoeiras, lagos e afins, é preciso verificar a previsão de chuvas fortes se estiver em rios ou cachoeiras, pois existe a possibilidade de enxurrada. Segundo o Subtenente Michel Graciano, do Destacamento Bombeiro Militar 1/26 de Mambucaba, a pessoa ao ir à praia, deve estar sempre atenta as correntes de retorno (Vala), pois não tem um tamanho e nem profundidade definida. “Caso tenha alguma possibilidade de escapatória, o nado deverá ser realizado de lado, mas em situação de perigo o mais indicado é manter a calma e sinalizar para pedir ajuda”, ressaltou o subtenente.
Além disso, outras dicas importantes são evitar mergulhar de cabeça na água, pois o fundo pode conter pedras submersas; Evitar mergulhos noturnos, pois a visibilidade reduzida aumenta o risco e ainda, respeitar as placas de sinalizações, nadando sempre próximo aos locais que tenham a presença dos guarda vidas.

Cuidados Gerais

Os adultos e acompanhantes das crianças, devem evitar a ingestão de bebida alcoólica nos ambientes aquáticos. Além disso, não devem tentar realizar o salvamento em local de risco, para não se tornar uma segunda vítima. O indicado é sempre ligar 193. Se for seguro, retirar a vitima da água, colocar em decúbito lateral, para evitar nova bronco aspiração, e chamar o socorro. O cuidado principal é sempre de não descuidar das crianças, mesmo com a presença de guardiões de piscinas ou guarda vidas.

Por Mariana Netto ([email protected])

You may also like

1 comment

Tô de olho 5 de janeiro de 2018, 10:31h - 10:31

Por que será ???? Se fosse no inverno seria de se estranhar.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996