quinta-feira, 23 de novembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Vestibular para medicina na Estácio movimenta sábado no Jacuecanga, em Angra dos Reis

Vestibular para medicina na Estácio movimenta sábado no Jacuecanga, em Angra dos Reis

Matéria publicada em 20 de agosto de 2017, 18:04 horas

 


Estudando: Candidatos começaram a chegar para a prova por volta das 11 da manhã

Estudando: Candidatos começaram a chegar para a prova por volta das 11 da manhã 

Angra dos Reis- Quarenta e nove angrenses disputam as seis bolsas integrais do curso, enquanto 380 são candidatos as outras 49 vagas, do total de 55 do vestibular. O sábado (19) foi muito movimentado no bairro de Jacuecanga, especialmente na Avenida dos Trabalhadores, onde está localizado o Polo Universitário Professor Jair Travessas, campus que abriga a faculdade Estácio de Sá.
Dia de vestibular para medicina e com a presença de candidatos de diversos lugares do Rio de Janeiro, e também de São Paulo, Minas Gerais e de outros estados do país. Dos 429 inscritos, 49 são angrenses que se candidataram as seis vagas para bolsas integrais, e 380 são vestibulandos que vão disputar as outras 49 cadeiras para o curso de medicina em Angra. Ao todo, são 55 vagas. Os candidatos começaram a chegar para a prova, por volta das 11 da manhã, e muitos foram vistos no comércio local, fazendo um lanche e alguns ainda de olhos concentrados em apostilas e livros, tirando as últimas dúvidas antes de entraram no Campus da Estácio para prestar o vestibular.

Entre alguns dos 429 candidatos, estava a jovem estudante de Montes Claros (MG), de 21 anos, Paula Reis Oliveira, que encarou 14 horas de viagem de carro até Angra, para fazer o vestibular de medicina. “Tentei no Enem de 2013 e agora to tentando de novo aqui em Angra. Meu sonho é ser médica. Estudei muito e estou confiante em passar no vestibular da Estácio e vir morar em Angra”, disse a vestibulanda Paula.

Os amigos Douglas Germânio, de 18 anos, e Luciano Brandão, de 31, vieram do bairro de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro, e estavam otimistas quanto a prova, e mesmo antes de entraram na sala de aula para prestar o vestibular, já faziam perguntas a um dos comerciantes da Av. dos Trabalhadores, enquanto lanchavam, os preços e locais em Jacuecanga para aluguel de apartamento ou casa, já fazendo planos para vir estudar medicina em Angra dos Reis.

Entre os 49 angrenses concorrentes as seis bolsas integrais, o jovem Danilo de Oliveira, de 18 anos, morador em Jacuecanga, era só confiança antes de cruzar o portão da Estácio para fazer a prova. “A medicina é o meu sonho, pois minha vocação é essa, eu sei disso. Estudei muito, e estou otimista quanto a passar no vestibular na Estádio, e fazer a faculdade que eu sempre quis, em minha terra, perto de minha casa, da minha família e de meus amigos. Estou confinante”, comentou o angrense Danilo. Os portões fecharam às 13h em ponto e as provas aconteceram das 13h30 a 18h30. Agora é aguardar o resultado do vestibular e esperar a divulgação dos 55 nomes que farão o primeiro curso de medicina em Angra. As aulas começam no dia 28 de agosto.

E prefeito Fernando Jordão chegou por volta das 11h15 na porta do Polo Universitário Professor Jair Travassos, acompanhando de sua mulher, a primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Célia Jordão, e ainda do secretário de Governo e Relações Institucionais, Marcus Venissius Barbosa, e também de Stella Salomão, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, e de Renan Vinicíus, secretário de Saúde.

“Um dia marcante para Angra dos Reis e eu fiz questão de estar aqui recebendo na porta os vestibulandos. Os de Angra que estavam concorrendo às bolsas de estudo e os de fora que vieram para o município tentar o sonho de estudar medicina e vir morar em nossa cidade. Vim também desejar boa sorte para todos. Estou muito feliz com esse dia, pois lá atrás, quando transformamos essa área de alojamentos abandonados do estaleiro no Polo Universitário Professor Jair Travassos, ninguém acreditava que Angra dos Reis pudesse ter universidades de tanta qualidade, e ofertar tantos cursos para os nossos jovens estudantes”, disse o prefeito, que foi recebido pelo diretor da unidade Estácio Angra, Marcos Amaral.

Alguns vereadores também prestigiaram o vestibular para Medicina da Estácio, como Sargento Thimóteo, Jane Veiga, Gedai, Titi Brasil, Canindé, e José Augusto, presidente da Câmara Municipal. O secretário Executivo de Saúde, Gustavo Villa, e outros membros da equipe da Saúde do município também marcaram presença. Os operadores de trânsito da prefeitura auxiliavam a todo o momento os motoristas que passavam pela Av. dos Trabalhadores, orientando o fluxo de veículos.

Untitled Document