Vigilância Sanitária de Porto Real intensifica trabalho contra dengue, chikungunya e zyca

by Diário do Vale

Porto Real – A prefeitura de Porto Real conta com 22 agentes de endemias que trabalham setorizados, o que torna o servidor familiar, facilitando o trabalho de controle do Aedes aegypti. O período chuvoso, por ser favorável à proliferação do mosquito, faz com que o Programa Municipal de Controle às Arboviroses (PMCA) intensifique ainda mais esses trabalhos.

A coordenadora do Programa Municipal de Controle às Arboviroses, Renata Avelar Viana, ressaltou as primeiras realizações do ano de 2018. “A tendência entre os meses de outubro a março é que os depósitos de água aumentem, devido à intensidade da chuva nesse período. A realidade às vezes assusta. Já ouvi pessoas que não acreditam sequer na existência da dengue. São ações conjuntas, que requerem muito diálogo e cooperação. Só o trabalho dos agentes não é suficiente. É preciso também o comprometimento de cada integrante da população”, disse.

– Realizamos seis ciclos de trabalho, de dois meses cada ao longo do ano. Em média visitamos em torno de 12 mil imóveis por ciclo e ainda realizamos o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti), que tem o objetivo verificar a infestação do mosquito no município. Neste ano de 2018, vamos realizar o LIRAa nos meses de janeiro, março, maio, agosto e outubro. Nesse levantamento rápido, um programa de computador do estado do Rio de Janeiro seleciona bairros e quadras alternados, de maneira diversificada, fazendo com que os agentes de endemias possam aprimorar os serviços realizados. O LIRAa é de extrema importância, pois agrega ainda mais valor às ações realizadas pelo PMCA – falou.

Denúncia

Em caso de suspeitas sobre possíveis focos de infestação pelo Aedes aegypti, denúncias anônimas podem ser feitas através do telefone (24) 3353-4899.

Trabalho nas ruas: Tendência entre os meses de outubro a março é que os depósitos de água aumentem, devido à intensidade da chuva nesse período (Foto: Divulgação)

Trabalho nas ruas: Tendência entre os meses de outubro a março é que os depósitos de água aumentem, devido à intensidade da chuva nesse período (Foto: Divulgação)

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996