Volta Redonda e Barra Mansa realizam Dia D contra febre amarela

by Diário do Vale

Volta Redonda e Barra Mansa – No último sábado, dia 8, Unidades Básicas de Saúde de Volta Redonda e Barra Mansa abriram para a realização do Dia D contra a febre amarela. As UBSs do Jardim Paraíba, Vila Mury, Volta Grande, Siderópolis e Conforto, em Volta Redonda, funcionaram até às 13h para a vacinação contra febre amarela. O governo do Estado do Rio liberou, até dezembro, a vacinação para toda a população. Neste sábado foram disponibilizadas cinco mil doses para Volta Redonda. A família do Giuliano, que é motorista, aproveitou a liberação para ficar imune à doença.

– É importante que tenhamos esse cuidado de vacinar. Minha esposa vacinou contra gripe na última semana, por isso vai esperar uns dias para vacinar contra a febre amarela, mas aproveitei e vim com a minha filha de uma vez, porque saúde é coisa séria – disse Giuliano Scramim Soares.

A pequena Gabriela, de sete anos, mostrou coragem e ainda incentivou as pessoas a vacinarem. “Não dói e é muito rápido”, afirmou.

O secretário municipal de saúde, Alfredo Peixoto, reforçou que as doses chegarão gradativamente e que a vacinação vai acontecer até dezembro, sendo assim as pessoas podem procurar as unidades com calma para a imunização. “O município vai receber as doses, gradativamente, até o final do ano. Para a próxima semana já estão disponíveis mais 20 mil vacinas para Volta Redonda”, disse.

– O objetivo agora é imunizar toda população, não havendo mais público alvo para a vacina, mas ainda é necessário observar algumas normas – lembrou o secretário. A vacina contra febre amarela é contra indicada para gestantes; mulheres que estejam amamentando; crianças menores de nove meses; pessoas com 60 anos ou mais sem indicação médica; pessoas com histórico de reações anafiláticas a ovo de galinha e seus derivados; com imunodeficiência congênita, secundária ou por tratamento; e com história de doença febril aguda. Em Volta Redonda, 25 mil pessoas já foram vacinadas desde janeiro.

Em Volta Redonda, 25 mil pessoas já foram vacinadas desde janeiro (Foto: Divulgação PMVR)

Em Volta Redonda, 25 mil pessoas já foram vacinadas desde janeiro (Foto: Divulgação PMVR)

Dia D atende as expectativas em Barra Mansa

Em Barra Mansa sete postos de saúde abriram para atendimento na parte da manhã de sábado, onde foram vacinadas mais de 1,1 mil pessoas, entre crianças e idosos.

De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização do município, Marlene Fialho, o número de atendimentos foi de acordo com o esperado, levando em conta que apenas sete unidades tiveram atendimento. “No sábado, as pessoas tem mais tempo para ir ao posto, e como abrimos apenas sete unidades para vacinação, foi um número considerável de atendimentos”, disse.

A dona de casa Vera Lucia da Silveira, de 58 anos, estava esperando pela vacina há algum tempo e considera de grande importância para a saúde do município essa campanha.

– Ter nossa cidade na área de recomendação da vacina nos dá uma segurança maior, mais tranquilidade. Importante que todos tenham essa consciência e se imunizem. Bom para todos ter a vacina disponível a partir de agora – disse.

Janaína da Rocha, mãe de Cauã, de cinco anos, disse que ter a oportunidade de vacinar seu filho no sábado ajudou bastante e ter a vacina à disposição para toda a população é segurança para todos. “Muito bom o funcionamento do posto de saúde no sábado, é uma facilidade para a gente que trabalha, tem que levar as crianças para escola durante a semana e acaba não tendo tempo, além da dificuldade que encontrávamos antes para conseguir a vacina. Agora todos podem e devem aproveitar a chance de se vacinar”, destacou.

A partir desta segunda-feira, dia 10, todos os postos de saúde do município estarão vacinando contra a febre amarela. Os atendimentos serão feitos mediante agendamento, pois as vacinas serão recebidas gradativamente até dezembro. “Nossa meta é vacinar pelo menos 90% da população até o final do ano, mas não teremos vacinas disponíveis para atender a todos de uma só vez. Precisamos programar o atendimento de acordo com o recebimento das doses”, destacou Marlene.

A imunização é recomendada para pessoas com idade entre seis meses e 59 anos, que não tenha tomado nenhuma dose da vacina, e pessoas com mais de 60 anos também devem tomar, mas com recomendação médica por se tratar de vírus vivo. A vacina é administrada em dose única e oferece imunidade por toda a vida.

Dia D: Mais de 1,1 mil atendimentos foram realizados nos sete postos de saúde que abriram no último sábado em Barra Mansa (Foto: Chico de Assis)

Dia D: Mais de 1,1 mil atendimentos foram realizados nos sete postos de saúde que abriram no último sábado em Barra Mansa (Foto: Chico de Assis)

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996