Xadrez nas escolas é retomado em unidades de ensino de Quatis

by Diário do Vale

Quatis – Com a proposta de ajudar no rendimento escolar, desenvolver a criatividade e a concentração, além de melhorar a autoestima dos estudantes, o projeto Xadrez nas Escolas foi retomado em Quatis. As aulas estão sendo ministradas em oito unidades de ensino, da área urbana e da zona rural, atendendo atualmente 250 alunos do terceiro ao nono ano do ensino fundamental – o que representa quase 10% dos estudantes matriculados na rede municipal.

A secretária de Educação, a professora Alessandra Oliveira de Almeida, informou que as aulas são ministradas no contraturno, ou seja, no horário fora do período de aprendizado convencional, exceto nas escolas rurais, onde o projeto acontece em horários alternativos. Os estudantes têm uma aula por semana, com duração de uma hora cada. As aulas são ministradas pela professora Fabiana dos Santos Aguiar e o projeto tem a coordenação do professor de Educação Física, Alexandre Monteiro Correa.

– Durante o primeiro semestre do ano letivo, os alunos que participam do Projeto Xadrez nas Escolas recebem noções básicas do xadrez e no semestre seguinte eles disputam os campeonatos promovidos nas próprias escolas. Ao final do ano, a Secretaria de Educação promove o campeonato municipal de xadrez com a participação de todas as escolas atendidas pelo projeto – disse a secretária, acrescentando a importância desta iniciativa como suporte pedagógico no aprendizado escolar e na formação cidadã dos estudantes inscritos.

De acordo com Alessandra, o Xadrez nas Escolas possibilita maior desenvoltura na tomada de decisões; exercita o pensamento crítico; ajuda a promover a maturidade intelectual; amplia a prática do conceito de disciplina; leva os estudantes a ter mais responsabilidade em suas ações e acelera a velocidade do pensamento.

– Com a realização do projeto Xadrez nas Escolas, estamos tornando realidade uma das propostas da administração do prefeito Bruno de Souza na área do ensino público, que é oferecer a educação convencional aliada à realização de iniciativas visando preparar os alunos para a vida em sociedade – concluiu a secretária Alessandra Oliveira de Almeida.

Projeto Xadrez nas Escolas na Escola Municipal Carlos Campos de Faria (foto - PMQ)

Projeto Xadrez nas Escolas na Escola Municipal Carlos Campos de Faria (foto – PMQ)

 

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996