Depressão não é tristeza

by Diário do Vale

wp-coluna-um-papo-com-a-vida-aline-stteel

Essa semana muito se falou sobre a depressão. Ao que tudo indica, o acidente provocado de forma voluntária pelo copiloto da Germanwings, que chamou a atenção do mundo, teria sido então uma consequência dessa doença. O copiloto sofria de depressão e tomava medicação, mas, ao que parece, não estava sendo feito um acompanhamento mais de perto de sua saúde mental. Infelizmente ainda não foi dada a devida importância à doença que não se manifesta apenas por tristeza e sim por sentimentos e pensamentos muito mais profundos e nefastos. A depressão inclui não apenas alterações no humor (irritabilidade, falta de capacidade de sentir prazer, apatia), mas também alterações cognitivas (perda de memória) entre outras.

Ao ser diagnosticada, a depressão deve levar em consideração sintomas não só psíquicos como também físicos e evidências comportamentais. É uma questão de saúde pública, considerando que, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), já é a doença mais incapacitante, elevando o número de faltas no trabalho, acarretando perdas salariais significativas e ocasionando prejuízo no funcionamento global. Também aumenta o risco de desenvolvimento de outras doenças como diabetes e doenças cardiovasculares.

Os custos com a depressão são altos. Custos com médicos, medicação, custos decorrentes da incapacidade ocupacional, piora da qualidade de vida, maior utilização dos serviços de saúde como consultas, exames laboratoriais e hospitalizações. Estima-se que quinze pessoas em cada cem, já apresentaram ou apresentam episódios depressivos durantes suas vidas.

 Não confunda depressão com tristeza

Muitas pessoas confundem a depressão com tristeza profunda ou choro excessivo. Não é! Mais que uma tristeza, a depressão é a falta de energia. Situações de tristeza podem acontecer a qualquer pessoa em qualquer momento da vida. A tristeza tem sempre um motivo, a pessoa pode sentir um aperto no peito, vontade de chorar e até taquicardia. A pessoa triste pensa repetidamente sobre o motivo de sua tristeza.

A depressão é caracterizada muito mais por um vazio, não necessariamente uma tristeza e sim, muito mais, uma apatia. Pode acontecer algo maravilhoso que nada irá interferir na tristeza profunda e dilacerante provocada pela depressão. A pessoa quando deprimida sente no mínimo por duas semanas esse vazio, apresentando em alguns casos, pensamentos suicidas.

A pessoa acredita ter perdido a capacidade de sentir prazer e alegria na vida. Tudo é desinteressante, nada faz sentido, o mundo fica “sem cores”. Alguns pacientes se mostram como foi dito acima, mais apáticos que propriamente tristes. Ideias de suicídio são frequentes e pessoas com depressão possuem muito medo de chegar a cometer esses pensamentos absurdos, como eles mesmos relatam.

 Suicídio

As motivações para o suicídio são distorções cognitivas (vê qualquer dificuldade como algo definitivo, sem volta e intransponível, superestima perdas sofridas) e ainda o intenso desejo de pôr fim a um estado emocional extremamente penoso e considerado como eterno, sem fim. Alguns buscam a morte como forma de pagar por suas supostas culpas. O sentimento de culpa também é muito presente em pessoas com depressão, além do sentimento de autodesvalorização e inutilidade. Pensamentos como “sou um peso para todos” são comuns.

Além da perda da capacidade de sentir qualquer prazer, a pessoa se desinteressa pelo ambiente, pelas pessoas, pelo convívio social, pela vida e apresenta grande perda de energia, fadiga e cansaço exagerado, sem que tenha feito nenhuma tarefa que justificasse tal cansaço.

Os pensamentos de suicídio variam desde o remoto desejo de estar morto simplesmente até traçar estratégias de como se matar (modo, momento e lugar para o ato), como parece ter sido o caso do copiloto que reduziu a altitude do avião de maneira voluntária fazendo com que a queda fosse inevitável. Alguns sintomas fisiológicos: Alterações do sono (de insônia até hipersonolência), alterações no apetite (mais comumente a perda do apetite, mas também ocorre o aumento, em alguns casos) e redução do interesse sexual. Há uma falta de investimento em si e no outro.

 Comportamento

Algumas evidências comportamentais: Retraimento social, crises de choro, comportamento suicida, retardo psicomotor ou agitação, falta de vontade de realizar tarefas rotineiras como tomar banho, pentear cabelo, etc. O diagnóstico dos estados depressivos devem levar em consideração se os sintomas são primários ou secundários a doenças físicas, uso de drogas e medicamentos. Alguns medicamentos estão associados ao desencadeamento de estados depressivos, assim como também, algumas doenças. É necessário que sejam feitos alguns exames médicos antes do diagnóstico da depressão.

A depressão tem cura na maioria dos casos, se tratada adequadamente à pessoa pode levar uma vida normal. A medicação, ao contrário do que se pensa, não causa dependência e é utilizada para tratamento. A medicação é bem tolerada e segura quando prescrita e acompanhada pelo médico. A depressão é recorrente e a cada novo episódio a possibilidade de recorrência aumenta, o que reforça a importância dos tratamentos de forma séria e regular.

A medicação visa restaurar o comportamento, controlar sintomas agudos e prevenir a ocorrência de novos episódios. Ao contrário do que se imagina, a depressão envolve fatores biológicos e sociais também e não somente psicológicos. A internação é indicada em casos de ameaça a si ou a outras pessoas, complicações psiquiátricas ou médicas e resposta inadequada ao tratamento.

 O que deve e pode ser feito?

No tratamento psicoterapêutico são oferecidas informações sobre a doença ao paciente assim como aos seus familiares ou cuidador. É informado possíveis efeitos colaterais da medicação, demandas do tratamento a longo prazo também são discutidas com o paciente. É necessário estar alerta e ensinar ao paciente a identificar estressores psicossociais (eventos ou pessoas que podem desencadear novas crises ou piorar o estado atual). Exige assim vigilância constante para perceber possíveis mudanças no estio de vida e estimular um padrão saudável e regular de atividades e de sono.

Na psicoterapia, trabalha-se junto ao paciente para identificar de forma precoce sinais e sintomas de recaída, o que auxilia a intervenção rápida e objetiva, evitando que o episódio venha a progredir. Sequelas emocionais e funcionais são também abordadas no tratamento psicológico. A informação é a melhor maneira de estar alerta para qualquer sinal da doença. A medicação apresenta maior eficácia e melhores resultados quando associada ao tratamento Psicológico. A depressão é uma doença que vem devastando famílias e futuros brilhantes de pessoas e profissionais especiais e competentes.

Para mais fácil entendimento, vale destacar aqui alguns principais sintomas. São eles: Humor depressivo (tristeza ou melancolia), irritabilidade e agressividade, apatia, fraqueza e desânimo, alterações no sono e apetite, isolamento social, redução de interesse sexual, falta de investimento libidinal não só no outro com em si mesmo, prejuízo no funcionamento psicológico, social e no trabalho. Pensamentos negativos e suicidas. É importante falar abertamente sobre a doença para acabar com qualquer tipo de preconceito. Muitos pacientes além de sofrerem os sintomas da doença, também sofrem por não conseguirem controlar seus pensamentos. Muitos sofrem ainda com a discriminação da própria família que não entende e dos amigos. Há que se destacar que não é somente pensar positivo que fará a diferença nesses casos. Assim como para uma diabetes ou pressão alta não basta você pensar que não está doente e tudo se resolve. Assim é também na depressão, que precisa de medicação e tratamento adequados.

Aline Stteel | Psicóloga Clínica, Coach e orientadora vocacional
[email protected]

You may also like

11 comments

ateu 7 de abril de 2015, 17:26h - 17:26

Parem de falar pra menina que a cura para a depressão está na igreja que não necessariamente é assim. Ela pode entrar pra uma igreja e se sentir pior, como foi o meu caso. Só o ateismo racional me colocou nos eixos de novo. Procura um psicanalista e pratica esportes que vc vai melhorar! vc precisa descobrir as razões desse seu comportamento tão submisso a esse companheiro…..força que a vida vale a pena!!!!!!!!!

Al Fatah 9 de abril de 2015, 08:40h - 08:40

Como vc mesmo disse, o que não serviu para vc pode servir para outro. Ela precisa ocupar sua mente, e a melhor forma de se fazer isso é com outra paixão, não com razão. Uma paixão que traga coisas positivas, e a igreja é sim uma opção para pessoas que se sentem vazias e querem ocupar a mente com um ideal…

Euzinha 5 de abril de 2015, 10:06h - 10:06

Otima materia. Pouco se fala sobre a depressao. O mais triste são os comentarios das pessoas que nao conhecem a doença. Tenho depressão e sei o quanto é dificil.

nara 4 de abril de 2015, 00:00h - 00:00

ótima reportagem ,muito boa, vivi e vivo isto

Infeliz 3 de abril de 2015, 23:50h - 23:50

Tenho depressão desde 2011, qdo fui morar com uma pessoa, que me agredia e me agride, com palavras e fisicamente, fiquei 1 ano e 8 meses calada, para ninguém saber que meu companheiro agia desta maneira comigo, e eu não conseguia reagir, pois tinha muito medo que minha família entrasse no meio e o prejudicasse, já vai para 4 anos que eu faço tratamento para depressão, mas continuo passando pelas mesmas humilhações e agressões, tenho as vezes vontade de me isolar,não saio de casa, não gosto de receber visitas, e sinto vontade de morrer, me passa na cabeça, que a morte é melhor do que esta vida sofrida que levo. Faço tratamento psiquiátrico e o médico me aconselhou assim como muitos, a largar este homem, antes que eu vire notícia, mas eu não tenho coragem nem de agir, não tenho interesse em mais nada….preciso de ajuda…….DEUS tem misericórdia e me dê forças para conseguir sair desta depressão, pois só quem teve e quem tem sabe o que é isto…….muito ruim, muito triste esta doença 🙁

Bianca 4 de abril de 2015, 12:37h - 12:37

Fiquei preocupada com o seu relato. É um desesperado pedido de ajuda. Gostaria de poder te ajudar. Me diga como.

juliana 5 de abril de 2015, 17:59h - 17:59

querida, nao fique assim, voçe é um ser de Deus, foi Ele quem lhe criou, hoje é Páscoa, dia de renovação, mostrando que tudo na vida tem jeito, sua vida pode sim ser renovada, voce pode ressurgir e voltar ‘a vida, nao se entregue, existe luz, não sigo nenhuma igreja, mas tenho a minha fé, acredito que seja muito importante para vc um acompanhamento religioso, vá ‘a uma igreja, conte a sua historia e peça ajuda, vai ajudar, vc vai ver!

cristina 6 de abril de 2015, 15:39h - 15:39

Eu também gostaria imensamente de poder te ajudar. Gostaria de te convidar para fazer uma visita à minha igreja, a Igreja Cristã Maranata do Conforto. Vá até lá e me procure! Eu tive depressão após uma separação traumática em 2007, mas graças a tratamento adequado e ajuda espiritual, o Senhor me curou.
Existe um Deus glorioso, dono do ouro e da prata, e que pode fazer muito pela sua vida! Creia! Você ainda pode ser muito feliz! Um abraço, que o Senhor te abençoe!

Cidadã 6 de abril de 2015, 16:33h - 16:33

Querida, Deus nos criou para a felicidade. Não permita que ninguém te diminua. Você tem o seu valor. Procure ajuda e se fortaleça. Procure em Deus, busque na fé participando de alguma comunidade pode te ajudar a se encontrar e te dar um norte para tomar decisão. Ore por este companheiro, mas não aceite que ele te agrida, não digo partir para partir para a violência mas se ele te agredir procure sim a delegacia da mulher e denuncie. Você é bela, é especial, e é amada por Deus. Mostre o seu valor mude a sua atitude, não fique só em casa busque fazer uma atividade, vai perceber que a sua mudança provocará uma mudança nele. Quando ele perceber que vc se valoriza, não tem outro jeito senão te valorizar. Mas não deixe de cuidar da sua saúde. Um abraço fraterno e que Deus te fortaleça e ilumine.

Paulo 6 de abril de 2015, 17:45h - 17:45

Quando a ajuda do homem termina, não tem mas solução, procura pelo autor da vida, Jesus Cristo. Porque Ele é o caminho, a verdade e a vida. quando precisei Ele me deu a verdadeira vida. assisti a tv rit, ali ouvi o que precisei. Deus abençoa.

Liza 3 de abril de 2015, 13:32h - 13:32

Muito boa reportagem. Bastante esclarecedora. Detalhes que muitos desconhecem e que geram preconceito.
Parabéns pela matéria.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996