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Tudo sobre o São Paulo Fashion Week

Matéria publicada em 31 de agosto de 2017, 10:35 horas

 


Com 35 desfiles, SPFWN44 contou com a participação especial da estilista Vanessa Moe e sua marca homônima

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A edição 44 do Calendário Oficial da Moda Brasileira – São Paulo Fashion Week – começou dia 27 e termina hoje, dia 31 de agosto, na Fundação Bienal e em diversas locações da cidade de São Paulo sob o mote do movimento Amo Moda Amo Brasil. O evento conta com patrocínio da Natura, JK Iguatemi, Chilli Beans, Riachuelo, Arezzo&Co, Mercedes-Benz, Queensberry, Cacau Show, Miller e TNT. Além da parceria institucional com a prefeitura de São Paulo, IN-MOD e Sebrae.

“O Brasil vive um momento delicado, contaminado por uma sucessão de notícias negativas que acabam compondo um quadro polarizado e excessivamente distorcido do país. O desgaste político e econômico que o país enfrenta, e que é algo que estamos vendo acontecer no mundo inteiro, afeta diretamente o espírito e o humor das pessoas. Mas é preciso colocar as coisas em perspectiva. Nós, o Brasil, não somos isso. Somos um país e uma nação de uma riqueza e uma diversidade ímpar. Não podemos ter vergonha do Brasil. O Brasil, o país, está muito acima disso tudo”, afirma o diretor criativo do SPFW, Paulo Borges.

E ele completa: “Resgatamos a campanha Amo Moda Amo Brasil, lançada antes da Copa do Mundo, como tema dessa edição exatamente porque o momento pede que retomemos essa crença e nada mais apropriado do que fazer isso em uma semana de moda que há mais de 20 anos aposta no talento, na expressão, na criatividade, na identidade e na inovação como caminho de desenvolvimento para o país”.

O público pode conferir no SPFWN44 a identidade visual e expografia desenvolvida pela ps.2 arquitetura + design, que reflete o olhar de um time de designers gráficos sobre o repertório de criações da moda brasileira. A intensa variedade de estampas e padronagens forneceu os elementos gráficos que, combinados com textos, deram origem a peças de lambe-lambe que revestem as colunas da Bienal do Ibirapuera. Com uma proposta alegre e otimista e que acredita no Brasil e na potência dos criativos brasileiros.

O fotógrafo Leo Faria, conhecido por retratar o street style nas principais semanas de moda e por usar esta linguagem nas campanhas de grandes marcas, leva para o prédio da Fundação Bienal sua mostra de fotografias Equals. Com 22 imagens de 1,5m x 1m, Leo propõe uma nova camada de significados ao cobrir o rosto e o corpo das personagens, gerando um estranhamento em tempos de intensa exposição da vida no digital.

Com 35 desfiles, o SPFWN44 contou com a participação especial da estilista Vanessa Moe e sua marca homônima na terça-feira, dia 29. Radicada na Austrália, Vanessa apresentou a coleção Circles, criada a partir de uma pesquisa e parceria com tribos aborígenes da Oceania.

Já na quarta-feira, dia 30, a artista russa Maria Kazakova, cabeça e alma da marca Jahnkoy, fez uma performance especial no SPFW, a convite do Projeto Estufa e Centro-br, com apoio da Puma e Sebrae – única ocasião em que foi possível ver de perto suas roupas de estética poderosa. Kazakova veio mostrar ao Brasil a explosão criativa que tem chamado atenção da moda no mundo e garantiu à marca um lugar entre oito finalistas do prêmio LVMH.

Crença

O São Paulo Fashion Week é mais que um evento de moda. ”É um momento em que o país se mobiliza para falar sobre este assunto. O estado, a cidade, movimentam-se em torno da SPFW, em todos os sentidos. Em termos dos conteúdos, do aquecimento da economia local, porque além dos desfiles também são promovidos showrooms em inúmeros locais. Há todo um movimento econômico por trás desse processo”, afirma Paulo Borges.

Segundo ele, “se os cenários político e econômico nos desafiam, não podemos perder de vista a nossa crença e a nossa autoestima”.

– É ela que nos faz criar, empreender, investir, transformar sonhos e projetos em realidade, fazer acontecer, colocar as coisas em movimento. É nisso que acreditamos e esse sentimento é compartilhado por nossos parceiros, que são exemplos de perseverança, determinação e sucesso, exatamente porque tem essa crença no país – finaliza Paulo Borges.

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SPFWN44: Evento de moda termina hoje (Fotos: Agencia Fotosite)

SPFWN44: Evento de moda termina nesta quinta-feira (Fotos: Agencia Fotosite)

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PAULLA DUARTE | paulladuarte@diariodovale.com.br

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