domingo, 22 de abril de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Sabryna Passos despertando hoje com sua mais nova idade

Sabryna Passos despertando hoje com sua mais nova idade

Matéria publicada em 9 de janeiro de 2018, 06:00 horas

 


wp-coluna-mario-sergio

Túnel
Do Tempo

*A Líbia é anexada pela Itália (1939).
*O Dia do Fico deu-se em 9 de janeiro de 1822, quando o então príncipe regente Dom Pedro I foi contra as ordens das Cortes Portuguesas que exigiam sua volta a Lisboa,  ficando no Brasil.
*A Columbia Broadcasting System realiza a primeira demonstração de uma tela de televisão em cores (1941).
*A sede da Organização das Nações Unidas foi inaugurada em New York. A instituição surgiu no final da Segunda Guerra Mundial (1951).
*Apresentação em New York da primeira calculadora de circuitos integrados,  chamada de cérebro eletrônico (1954).
*O Japão assina um tratado, concordando em pagar US$ 290 milhões aos Estados Unidos, pela ajuda recebida após a Segunda Guerra Mundial (1962).
*A sonda espacial americana Surveyor 7 chega à superfície lunar. O primeiro homem pisaria na Lua no ano seguinte (1968).
*O filme ‘O dragão da maldade contra o santo guerreiro’, de Gláuber Rocha,  é escolhido para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro. O cineasta declarou que não tinha interesse em participar da seleção (1970).
*Na Arábia Saudita, 63 mulçumanos fanáticos são decapitados por terem sitiado a Grande Mesquita de Meca em novembro de 1979  (1980).
*O parlamento da Jordânia é convocado pela primeira vez em dez anos (1984).
*Cientistas do Instituto Whitehead, de Boston, conseguem isolar o gene responsável pelo sexo humano e localizar o cromossomo “Y”, que está presente somente nos homens (1988).
*Cientistas do Instituto Whitehead, de Boston, conseguem isolar o gene responsável pelo sexo humano e localizar o cromosso “Y”, que está presente somente nos homens (1988).
*Mahmoud Abbas ou Abu Mazen é eleito presidente da Autoridade Palestina para substituir Yasser Arafat, morto em 11 de Novembro de 2004 em Paris (2005).
*Steve Jobs lança primeiro iPhone (2007).
*Início do Referendo sobre a independência do Sudão do Sul em 2011 (2011).

Zig – Zag

*As ondas do telefone celular poderiam proteger do mal de Alzheimer e inclusive reverter seu curso, segundo um estudo realizado com ratos por cientistas da Universidade do Sul da Flórida e publicado anteontem.
*O  trabalho, que oferece uma nova esperança aos pacientes de Alzheimer, se soma a outros dois relatórios conhecidos também hoje que destacam respectivamente o desenvolvimento de fármacos contra enzimas específicas para seu tratamento e o desenho de um scanner cerebral para detectar a doença em jovens saudáveis.
*Doença neurológica que não tem cura, o Alzheimer afeta milhões de pessoas e se caracteriza pela perda progressiva da memória e leva a demência e a morte do paciente.
*Conforme os cientistas da Universidade da Flórida, os milhões de fãs do celular têm uma nova desculpa para seguir utilizando o equipamento.
*Em um relatório publicado pelo Journal of Alzheimer’s Disease, os cientistas indicam que em experiências com cem ratos provou que a exposição às ondas eletromagnéticas do aparelho pode proteger e até reverter os sintomas do Alzheimer.

Asas
do mal

*Mosquitos podem impressionar potenciais parceiros harmonizando o chiado de tom agudo de suas minúsculas asas. Agora, cientistas descobriram como esse flerte musical ajuda os insetos a selecionar seu parceiro ideal.
*Uma pesquisa sobre um dos principais disseminadores da malária na África, o Anopheles gambiae, demonstra que esses insetos usam sutis diferenças de tom para distinguir entre formas de mosquito que parecem fisicamente idênticas.

Sala
Vip

*Assim como seus donos, cães e gatos precisam de banhos de sol para a síntese da vitamina D.
*Pode até parecer frescura, mas também os bichanos têm de usar protetor solar porque são vulneráveis a queimaduras e câncer de pele.
*“A pele deles é mais sensível à radiação do que a nossa”, disse o veterinário Luiz Henrique de Araújo Machado, do Departamento de Clínica Veterinária da Universidade Estadual Paulista (Unesp)/Botucatu.
*Sabryna Passos despertando hoje com sua mais nova idade.
*Ganha os primeiros abraços de seu amado, o músico Wesley Passos.
*Outros queridos aniversariantes do dia: Marcelo Stocco; Vera Lúcia Queiroz; Antonieta Leijoto; Elza Matos; Simone Militão; Neco Alves Pereira; Ênio Andrade; Humberto Caulo; Graça Paiva; Miriam Tolentino Breder; Khátia Lemos; Victor Marcondes Sampaio; Rosane Abreu; Fábio Buchecha Carvalho; Gil Clebson Martins; Sillas Machado; Victor Marcondes Sampaio; Denise Gomes.

Faltam 25 dias para o Carná Folia

 

MARIO SÉRGIO| mariosergio@diariodovale.com.br

Untitled Document