A dependência pode se tornar um transtorno grave

by Diário do Vale

wp-coluna-um-papo-com-a-vida-aline-stteel

A pessoa que tem o Transtorno de Personalidade Dependente se sente muito mal quando fica sozinha e evita isso a qualquer preço, custe o que custar. Essa pessoa normalmente tem uma baixa autoestima e ignora seus próprios desejos sempre com intuito de agradar o outro. Dependem do outro para tomar decisões e assumir a responsabilidade de seus atos, não possui iniciativa de nada, não possui projetos próprios, existe aí uma personalidade passiva, uma dependência em excesso e um medo patológico de ser abandonado.

Comumente essas pessoas se submetem as vontades do outro e para que não sejam rejeitados procuram não manifestar suas próprias vontades e desejos. Consideram sempre o outro muito capaz de lidar com o decorrer da vida, os outros são capazes, competentes e ele mesmo se considera incapaz, vulnerável e fraco. Demonstram uma necessidade grande de serem cuidados e se colocam como submissos sempre com medo da rejeição e do abandono.
É bom lembrar que um transtorno de personalidade aparece quando traços de comportamentos e traços emocionais são mal ajustados e inflexíveis, prejudicando assim a pessoa se adaptar as situações da vida em si, o que causa sofrimento ao próprio portador do transtorno como também aos familiares e amigos.

Normalmente essas pessoas mantêm as impressões do passado, de sua juventude, acreditam que tudo dará certo contanto que sua figura forte – o outro – esteja ao seu lado. Não possuem confiança em trilhar qualquer caminho sozinho, pois se veem como impotentes. Acreditam que o mundo é perigoso de um modo exagerado e por isso também se sentem insuficientes e sozinhos para encarar esse mundo.

Em suas relações costumam ser agradáveis e tentam sempre colocar o outro em primeiro lugar. É comum essas pessoas negarem seus sentimentos de limitação. Muito comum por conta desse comportamento de pessoa frágil e submissa serem vítimas de abusos e violência. O relacionamento com o outro é visto pelo portador desse transtorno como algo imprescindível para sua sobrevivência. Estão sempre se mostrando dispostos a dar tudo de si e são carinhosos mesmo que com raiva, pois eles escondem essa raiva, negam sua individualidade e submetem-se a intimidações e abusos sempre com medo descabido do abandono, sempre evitando ao máximo o isolamento.

O outro em si interessa pouco quem seja contanto que exista e esteja ali lhe garantindo sua sobrevivência. Essas pessoas possuem uma necessidade extrema de carinho e precisam da aprovação social a todo o momento, ficam paralisadas quando se sentem sozinhas e precisam de garantias a todo tempo de que não serão abandonadas. Não conseguem guiar suas vidas dependendo sempre que o outro guie, tome a atitude e assuma as responsabilidades.

Não há que se conheça ainda causas biológicas nem genéticas, esse processo parece surgir na própria construção do ser ao longo da vida. Os portadores desse transtorno vão aos extremos para obter apoio dos outros e carinho, vivem com medo de serem abandonados. O foco da psicoterapia nesses casos é orientar a pessoa a ter assertividade em suas ações, desenvolver autonomia, se perceber como pessoa capaz que somos todos, ajudar a se defender de possíveis violências e abusos, o trabalho também é realizado para desenvolver habilidades sociais que o ajudem a viver de melhor maneira, incentivar comportamentos mais saudáveis. A psicoterapia ajuda a estimular a pessoa a seguir seu caminho, expressar suas opiniões de modo assertivo e saber se colocar sem medo de rejeição.

ALINE STTEEL  | [email protected]

You may also like

1 comment

lila 29 de abril de 2016, 17:14h - 17:14

Eu li o texto e conclui que devemos tratar as pessoas com carinho e aquele amor universal, talvez do nosso lado existe alguém sofrendo com esse ou outro tipo de transtorno e agente nem percebe, ainda bem que temos a psicoterapia e profissionais maravilhosos e de confiança para nos ajudar. Aline, são presentes preciosos esses textos que você nos traz para podermos refletir melhor e mudarmos nossas atitudes diante da vida e dos nossos semelhantes e tornarmos pessoas melhores. Obrigada.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996