Casa de Criadores faz 20 anos como um dos eventos de moda autoral mais importantes do país. Lançando os principais estilistas da moda brasileira, a Casa já teve no seu casting nomes como Ronaldo Fraga, Marcelo Sommer, Cavalera e João Pimenta.
Seguindo o calendário de lançamento de coleções, o evento aconteceu entre os dias 8 e 12 de maio na cidade de São Paulo. A Casa surgiu em maio de 1997, quando um grupo de jovens estilistas decidiu, em parceria com o jornalista André Hidalgo, promover um evento para lançar suas novas coleções.
O objetivo principal era o de criar um espaço que permitisse a estes estilistas uma proximidade maior com o mercado da moda brasileira. Desde o começo o foco sempre foi a criação autoral genuína e a revelação de novos talentos que, a partir do evento, tivessem a oportunidade de impulsionar suas carreiras. Dessa iniciativa surgia um evento que se transformou, no decorrer de sua história, na principal e mais visível vitrine da criação da moda brasileira.
Sua 41º edição contou com mais de 20 estilistas. No primeiro dia, Diego Gama montou uma apresentação em parceria com o Brechó Replay e marcou o evento com a representatividade negra. Mesma ideia apresentada por Isaac Silva que também deu destaque à cultura LGBT e ao feminismo.
Projeto Lab conhecido por impulsionar novas marcas dentro da Casa, contou com a apresentação de seis estilistas. Entre elas três estreantes. Destaque para Rafaella Caniello com sua Neriage, que recuperou lonas de caminhões para construir casacos pesados. O jogo de tecidos leves e nobres com a lona resultou em um trabalho incrível e inesperado.
No terceiro dia Diego Favaro cham ou atenção com a mistura das cores análogas vermelho e rosa, trazendo a depressão como tema na coleção SOS.
A Fila, agora com colaboração de Der Metropol, gerou frisson entre os fashionistas. A estreia encerrou o último dia de desfiles e marcou o retorno do estilista ao evento.
“Eu nasci em 1977, então, minhas memórias da Fila são muito formativas”, explica Der Metropol. “Lembro muito das peças de plush, dos plissados e dos moletons”. E estes são apenas alguns dos itens que o estilista recuperou para a collab. “A Fila é uma marca muito minimalista, pautada pela sobriedade, pelas linhas retas, tudo muito rígido”, detalhou.
A nova cara da moda brasileira levanta bandeiras e ganha novo suspiro. Criativo e consciente.
PAULA DUARTE | [email protected]