quarta-feira, 29 de março de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Cena cultural da Costa Verde está movimentada

Cena cultural da Costa Verde está movimentada

Matéria publicada em 13 de outubro de 2016, 13:14 horas

 


Espetáculo ‘Corazón de Payaso’ será apresentado sexta-feira no Teatro Municipal Câmara Torres, em Angra dos Reis

wp-coluna-em-cena-joao-vitor-monteiro-novaes

 

No dia 14 de outubro, às 19h, no Teatro Municipal Câmara Torres, localizado no Centro Cultural Theóphilo Massad (CCTM), Centro de Angra dos Reis, acontecerá o espetáculo “Corazón de Payaso” do grupo de teatro da cidade de Montevideo – Uruguai.

O espetáculo infantil fala sobre cinco palhaços em cena que buscam cinco formas diferentes de se criar uma história. Todas as histórias possuem um ponto em comum: deve ser a mais maravilhosa história a ser contada. O objetivo é conseguir acordos. Porém, acontecem desacordos, incertezas, dúvidas. Em Coração de Palhaço (tradução em português) se misturam o excêntrico e inocente espírito da linguagem do palhaço, com o teatro físico, a contação de histórias, a música ao vivo e as projeções em vídeo. Coração de Palhaço busca deixar em evidência quais são nossos recursos na hora de inventarmos histórias, buscando criar junto ao público um espaço em que vivam a emoção e o humor.

Os ingressos serão vendidos na bilheteria do CCTM a R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia/antecipado).

 

‘Corazón de Payaso’: Espetáculo fala sobre cinco palhaços em cena que buscam cinco formas diferentes de se criar uma história

‘Corazón de Payaso’: Espetáculo fala sobre cinco palhaços em cena que buscam cinco formas diferentes de se criar uma história

 

Novo espetáculo do Grupo Artêros

O grupo angrense de teatro Artêros fará a estreia do seu novo espetáculo “Borra de Café”, que levanta a discussão sobre depressão e suicídio, e traz no elenco Bety Leite, Camila Braz, Gabriele Apolinario, Letícia Mendes, Matheus Assis e Vitória Lopes. A dramaturgia é de Letícia Mendes, que assinará sua primeira dramaturgia e também a trilha sonora do espetáculo. Já a direção ficou por conta de Ramon Souza.

A história fala sobre personagens que chegaram à linha final de suas vidas e vivem um paradoxo em busca da redenção, tentando desesperadamente saírem do local onde se encontram e recuperarem os fragmentos que se perderam no caminho, onde nessa busca sentimentos vão sendo revelados. Com canções autorais e inéditas do grupo, o espetáculo mescla teatro, dança, música e performances.

O texto é bastante poético trazendo canções inéditas, poemas, desabafos, simbologias e metáforas para elucidar o universo de “Borra de Café”.

– As doenças da mente têm tomado conta da nossa sociedade, que se encontra a caminho de um colapso emocional. Escrevi o texto em uma dessas noites insones, que a gente fica pensando na vida, na morte e em como a fragilidade dos sentimentos pode nos confundir. Essa peça não é uma peça de morte, mas uma peça de vida, de um assunto que só aborda quem está vivo. Eu quis falar de forma contemporânea e lúdica do analfabetismo afetivo que vivemos diariamente. É disso que Borra fala. Vale conferir – afirma a autora e atriz Letícia Mendes.

A peça será apresentada nos dias 15 e 16 de outubro, respectivamente às 20h e 18h, no Centro.

 

‘Borra de Café’: Espetáculo mescla teatro, dança, música e performances

‘Borra de Café’: Espetáculo mescla teatro, dança, música e performances

 

Oficinas gratuitas no Sesc Paraty

No período de 13 a 17 de dezembro, acontecerá em Paraty quatro workshops abertos e gratuitos, com a atriz Iben Nagel Rasmussen, da companhia Odin Theatre e seu grupo transcultural “A ponte dos ventos”, no Sesc Paraty.

Serão três turmas da oficina “Treinamento físico e vocal” que abordará a pesquisa a respeito do treinamento que o grupo Ponte dos Ventos desenvolve há 27 anos. Terá como foco os quatro tipos de exercícios físicos para o trabalho do ator/atriz com as diferentes qualidades de energia, que são: a Dança dos Ventos, o Samurai, a Energia Lenta e Energia com a Resistência.

A quarta oficina será “Um palhaço andando no mundo” que abordará as ações físicas, a mímica e posturas grotescas como ferramentas para aprimorar o palhaço interior. Cada participante deverá trazer um objeto que esteja interessado em explorar, um instrumento musical e figurinos que serão usados pelo palhaço.

Cada participante poderá se inscrever apenas em um dos cursos. Todos os cursos serão ministrados pelos atores do Ponte dos Ventos, e ocorrerão em horário integral das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h.

As inscrições estão sendo realizadas através do e-mail (inscricoes.ccsp@sesc.com.br), onde os interessados devem enviar breve currículo e carta de intenção, até o dia 14 de outubro, com o assunto do e-mail: “Inscrição A Ponte dos Ventos” e o nome do curso de interesse.

 

JOÃO VITOR MONTEIRO NOVAES  | joao.vitor@diariodovale.com.br

Untitled Document