Crises

by Diário do Vale

wp-coluna-contos-e-cronicas-alexandre-correa-lima

O Brasil está no meio de uma crise econômica severa, e que talvez ainda demore um pouco para passar. Está também atravessando uma crise política aguda. Talvez uma crise moral também.
Na Europa a coisa anda grega e a crise está na pauta do dia a quase cinco anos.
Os Estados Unidos estão saindo de uma e a Venezuela entrando em mais uma.
Ninguém gosta de crises, e fosse possível escolher, certamente não as teríamos. Mas crises existem, sempre existirão e é preciso encará-las de frente, sem pavor histérico nem omissão negligente.
As crises fazem parte da vida dos países, das empresas, dos casais e das instituições.
Primeiramente é preciso certo distanciamento para contextualizar melhor as crises. É impossível que a trajetória de uma empresa, pessoa ou nação se desenvolva sempre de maneira linear ou como uma reta ascendente em que tudo segue sempre a mesma tendência. Não é assim que a vida nem a economia funcionam. Na maioria quase absoluta dos casos, essas trajetórias se assemelham mais com os altos e baixos de montanha russa ou com as curvas de uma estrada. Nada cresce indefinidamente sem experimentar alguma forma de revés. Os ciclos fazem parte da trajetória natural desses entes e é preciso encarar isso com naturalidade. Olhando em perspectiva, a crise pode ser apenas a antessala de um momento melhor. O arco íris que se revela após a tempestade.
Esse é o grande segredo das instituições e das pessoas verdadeiramente vencedoras. Elas usam as crises como trampolim para saltos ainda maiores. Veja o exemplo do Japão, que a despeito de todas as tragédias, geológicas ou bélicas, que possa ter vivido sempre conseguiu um meio de sair mais forte de todas elas.
A crise pode representar tanto a morte quanto o renascimento. E um desfecho ou outro depende muito de como você a encara e qual a sua atitude em relação a ela.
Se bem aproveitada, crises proporcionam o ambiente adequado para ajustes importantes, para reflexão e aperfeiçoamentos. É a crise que te tira da zona de conforto e te obriga a pensar formas de fazer mais, melhor ou diferente.
Então, se você ou sua empresa estiverem passando por uma crise, aproveite para refletir, evoluir e corrigir o que não está dando certo.
A crise um dia vai passar (todas as crises passam), e quando isso acontecer é possível sair dela mais forte e preparado para enfrentar os desafios que farão de você uma pessoa mais forte, sábia, resiliente e vencedora.

Alexandre Correa Lima | [email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996