Cuide bem do seu bichinho de estimação

by Diário do Vale

5 - wp-coluna-animal-glayce-cassaro-pereira

 
“O Carnaval acabou! E o ano só começa agora?”. Essa é uma frase muito conhecida por todos, de que o ano realmente só começa depois do Carnaval, e por incrível que pareça muitas pessoas levam essa frase ao pé da letra.

Desde o Natal o brasileiro vai levando a vida “na barriga” e no clima de festa até que passe o Carnaval e aí sim a galera pega o pique e volta com toda a disposição para encarar mais um ano de trabalho e de estudos. Mas e nossos bichinhos? Que tal o ano começar para eles também? Como? Que tal começar colocando alguns cuidados básicos em dia?

– Saúde: Para começar, que tal uma visitinha ao médico veterinário para um check up do seu bichinho? Esse tipo de check up serve para avaliar o estado geral dele, onde inclui exames de sangue, fezes e urina. O médico veterinário verifica se a vacinação está em dia, assim como a vermifugação e o controle de ectoparasitos (carrapatos e pulgas). Exames físicos também devem ser realizados, objetivando avaliar, coração, pulmão, olhos, dentes, entre outros.
E que tal voltar com algum tratamento que foi parado nesse período de festas? Um exemplo muito comum de acontecer é o controle de obesidade, que no período de festas é muito comum ser interrompido.
Não se esqueça, essas são medidas preventivas que valem a vida do seu bicho de estimação.

– Abrigo: Fora o check up do seu animalzinho, é uma boa hora também para dar uma atenção ao local onde seu amiguinho passa uma boa parte do tempo. Como anda o estado da casinha, caminha, ou paninho do seu amigo? Ela está em boas condições para protegê-lo do frio, calor, sol ou chuva?
Se o seu bicho de estimação puder ficar dentro de casa, melhor, mas caso contrário, providencie uma caminha ou almofadão para ele ficar confortável e lembre-se de sair com ele ou deixar um acesso ao pátio para que ele possa fazer suas necessidades.
Se ele ficar no pátio, certifique-se de que ele não consiga ir para a rua, pois lá ele corre diversos riscos como atropelamento, maus tratos, brigas e envenenamento. Ele deve ter uma casinha que proporcione conforto térmico tanto no verão quanto no inverno. No verão, o ideal é posicionar a casinha onde tenha sombra; no inverno, não esqueça de providenciar uns paninhos ou cobertores para ele se aquecer.
Muito importante é manter o local sempre limpo, livre de pulgas e restos de fezes.

– Comida e água: você já parou para olhar o estado da vasilhinha do seu bichinho? Essa é uma boa época para trocá-la caso a vasilhinha não consiga manter a água limpa, livre de sujeiras e lodo. A água deve ser trocada diariamente e o pote limpo. Nos dias mais quentes, redobre a atenção para não faltar água para seu bichinho.
Quanto à alimentação, que tal começar o ano com bons hábitos? Este cuidado é o básico do básico, mas pode crer que muitas pessoas não alimentam corretamente seu pet. O melhor tipo de comida para ele é a ração, pois ela possui os nutrientes que ele necessita. Quem alimenta seus animais com comida deve ter muito cuidado, pois eles podem desenvolver vários problemas relacionados ao excesso de sal e gordura.

– Identificação: Logo que você adota um bicho de estimação, já deveria providenciar uma coleira com uma plaquinha de identificação, trazendo o nome dele e um telefone para contato. Mas se você ainda não o fez, que tal providenciar agora?! Nunca imaginamos que nosso bichinho vá escapar ou se perder, mas isso acontece muito e a preocupação e a tristeza da perda podem ser evitadas facilmente com essa atitude preventiva.

– Telas: E aquela tela que está para ser colocada nas janelas faz tempo? Que tal colocar isso em prática agora? Se você mora em apartamento, a instalação de telas é fundamental para proteger seu animalzinho. Gatos, embora sejam muito hábeis, podem pegar no sono e cair dos lugares altos, sofrendo fraturas ou até morrendo.

– Passeios: E que tal se programar para colocar aquela atividade física sua em prática, e que tal fazer essa atividade junto com seu amiguinho? Caminhada é um bom exercício para sua saúde e para os cães que tem muita energia para brincar e gastar, além do espírito explorador. Passear com eles diminui a ansiedade e é um exercício de liderança. Procure fazer um passeio diário, mesmo que seja uma volta no quarteirão. O animal deve passear sempre com coleira e guia. Se ele demonstra agressividade com estranhos, o ideal é que use uma focinheira para evitar riscos desnecessários.
Não esqueça de sair sempre com uma sacolinha para recolher o cocô. É muita falta de consideração com as outras pessoas e com o ambiente deixar as fezes do seu animal de estimação largadas pela rua.

– Castração: e o assunto castração? Que tal colocar em prática essa ideia? Já falamos anteriormente sobre esse assunto e vimos que é uma opção que trás inúmeros benefícios.
Uma das maiores demonstrações de amor pelo animal é garantir que ele seja castrado o mais cedo possível – a cirurgia é segura após os quatro meses de idade. A castração evita que as fêmeas entrem no cio, diminuindo muito as chances de elas desenvolverem tumores mamários e infecções uterinas. Para os machos, a cirurgia reduz a agressividade e a necessidade de marcar território com o xixi, além de evitar que fujam atrás de fêmeas no cio.
Com a cirurgia, você vai preservar a saúde do seu animal de estimação e evitar a superpopulação de animais, já que apenas uma cadela e seus descendentes podem originar mais de 60 mil novos cãezinhos em poucos anos. Você não gostaria de ser responsável por todos esses animais, não é? Então evite as ninhadas através da castração do seu bichinho.

Lembre-se, ter um animal de estimação é muito mais do que prover água, comida e uma casinha: é desenvolver uma relação de amor e companheirismo.

Os cães e os gatos trazem felicidade e carinho para quem cuida deles, pedindo muito pouco em troca: apenas amor e atenção!

Precisa-se de um lar

Esta é a Pérola, uma vira-lata que está disponível para doação. Ela é castrada e está vacinada, tem um ano de idade, é de porte médio, dócil e calma. Quem será que irá lhe dar um novo lar, muito amor e carinho?
foto 2

Cantinho do leitor

O Bilu tem um ano e meio e foi adotado com dois meses pela Cláudia Hilário. Ele é um fofo concordam?
foto 3 foto 4

Quer ver o seu bichinho de estimação aqui também? Basta enviar uma foto dele para o e-mail ([email protected]). Sugestões e dúvidas também são bem vindas.

 

GLAYCE CASSARO PEREIRA | [email protected]

You may also like

1 comment

Claudia Hilario 15 de fevereiro de 2016, 08:22h - 08:22

Adorei a matéria e adorei ver a foto do meu au au o Bilu no jornal. Obrigada pelo carinho. Parabéns!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996