Dilma, o ‘vento estocado’ e a Jornada nas Estrelas

by Diário do Vale

wp-coluna-espaco-aberto-jorge-calife

As gafes e os pronunciamentos da presidente Dilma Rousseff já viraram piada há muito tempo. Atualmente está fazendo sucesso no YouTube e no WhatsApp um vídeo onde a tripulação da nave Enterprise, de “Jornada nas Estrelas”, assiste, perplexa, ao pronunciamento da presidente sobre o “vento estocado” nas Nações Unidas. O vídeo foi feito por uma fã de Star Trek que juntou imagens do antigo seriado dos anos 60 com  o vídeo do discurso na ONU. Tem um outro com os personagens de “Guerra nas Estrelas”, mas o da Jornada é o mais interessante.
No YouTube é só uma brincadeira. A tripulação da Enterprise vive no século XXIII, onde é poupada dos discursos da Dilma. Mas dá para imaginar a reação dos jornalistas do mundo inteiro que ouviram aquela bobagem durante a entrevista coletiva na ONU. Lula, o mentor e antecessor de Dilma, gostava de demonstrar sua ignorância publicamente, por acreditar que isso criava uma empatia com o povo. É a ideia de que um povo ignorante vai se identificar com um presidente ignorante. Foi assim em 2008, quando Lula anunciou que as agências avaliadoras de risco tinham aumentado o grau do Brasil e se desculpou dizendo: “Eu não sei o que é isso, mas é bom para o Brasil”. Será que não tinha ninguém no Ministério da Fazenda para explicar para ele?
Dilma, ao contrário de Lula, não posa de ignorante. Ela tenta parecer muito inteligente e acaba se atrapalhando com as palavras. Como no caso do discurso do “vento estocado”. Vejam bem, nenhum presidente ou primeiro ministro é obrigado a entender de ciência e tecnologia. Mas eles têm a obrigação de se cercarem de consultores e assessores que expliquem tudo isso para eles, evitando que falem bobagem como a Dilma na ONU. Nos Estados Unidos existe a figura do consultor de ciências da Casa Branca que coloca o presidente norte-americano a par dos últimos desenvolvimentos científicos e tecnológicos. Assim, quando o presidente dos Estados Unidos faz um discurso sobre o assunto ele já foi muito bem preparado e instruído.

Para entender

O capitão Kirk e o senhor Spock não entenderam bem o que a Dilma queria dizer. Eu explico para vocês. A presidente da República estava tentando mostrar a vantagem do sistema brasileiro de energia de fontes hidrelétricas sobre os sistemas alternativos de energia solar. A energia hídrica pode ser estocada nas represas, onde fica sob a forma de energia potencial, que vira energia elétrica ao mover as turbinas. Já o vento e a energia solar não poderiam ser estocados e não seriam tão confiáveis quanto a energia dos rios.
Se fosse um pouquinho mais bem informada a presidente petista não teria falado besteira. Na verdade existem sim, meios tecnológicos para estocar a energia de fontes eólicas. Um deles esta sendo testado na Universidade de Birminghan, na Inglaterra, e usa ar liquefeito para armazenar a energia que vem das hélices. Um dos principais responsáveis pela pesquisa, o cientista Richard Williams, esteve em São Paulo, recentemente, fazendo uma palestra na Fapesp, como noticiou a revista Fórum. O Brasil tinha vários projetos de utilização de energias renováveis que foram esquecidos depois que o governo “Lulalá” anunciou a descoberta das reservas do pré-sal.
Com o pré-sal o PT prometeu o paraíso. O Brasil ia virar um grande produtor de petróleo, ia ter emprego para todo mundo nas refinarias e plataformas da Petrobrás. Os governos aqui da região discutiam a partilha dos royalties do Petróleo. E não foi há muito tempo não. A euforia do pré-sal aconteceu há três, quatro anos atrás. Antes da reeleição da Dilma, antes do escândalo da Petrobrás, antes de o Brasil passar subitamente de um país rico, que fazia obras em Cuba, na Venezuela e na Bolívia, para o país em crise, rebaixado pelas agências de risco e desmoralizado de hoje em dia.
E para nós só resta rir dos vídeos criados pela turma do YouTube. Portanto, fiquem com a Dilma, o vento estocado e a tripulação da nave Enterprise.
Confira o vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=6xv-5td8_NA)

Enterprise: Tripulação tenta entender discurso de Dilma (Foto: Divulgação)

Enterprise: Tripulação tenta entender discurso de Dilma (Foto: Divulgação)

 

JORGE LUIZ CALIFE | [email protected]

You may also like

10 comments

Da Roça 25 de outubro de 2015, 17:14h - 17:14

Caro Calife, não se pode falar mal do PT por aqui…A nossa Excelentíssima Senhora Presidenta ou Presidente, representa exatamente a cultura da maioria dos cidadãos em nossa região. Falar dela ou do Lula é falar de seus eleitores, que infelizmente são muitos.

Odeio simplistas 25 de outubro de 2015, 20:45h - 20:45

Ô bobalhão! Deixa de ser puxa saco, cara.

ricardo 25 de outubro de 2015, 21:54h - 21:54

Falar mal ele pode tanto que até tá falando, vivemos numa democracia. A questão é : Porque falar só do PT, se a corrupção e roubalheira é generalizada ? Será porque é o PT que tá no governo ? Fica a impressão que foi a Dilma e o Lula que inventaram a corrupção e todos nós sabemos que não é bem assim. Os partidos que mais tem políticos envolvidos na lava-jato é o PP, PMDB e não o PT. O PMDB do Sarney ( aquele que mandou invadir a CSN e matar trabalhador ), talvez seja o partido mais corrupto que está aí, ele já praticava desmandos muito antes do PT existir. e porque não falar dele ? Porque não falar do Cunha, do Collor, do FHC, do Aécio, da turma que roubaram e afundaram nosso país com as privatizações e entregando-o ao FMI.

Rodolfo Dias 26 de outubro de 2015, 12:35h - 12:35

Coxinha “Da Roça”, vamos ver se o cara vai ter coragem de escrever sobre o último livro de FHC, em que este confessa que foi alertado dos escândalos da Petrobras em 1996. Entendeu, Coxinha? 1996! E ninguém foi investigado, ninguém foi preso… diferentemente de agora.
Acorda… vão ter que espernear até 2018, para ver Dilma fora do Planalto…
A verdade fere às vezes, né não?

ricardo 23 de outubro de 2015, 23:49h - 23:49

E ainda fala que os PETISTAS é que tem ódio no coração.

Odeio simplistas 23 de outubro de 2015, 15:17h - 15:17

Esse caduco só escreve bobagens. Deve ser a falta do que fazer na metropolitana Pinheiral.

Al Fatah 26 de outubro de 2015, 08:01h - 08:01

Vc perde toda a tua pretensa credibilidade quando ofende o interlocutor. Ele segue uma linha de raciocínio, quer vc concorde ou não com ela. Já vc se limita a agredir o cara que, estando certo ou não, é MUITO mais culto que vc e, além de culto, demonstra ter EDUCAÇÃO, aquela que se aprende com os tutores…

Coxinha de cidade-operária 26 de outubro de 2015, 12:53h - 12:53

Hoje em dia, qualquer acumulador de conhecimentos de almanaque pode posar de “culto”, e escrever em jornal, tipo esse Califa.

Coxinha-de-cidade-operária 23 de outubro de 2015, 11:51h - 11:51

A presidenta falava em improviso e disse algo como “não se conseguiu ainda tecnologia para estocar o vento”. Conceitualmente, não há nada errado. Milhões de dólares já foram investidos em pesquisas nesse sentido.
O semanário Public Power Weekly, da America Power Association, de 6 de fevereiro de 2012, traz o artigo “Iowa compressed air storage fails, but leaves some lessons, hopes for future bulk energy storage”, em que aborda essa questão.
Mais uma vez o Donald Trump do brejo, quando sai das imensidões astrais ou dos obscuros recantos de Piraí, para tentar falar de política, dá nisso…

ricardo 23 de outubro de 2015, 09:51h - 09:51

Os coxinha que leram o livro A PRIVATARIA TUCANA do autor Amaury Ribeiro Jr., talvez tenham dito que o livro é uma inverdade e financiado pela esquerda. O que diriam do livro recente lançado por Fernando Henrique Cardoso onde ele diz que a roubalheira e corrupção na Petrobrás já existia desde 1986, na sua gestão e tendo conhecimento não tomou nenhuma providencia. E aí coxinhas, no livro FHC disse uma coisa que todo mundo já sabia, que ele foi pressionado para nomear ladrões no governo, faltou ele dar os nomes porque muito deles estão solto por aí ainda fazendo estragos.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996