Estação espacial será tripulada por camundongos

by Diário do Vale

wp-cabeca-ciencia

A agência espacial americana Nasa quer construir uma estação espacial tripulada por camundongos. Equipada com gravidade simulada a nave será colocada em órbita da Lua e os ratos poderão se reproduzir a bordo. O objetivo da experiência é verificar se a baixa gravidade de Marte e a alta radiação têm efeitos nocivos sobre a reprodução dos mamíferos. Um conhecimento fundamental para o estabelecimento de uma futura colônia humana no planeta vermelho.

Testes com ratos têm sido feitos a bordo da Estação Espacial Internacional e em pequenos satélites. Com a estação espacial Micehab a pesquisa vai avançar para o futuro. Como a Nasa adora siglas Micehab que dizer Colônia Independente Multigeração para Habitação Extraterrestre. A Micehab será lançada ao espaço pelo super foguete SLS e colocada em órbita perto da Lua, na próxima década.

Chegando a sua órbita final a espaçonave cilíndrica se dividirá em duas partes unidas por uma treliça metálica. Retrofoguetes serão disparados e a estrutura começará a girar no espaço produzindo uma gravidade artificial, igual a de Marte, pelo efeito da força centrífuga. Dentro da cápsula cilíndrica estarão as gaiolas com os ratos, que serão vigiados por câmeras de TV e cuidados por robôs.

Os robôs farão a limpeza das gaiolas e cuidarão para que os ratos tenham um suprimento de comida e água. Os camundongos serão de uma espécie conhecida como C57BL/6J que já participou de missões de ônibus espacial e de estudos a bordo do satélite artificial Bion M-1. Eles se reproduzem bastante, possuem uma vida longa e tem baixa vulnerabilidade a tumores induzidos por radiação. Em uma pesquisa feita a bordo do satélite russo Cosmos 1129 os ratos não conseguiram ter filhotes devido aos baixos níveis do hormônio estrogênio, provocados pela ausência de gravidade.

A bordo

A bordo da Micehab a gravidade será igual a da superfície de Marte, ou seja, 1/3 menor do que a da Terra. A estação giratória dos ratos ficará perto de uma outra estação espacial, tripulada por seres humanos. O Habitat Humano Cislunar. Os astronautas que tripularem essa estação ficarão encarregados de visitar a instalação dos ratos periodicamente, usando a cápsula espacial Orion para ir de uma instalação para outra. Eles farão a retirada dos camundongos que morrerem e trarão outros vivos, para exames na Terra.

A ideia de usar a força centrífuga da rotação para produzir uma sensação de peso no espaço vem sendo proposta desde a década de 1950. Mas nunca foi testada no espaço. O motivo é que os astronautas humanos de adaptam bem a vida em gravidade zero. E uma espaçonave giratória é mais pesada e difícil de construir. Na pesquisa com os ratos a gravidade é fundamental para testar as condições que os colonizadores humanos terão que enfrentar no planeta Marte.

Alguns estudos de laboratório sugerem que a radiação cósmica e a baixa gravidade poderiam causar danos aos bebês concebidos no espaço. O que criaria um sério problema para o estabelecimento de uma colônia humana em Marte. Se o estudo com os ratos mostrar que isso é verdade os seres humanos só poderão viver no espaço a bordo de naves que girem para produzir uma gravidade semelhante a da Terra. E sejam blindadas contra a radiação cósmica.

Além de estudar a reprodução dos mamíferos a Micehab será importante para pesquisa de sistemas robóticos para futuras missões ao espaço profundo.  Os robôs que cuidarão dos ratinhos serão protótipos dos sistemas cibernéticos destinados a consertar e manter as naves espaciais do futuro.

 Pesquisa: Ratos vão se reproduzir no espaço


Pesquisa: Ratos vão se reproduzir no espaço

RatoMarte3

 Projeto: Nave será lançada pelo foguete SLS


Projeto: Nave será lançada pelo foguete SLS

 

 

JORGE LUIZ CALIFE | [email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996