Exercite seu cérebro e treine sua memória

by Diário do Vale

wp-coluna-um-papo-com-a-vida-aline-stteel
Nosso cérebro é um grande arquivo de informações que com 86 bilhões de neurônios captam, armazenam, transmitem e resgatam a todo momento os estímulos que recebemos ao nosso redor. A memória e o raciocínio dependem dos neurônios. Assim que amanhece o dia, nosso relógio biológico entra em alerta e a adrenalina é liberada, favorecendo assim a atenção e a concentração. Nosso corpo é realmente perfeito, assim, por volta de umas dez horas da manhã, além da adrenalina é enviado também o cortisol, que acelera o metabolismo e nos deixa prontos e com energia para o dia. Ao fim da tarde essas substâncias são gradualmente diminuídas pois já chega a hora de desacelerar e o nosso corpo entende isso.
O processo de memória envolve as seguintes fases: a atenção, que é essencial para dar início ao processo de memorização. A segunda fase é a compreensão, ou seja, realizar as conexões das informações recebidas, por isso para aprender de fato, apenas decorar não funciona. Na terceira fase que é do armazenamento é importante ter consciência que sempre existirá muito mais informação, do que o cérebro consegue armazenar, ou seja, hoje em dia, muitas pessoas preocupam-se e afirmam estarem com a memória fraca e não se lembram de tudo, enfim, saiba que é normal, nosso cérebro está em um momento de adaptação a essa enorme quantidade de estímulos ao mesmo tempo. Já reparou? Você lê o jornal com a TV ligada e com a internet respondendo aos e-mails, ou grupos do WhatsApp ou em redes sociais, ou seja, quer fazer e muitas vezes faz muitas coisas ao mesmo tempo, recebendo e transmitindo milhares de informações ao cérebro e nesse processo muito rápido, ele tem que filtrar o que é realmente importante e o que é irrelevante.
A última fase é a da recuperação, cheiro, cor, sons remetem ao que precisamos lembrar e facilitam esses processos de recuperar o que está armazenado. Todos nós podemos exercitar o cérebro e otimizar os processos de memorização e aprendizagem. Todas as habilidades mentais se complementam e daí a importância de estarmos sempre aprendendo novas coisas e exercitando toda essa parte de nosso corpo.
Para a memória, experimente guardar compromissos e horários, assim como alguns telefones na cabeça. Procure em um ambiente reparar, por exemplo, como as pessoas estão vestidas e logo após puxar na memória as combinações das roupas. Exercite ao máximo, aprenda novas línguas, deixe a criatividade fluir, aprenda sempre algo novo. Seja aprender a cantar ou tocar um instrumento ou fazer velas decorativas, qualquer atividade é válida e muito útil para manter a mente ativa.
Procure trabalhar também a sua criatividade, experimente novas combinações das roupas em seu armário, escreva algumas histórias, crie letras de músicas, volte a ser criança e jogue com seus amigos experimentando sempre jogos de estratégias. Para treinar o raciocínio faça contas de cabeça, habitue-se a não depender da máquina de calcular pois você tem uma muito mais potente dentro de você. Esportes e trabalhos em equipe também ajudam a desenvolver esse lado do raciocínio e a reagir com rapidez.
Fazer anotações mentais dos tópicos mais importantes de uma palestra ou um filme ou um documentário, pode lhe ajudar a melhorar bastante sua concentração. Já experimentou tomar banho e se vestir no escuro? Pode ser engraçado, mas isso pode aumentar sua noção espacial e seu senso de localização. Também é eficiente de vez em quando se localizar e percorrer mentalmente o caminho até sua casa, por exemplo, ou vá mentalmente percorrendo as ruas até chegar em um determinado lugar que escolher.
Diante de todas essas possibilidades acima, o maior e melhor exercício é ainda e sempre a interação social, além de prevenir a depressão e outras doenças, a interação social, o papo entre amigos, a conversa de padaria, o bate papo com o vizinho e estar sempre fazendo novas amizades contribui para todo o processo de memorização, aprendizagem de novos conteúdos e é garantia de manter sua saúde física e mental de uma forma que pode ser muito agradável e motivadora!

 

ALINE STTEEL  | [email protected]

You may also like

1 comment

ÊTA POVINHO 9 de outubro de 2015, 19:14h - 19:14

“Para a memória, experimente guardar compromissos e horários, assim como alguns telefones na cabeça.”

Gostei desta dica. E quem sabe os eleitores corruptos se exercitem guardando os corruptos na cabeça para se lembrarem em 02/10/16 não repetirem os votos nos mesmos corruptos.

Quem sabe os 95 mil eleitores corruptos de VR mudam.

Quem sabe os 44 mil eleitores QUE FICARAM EM CIMA DO MURO se lembrem dos corruptos a ajudam a trocar os mesmos politiqueiros?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996