domingo, 24 de junho de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Hoje é Dia Mundial do Desenhista

Hoje é Dia Mundial do Desenhista

Matéria publicada em 15 de abril de 2018, 07:00 horas

 


wp-coluna-mario-sergio-600x180

Túnel
Do Tempo

*A insulina se torna disponível para uso em larga escala por pacientes que sofrem de diabetes (1923).
*Douglas Fairbanks, Mary Pickford e Norma e Constance Talmadge se tornam as primeiras celebridades a deixarem a marca de seus pés no cimento da calçada da fama em Hollywood (1927).
*No Brasil, Juscelino Kubitschek é nomeado prefeito de Belo Horizonte (1940).
*O primeiro restaurante da rede Mc Donald’s é inaugurado em Des Plaines (Illinois) (1955).
*O ditador cubano Fidel Castro visita os Estados Unidos pela primeira vez depois da revolução (1959).
*Castelo Branco é eleito e empossado presidente pelo Congresso brasileiro com 361 votos, 72 abstenções e 37 ausências (1964).
*O Pacote de Abril impõe, no Brasil, eleição indireta para governadores e nomeação de 1/3 do Senado (1977).
*Morre Jean-Paul Sartre, filósofo e escritor francês (1980).
*Inauguração da Disneylândia de Tóquio (1983).
*Início de recadastramento de eleitores no Brasil (1986).
*Na maior enchente do rio Paraguai até então, 95% do Pantanal Matogrossense é alagado (1988).
*O governo Sarney começa a autorizar violações do congelamento de preços do Plano Verão (1989).
*Morre Greta Garbo, atriz sueca (1990).
*Liberado pelo presidente Collor o uso de cartões de crédito brasileiros no exterior (1991).
*O sociólogo Darcy Ribeiro é empossado na Cadeira nº 11 da Academia Brasileira de Letras (1993).
*Um Boeing 767-200 da Air China, bate contra uma colina durante chuva torrencial e neblina perto de Puysan, Coréia do Sul, mantando 128 pessoas (2002).

Zig – Zag

*Hoje: Dia Mundial do Desenhista, Dia Nacional da Conservação do Solo (Brasil).
*Os brasileiros têm tido cada vez mais problemas com a voz.
*Segundo os dados disponibilizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o país é o segundo no mundo a possuir casos de câncer na laringe.
*Dos 15 mil casos existentes no país, 8 mil são fatais, apesar de as chances de cura superarem 90%, se o câncer de laringe for detectado precocemente.
*Atentos ao índice e à realidade do Brasil, os alunos do curso de Medicina do UniFOA, da Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia, farão um evento para avaliar e conscientizar a população sobre os cuidados da voz.
*A triagem gratuita irá acontecer no dia 16 de abril, das 9h às 16h, na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) localizada no campus Olezio e será aberto ao público.
*De acordo com a acadêmica Bárbara Garbois, a campanha tem como intuito alcançar pessoas que já tenham alguma queixa relacionada à voz como, por exemplo, alterações no timbre, tosse frequente, pigarro ou rouquidão.
*“Pessoas que exigem mais da voz para trabalhar, como os professores e cantores, precisam de orientação frequente quanto à preservação”, salientou a aluna.
*Aliás, o município de Volta Redonda participará da campanha nacional de vacinação contra influenza disponibilizando as doses nas 44 unidades da Atenção Básica e na Policlínica da Melhor Idade, que funciona no bairro Jardim Paraíba.
*A campanha começa na terça-feira, dia 23 e abril, e vai até 30 de maio, sendo o sábado, dia 12 de maio, o Dia D de Vacinação.
*O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, afirma que o objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população.
*A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e a transmissão ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções.
*O contágio é muito elevado em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semi-fechados.
*A transmissão também é elevada em aviões, navios e outros meios de transporte coletivo.

Sala
Vip

*Hoje em Volta Redonda acontece uma ação super importante: o evento Descarte Solidário de Lixo Eletrônico, na Praça Sávio Gama, no Aterrado, em frente ao Palácio 17 de Julho. *A realização é do Rotary Club, com apoio da prefeitura de Volta Redonda.
*Os descartes podem ser feitos de 9h às 15h.
*O presidente do Rotary Club de Volta Redonda, Anderson Ferreira de Oliveira, explicou que os aparelhos serão vendidos para empresas especializadas e os recursos serão enviados para entidades sociais.
*“É importante fazer o desgaste correto desses materiais.
*Muitas pessoas guardam isso em casa por anos e depois o material é descartado com lixo comum.”, disse.
*Serão recolhidos aparelhos de TV, fogões, geladeiras, monitores de computador, pilhas, mouses, teclados, impressoras, celulares, baterias, carregadores e outros aparelhos eletrônicos.
*O prefeito Samuca Silva destacou a importância do descarte correto de lixo eletrônico.
*“Esse é um evento que será repetido outras vezes. *Descartando de maneira correta os aparelhos eletrônicos, além de preservar o meio ambiente, a gente permite a reutilização do material, contribuindo para capacitação de profissionais, geração de emprego e renda”, comentou.
*Aniversariantes do dia: Aniello D Amato Filho; Ingrid Paula Moreira; Marcelo Fontes Teixeira; Aida Goulart Teixeira; Hildimila Bruno; Cléria Vaz Caetano; Isadora Guimarães; Valéria Bernardini; Isadora Guimarães; Aniello Damato Filho.

Mamão
Com Açúcar

*Roteiro gastronômico: Hotel Bela Vista, Bistrô Casa Antiga, Fritz Cervejaria Artesanal, Di Duarte Caffé e Bistrô, Vitória Restaurante & Choperia; Relicário Bistrô; Bakmak, Bacco’s Bar e Choperia, Virada’s do Largo, Fábrica de Sabores (Madrigal), Toca do Pintado, Barão, Matos Restaurante, Escritório do Chef, Brasador Steakhouse, Zen Sushi Restaurante, Mix Grill, Gugas; Espaço MZ.
*À tarde: Brasil Itália Casa de Massas.
*Em Resende: Fritz Cervejaria Artesanal (Espaço Casa).
*Em Penedo: Enoteca Serrana, Jardim Secreto, Rei das Trutas.

 

MARIO SÉRGIO| mariosergio@diariodovale.com.br

 

Untitled Document