sábado, 16 de dezembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / II Encontro dos estudantes secundaristas de Angra dos Reis

II Encontro dos estudantes secundaristas de Angra dos Reis

Matéria publicada em 28 de junho de 2017, 09:00 horas

 


wp-coluna-em-cena-joao-vitor-monteiro-novaes

Após a realização da 1ª edição do Encontro dos Estudantes Secundaristas, em Dezembro de 2016, os professores de Artes da Rede Estadual de Ensino Caroline Barbosa e João Vitor Novaes, realizam a partir de amanhã, dia 29, a segunda edição do evento.
Mais de 100 estudantes dos Colégios Estaduais Honório Lima (Centro), Antônio Dias Lima (Frade) e Brigadeiro Nóbrega (Vila do Abraão – Ilha Grande) experimentarão um “aulão” de teatro e também apreciarão a apresentação da peça “Fala (!) substantivo feminino”, que foi o resultado de uma oficina desenvolvida pelos mesmos professores no segundo semestre de 2016.
Com total apoio das direções das escolas os realizadores acreditam ser uma oportunidade única desses estudantes saírem dos muros do colégio e conhecerem por dentro a estrutura do único teatro no município de Angra. Conhecendo todo o equipamento físico: camarim, história do espaço, salas de aula e finalmente o palco com todo seu recurso cênico.

O Encontro – Datas e organização

29/06/2017
15h às 18h – Aulão com os estudantes dos colégios Brigadeiro Nóbrega e Honório Lima
19h – Apresentação do espetáculo “Fala (!) substantivo feminino” – Grupo Athos
30/06/2017
14h às 17h – Aulão com os estudantes dos colégios Honório Lima e Antônio Dias Lima
18h – Apresentação gratuita para estudantes de escola pública.
19h – Apresentação do espetáculo “Fala (!) substantivo feminino” – Grupo Athos

 Espetáculo surgiu a partir de uma oficina de teatro ofertada ano passado no teatro da cidade para mais de 30 alunos

Espetáculo surgiu a partir de uma oficina de teatro ofertada ano passado no teatro da cidade para mais de 30 alunos
(Foto: Divulgação)

Nos dias 29 e 30 de junho o palco do Teatro Municipal Drº Câmara Torres, localizado no Centro Cultural Theóphilo Massad – CCTM, centro de Angra dos Reis, irá receber o espetáculo “Fala (!) substantivo feminino” do Coletivo Athos.
O espetáculo surgiu a partir de uma oficina de teatro ofertada ano passado no teatro da cidade para mais de 30 alunos das mais distintas faixas etárias (14 a 50 anos). A partir de um mergulho teatral os atores puderam investigar a relação do corpo e da voz em uma cena de teatral, passando pela descoberta das partituras físicas individuais e coletivas, além de jogos dramáticos e monólogos dos mais diversos gêneros teatrais.
A decisão de promover a oficina partiu do ator João Vitor Novaes, angrense, e da atriz Caroline Barbosa, residente a um ano na cidade, que junto dos jovens artistas da cidade, sentiram a necessidade de experimentar muito do que aprenderam nos seus grupos de teatro e também na UNIRIO onde se formaram juntos.
O ator e também diretor da peça relembra: “Planejamos encontros onde o corpo também pudesse falar; onde cada integrante tivesse o seu lugar de descoberta enquanto pessoa e artista, experimentando temas que achamos importante colocar no palco”.
Para Carol que também assina a direção “Fala (!) substantivo feminino”  é – “um pequeno resultado de um grande processo. É uma demonstração de algo que sabemos que vai além do palco. É só uma parte do nó na garganta que anda se desmanchando e que acreditamos que pode contribuir não só na formação de artistas que pensam em um processo criado coletivamente, como também para um olhar crítico sobre o que está sendo posto em cena, disse”.
Os atores do coletivo Athos esperam que a peça possibilite a reflexão já que a escolha do tema foi unânime entre os componentes que visam essa vontade e desejo de dar voz aqueles que sempre foram silenciados, promovendo uma vilão sobre esse outro ângulo da história.

Serviço

Data e horário: 29/06, às 19h
30/06, às 18h e 19h
Ingresso: R$ 5,00 (inteira) R$ 2,50 (meia)
Local:  Teatro Municipal Drº Câmara Torres – Centro Cultural Theóphilo Massad
Endereço: Praça Guarda Marinha Greenhalgh – São Bento – Angra dos Reis

Sinopse

‘Fala (!) substantivo feminino’
“O contrário do falo. A resposta e representação do que ficou engasgado, ontem e hoje. Nossa arma contra a invisibilidade que fomos submetidas. O grito que escancara, quebra o silêncio:  estamos aqui. Um outro ângulo da história. Não a qual estamos sujeitas, mas a qual somos sujeito. Fala!”

Ficha técnica

Direção: Carol Barbosa e João Vitor Novaes
Elenco: Amanda Oliveira, Beatriz Novaes, Érika Bancrofti, Gabriel Maia, Gerson Abreu, Jaciara Ramalho, Matheus Sousa, Lais Pimentel, Laiz Cruz, Luma Azevedo, Rafaela Queiroz, Rafaella Moura e  Wanderson Valente.

 

JOÃO VITOR MONTEIRO NOVAES  | joao.vitor@diariodovale.com.br

Um comentário

  1. E o K i k o?

Untitled Document