quinta-feira, 19 de outubro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / II Encontro dos Estudantes Secundaristas será realizado em Angra Dos Reis

II Encontro dos Estudantes Secundaristas será realizado em Angra Dos Reis

Matéria publicada em 31 de maio de 2017, 13:33 horas

 


wp-coluna-em-cena-joao-vitor-monteiro-novaes

Após a realização da primeira edição do Encontro dos Estudantes Secundaristas, em dezembro de 2016, eu e a Caroline Barbosa, professores de Artes da rede estadual de ensino, começamos os processos para a segunda edição do evento, que acontecerá em junho.

A disciplina Artes é ofertada apenas para a grade curricular do segundo ano do Ensino Médio dentro da Seeduc (Secretaria de Estado de Educação). Professores formados nas quatro linguagens (Teatro, Música, Artes Visuais/Plásticas e Dança) podem lecionar a sua especialidade de formação. Sendo os dois profissionais formados em teatro e entendendo a necessidade de explorar de forma prática o vasto conteúdo dessa arte, idealizamos este projeto acreditando, sobretudo, que através do encontro entre estudantes de diversos colégios da cidade de Angra dos Reis fosse possível promover, não só um maior aprendizado a respeito dos conteúdos trabalhados em sala de aula, como também um maior interesse desses estudantes pela linguagem artística.

Farão parte desse grande encontro os Colégios Estaduais Honório Lima, Antônio Dias Lima e Brigadeiro Nóbrega, localizados no Centro, Frade e Vila do Abraão – Ilha Grande, respectivamente, onde lecionamos.

Os três colégios envolvidos nessa segunda edição não possuem um espaço específico para as aulas de teatro, fazendo com que os professores tenham sempre que readaptar as salas convencionais a um espaço cênico que comporte os jogos teatrais e dramáticos, assim como as cenas produzidas nas aulas.

Com total apoio das direções das escolas, eu e Caroline acreditamos ser uma oportunidade única desses estudantes saírem dos muros do colégio e conhecerem por dentro a estrutura do único teatro no município de Angra. Conhecendo todo o equipamento físico: camarim, história do espaço, salas de aula e, finalmente, o palco com todo seu recurso cênico.

Nesse grande encontro, os estudantes experimentarão um “aulão” de teatro e também apreciarão a apresentação da peça “FALA (!) Substantivo Feminino”, que foi o resultado de uma oficina desenvolvida por mim e Caroline, no segundo semestre de 2016.

De perto: Nesse grande encontro os estudantes experimentarão um ‘aulão’ de teatro (Fotos: Divulgação)

De perto: Nesse grande encontro os estudantes experimentarão um ‘aulão’ de teatro (Fotos: Divulgação)

Programação do encontro

 

Dia 29/06

14h às 17h – Aulão com os estudantes dos colégios Brigadeiro Nóbrega e Honório Lima

17h – Debate com artistas da cidade

19h – Apresentação do espetáculo “FALA (!) substantivo feminino” – Grupo Athos

 

Dia 30/06

14h às 18h – Aulão com os estudantes dos colégios Honório Lima e Antônio Dias Lima

17h – Debate com artistas da cidade

19h – Apresentação do espetáculo “FALA (!) substantivo feminino” – Grupo Athos

 

Ator angrense lança canal no YouTube

O ator angrense Maykon Renan, conhecido do público pela personagem Madrasta, está preparando um projeto que promete arrancar boas risadas. Dessa vez não serão os palcos que irão se divertir com o ator e sim os internautas que seguirem seu mais novo canal no YouTube: “Maykon Renan vai bombar!”.

Com a ideia de um quadro que toda semana tem um convidado diferente, o programa seguirá o estilo dos já famosos Porta dos Fundos, Parafernalha e outros, com cenas e situações cômicas do cotidiano.

– Sempre tive vontade de fazer um canal, porém, nunca me senti seguro para isso, agora um pouco mais experiente resolvi arriscar. Tenho certeza que vou crescer muito produzindo nessa área que chega a ser nova para mim. Fiz poucas coisas no vídeo, ainda tenho muito que crescer, e sinto que esse canal pode ser o empurrão que faltava – diz o ator.

Maykon após cursar o curso de Atuação em TV da Escola de Atores Wolf Maya, revela que o desejo foi se tornando realidade após fechar algumas parcerias para esse projeto e está feliz em estar encabeçando várias funções para o quadro.

– Estou escrevendo, atuando, dirigindo, convidando os amigos atores, vendo a equipe de filmagem, figurino, participando da edição, dando ideias para a abertura, ou seja, quero uma coisa bem a minha cara mesmo, por isso resolvi jogar meu próprio nome com o bordão “Vai Bombar”. Estou começando as gravações e em breve já vou começar a jogar os vídeos na rede. Estou fazendo tudo com calma, sem pressa, sem correria, quero que vejam um bom trabalho – afirma.

Ação: Maykon gravando o primeiro episódio com a convidada Gabriele Villela, Miss Rio de Janeiro

Ação: Maykon gravando o primeiro episódio com a convidada Gabriele Villela, Miss Rio de Janeiro

 

JOÃO VITOR MONTEIRO NOVAES  | joao.vitor@diariodovale.com.br

Untitled Document