quarta-feira, 21 de novembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Importância da VITAMINA D

Importância da VITAMINA D

Matéria publicada em 12 de julho de 2018, 07:59 horas

 


Dra Nathalia Carraro Mazzoni @dranathaliacarraro
Médica Nutrologia / Ortomolecular / Modulação Hormonal – CRM 5292988-3

Hoje vamos abordar um assunto de suma importância, porém de pouco conhecimento, a importância da vitamina D. Em uma das minhas consultas com a Dra. Nathalia Carraro Mazzoni, descobri a deficiência e não tinha a menor noção do seu valor.  Para isso convidei a Dra Nathalia, médica nutróloga para compartilhar.

– Eu particularmente, sou APAIXONADA por essa vitamina, vitamina essa que podemos chamar também de hormônio, pelo fato de ser sintetizada a partir do colesterol. Um hormônio totalmente fundamental para nosso organismo – destacou a médica.

 

 

São inúmeras as funções da vitamina D, entre elas:

  •  Aumentar a absorção do cálcio e do fósforo no intestino;
  •  Fortalecer ossos e dentes, tornando-os mais saudáveis;
  •  Prevenir doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e esclerose múltipla;
  •  Aumentar a produção de músculos;
  •  Melhorar o equilíbrio;
  •  Fortalecer o sistema imunológico;
  •  Melhorar a saúde cardiovascular;

Prevenir alguns tipos de câncer, como os de cólon, de reto e da mama;

Prevenir o envelhecimento precoce;

A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) que são capazes de ativar a síntese desta substância. Alguns alimentos, especialmente peixes gordos, também são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe.  Ultimamente nossa exposição solar é repleta de proteção sendo assim muito reduzida. Causando uma verdadeira deficiência mundial. O que é realmente muito preocupante!

Portanto podemos produzi-la em laboratório e administra-la na forma de suplemento, de forma oral ou injetável, quando há deficiência da mesma e para a prevenção e tratamento de uma série de doenças.

Busque informações, converse com o seu médico e monitore seus exames. Tenha sempre acompanhamento de bons profissionais e laboratórios. A deficiência da vitamina D ou hormônio D pode desencadear uma série de problemas e doenças ao seu organismo.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Olá Paula!
    Sua matéria foi importantíssima pra mim pois fiz recentemente um exame de sangue e constatou falta de vitamina D. Estou fazendo reposição via oral com o medicamento Sany-D…Por algumas vezes eu me desequilibrava e ficava muito assustada. Agora entendi!
    Grande abraço.

    • Fico muito feliz em ter esse retorno! Estarei sempre buscando assuntos na área para nos ajudar e trazer informação de qualidade. Obrigada pelo comentário

Untitled Document