quarta-feira, 24 de outubro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Lula, o aviãozinho e a televisão

Lula, o aviãozinho e a televisão

Matéria publicada em 13 de abril de 2018, 07:22 horas

 


Prisão do ex-presidente animou as mídias durante todo o fim de semana

Cesnna: O Caravan já levou Beira-Mar e Lula

Cesnna: O Caravan já levou Beira-Mar e Lula

A prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva foi uma prova de resistência para os jornalistas que cobrem a política neste complicado Brasil. Como é seu estilo Lula transformou a prisão num show, com direito a discursos, manifestantes em delírio, marchas e contra-marchas. Para a exaustão dos jornalistas que ficaram de plantão desde que o juiz Sergio Moro decretou a prisão do “salvador da pátria” na última sexta feira. Aquele julgamento do habeas corpus, que se prolongou até uma hora da manhã de quinta já foi uma prova de resistência.

Ninguém queria perder a “notícia do ano”. Afinal aqui no Brasil as prisões de políticos poderosos costumam durar muito pouco tempo. Quanto tempo Paulo Maluf ficou na prisão? Pouco mais de dois meses. Daí o entusiasmo dos meus colegas em cobrir a prisão do Lula antes que ela acabe. A Rede Globo, que tem uma relação de amor-ódio com o petista, colocou um helicóptero de plantão, sobrevoando o Sindicato dos Metalúrgicos, que Lula tinha escolhido como cenário para sua última performance antes de se entregar.
Quando ele finalmente resolveu sair de lá, no final da tarde de sábado. Foi seguido o tempo todo pelos helicópteros das redes de televisão. Primeiro no comboio de carros que o levou até a polícia federal para o exame de corpo de delito. Depois de helicóptero até o aeroporto de Guarulhos, aí já por volta das 20H30m de sábado. Foi quando aconteceu a grande surpresa da noite. Ninguém sabia em que avião Lula ia embarcar para Curitiba. Junto ao hangar da polícia federal havia um imponente jato Embraer ERJ-145 da polícia federal. Um avião lindo, que mesmo pousado parece um foguete prestes a se lançar no espaço.
Até o Alexandre Garcia da Rede Globo apostou que iam levar o Lula naquele jato. Mas os policiais levaram o ex-presidente para um reles monomotor turbo-hélice. O Cessna Gran Caravan 208B prefixo PR-AAC que não passa de um teco teco anabolizado. Um avião lento, barulhento, que sacode e não tem nenhum tipo de conforto. Era a humilhação final.
Com isso a viagem para Curitiba, que levaria 30 minutos num jato levou quase uma hora. Obrigando a Globo a interromper as maldades da Marieta Severo, na novela das nove, para mostrar o foguetório da chegada do Lula em Curitiba.
Mas para o aviãozinho foi a glória. Os blogues da internet esmiuçaram toda a trajetória do pequeno monomotor de fabricação americana. Ficamos sabendo que ele já foi usado para transportar o traficante Fernando Beira-Mar. E que teve um pneu estourado durante um pouso em Campo Grande, quando transportava 2,5 milhões de dólares apreendidos numa operação da PF.
No voo até o aeroporto Afonso Pena correu tudo bem. E Lula se juntou a lista de ex-presidentes presos por acusações de corrupção que já inclui a ex-presidente da Coréia do Sul Park Geun Nye e o ex-presidente peruano Ollanta Humala. Sinal dos tempos, até o ex-presidente francês Nicholas Sarkozy já foi conduzido a delegacia, suspeito de receber dinheiro do falecido Muhamar Kadafi durante sua campanha. No caso do brasileiro seu destino é incerto. Lula é a versão tupiniquim do exterminador do futuro. Como o personagem interpretado pelo Arnold Schwarzenneger ele está sempre prometendo que vai voltar.
Seus apoiadores, do PT vivem dando tiro no pé. Tentaram impedir a sua saída do Sindicato dos Metalúrgicos, colocando o ex-presidente sob o risco de ter a prisão preventiva decretada. O que significaria a perda de todos os privilégios.
Agora mesmo os apoiadores de Lula iniciaram uma campanha de telefonemas contínuos para a sede da PF o tempo todo, com o objetivo de congestionar as linhas telefônicas do órgão em Curitiba. Vão acabar conseguindo que Lula seja transferido para uma prisão comum e perca a sala especial que lhe foi reservada.
O aviãozinho aí em cima está pronto para nova missão.

JORGE LUIZ CALIFE | jorge.calife@diariodovale.com.br

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

12 comentários

  1. Lula foi preso. O que aconteceu nas ruas? Nada!

  2. O voo do teco teco

  3. Caro Jornalista! Como profissional de comunicação e Piloto, imagino que o Senhor deva entender muito de aviação. Sugestão: Estude mais antes de dizer asneira sobre a referida acft(Aeronave para você). Volta Redonda precisa evoluir muito no âmbito da comunicação.

  4. CALIFE ,CONTE UMA HISTORIA REAL. ISTO É ESTORINHA. KKKKKKK , AGORA É SANTO 2018 .KKKKKKKKK, . PRESIDENTE ,GOVERNADOR, PREFEITO. MANDA NADA . QUEM MANDA MESMO SÃO OS VEREADORES ,DEPUTADOS , SENADORES . VAMOS PRESTAR ATENÇÃO ESTE ANO .

  5. Esta mídia é mesmo vergonhosa. Não sou PT mas a perseguição e o destaque que estão dando a este candidato cheira mal.Não deram tantos destaques as malas de dinheiros e senador que foi salvo pelo STF.O resto é o resto. ..

  6. Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano

    O que Lula tem em comum com Garotinho? Faniquitos…

  7. SÓ PODE FAZER PARTE DOS DOMINADORES DO MUNDO.

  8. Essa palhaçada do PT, que até missa campal para a falecida teve, continua até hoje. Gostaria de saber se os Senadores e Deputados que lá estão na tal vigília, vão receber seus salários completos, se não estão trabalhando ?
    Realmente isso aqui é um País de MERDA.

    • país de merda não, povo de merda, é um povo que quer ser comunista e também católico, defensor de homossexuais e de direitos humanos, já viu algum comunista defendendo isso? # che guevara, fidel, maduro e cia

  9. Só faltou colocar na matéria as agressões e ameaças que a imprensa livre sofreu dos petistas facistas, que já avisaram que se Lula for eleito presidente-presidiário em 2018 (Marcola comanda seus subordinados dentro da cadeia, logo Lula também pode!!!!), eles vão fazer a verificação do que deve e o que não deve ser publicado nos jornais, nas rádios, televisões, etc… (isso era chamado de censura na época da ditadura militar… hoje, o PT chama de controle da mídia!). Isso é um absurdo, mas para os facistas dos petistas é apenas um meio de preservar o poder!
    Como diria Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”…

  10. Marie Helen Walton

    Desta vez, caro Jorge Calife, você choveu no molhado.

  11. Calife, por favor, isso já foi e o mundo inteiro viu, escreve alguma novidade.

Untitled Document