Mudanças bruscas de temperatura podem causar doenças respiratórias em seu pet

by Diário do Vale

wp-coluna-animal-glayce-cassaro-pereira

Nessa época do ano, não são apenas os idosos e crianças que precisam de atenção redobrada quando o assunto são as mudanças de temperaturas. Apesar de o inverno ainda não ter chegado, já estamos tendo baixas na temperatura, com isso o clima tem esfriado, o que aumenta a incidência de problemas respiratórios entre cães e gatos.

Assim como os seres humanos, os animais também sofrem com alguns problemas de saúde com a chegada do frio e tempo seco, principalmente os animais mais novos e os mais idosos, e os animais de pelagem curta.

No frio, as doenças respiratórias são mais comuns e de fácil transmissão. Nos gatos, por exemplo, a rinotraqueíte infecciosa felina, doença causada por uma herpes, pode levar à pneumonia se não tratada, e nos cães a tosse dos canis pode ser evitada com medidas simples como a vacinação. Por esse motivo, é recomendável evitar mudanças bruscas de temperatura e longos períodos de permanência em locais fechados, como canis e pet shops. Além disso, a correta vacinação do animal pode evitar algumas doenças.

Além de problemas respiratórios, outro problema que pode ser agravado com o tempo frio são as doenças articulares crônicas, artrose e hérnias de disco, cuja dor tende a piorar nesta época.

Algumas doenças de pele podem apresentar um quadro mais crítico nos períodos mais frios, como a dermatite seborreica. Uma das formas de tratamento é realizada com banhos periódicos.

Problemas oftalmológicos também aumentam. O tempo seco reduz a quantidade de lágrimas nos olhos, deixando-os mais vulneráveis à poluição, aos vírus e às bactérias. A dica é manter a higiene da região dos olhos sempre em dia.

Então, o que fazer para que os animais não sofram tanto? Uma coisa é certa, animais bem nutridos, bem cuidados, com sistema imune bem adaptado e vacinados têm menos possibilidade de ficarem doentes.

Mantenha os seus animais de estimação dentro de casa quando a temperatura estiver baixa.

Não saia para passeios quando sentir que o frio está intenso.

Certifique-se que eles têm um abrigo quente e sólido contra o vento e chuvas, uma cama adequada que o aqueça e água e comida disponível.

Como disse acima, os animais muito jovens e muito velhos são mais vulneráveis ao frio. Independentemente da sua saúde, os animais não devem ficar expostos a baixas temperaturas e condições adversas.

Para as raças de animais sem pelos ou com pelo curto o ideal é vestir o pet com uma roupinha confortável, além de reservar um espaço aconchegante e protegido para a hora do sono. É bom evitar que o animal, mesmo agasalhado, durma em locais com correntes de vento.

No caso do banho, é importante evitar os horários matinais ou noturnos.

Para se aquecerem, os gatos costumam se aconchegar junto de fontes de calor para permanecerem aquecidos, o que inclui até os motores dos carros. Fica então um alerta, antes de ligar o motor, verifique debaixo do carro se tem gatos alojados na zona dos pneus e faça barulho como buzinar e/ou bater no capô do carro.

Se acender uma lareira ou ligar aquecedores para manter a sua casa quente o calor será tão atrativo para os animais de estimação quanto para as pessoas. Como o seu cão ou gato tende a chegar perto do calor para se aquecer, fique atento para garantir que nem a cauda, as patas ou o focinho entrem em contato com chamas ou superfícies quentes de aquecedores. A atenção deve ser redobrada com fontes de calor, pois os animais podem se queimar ou derrubar uma fonte de calor e criar perigo para eles próprios e para toda a família.

Além desses cuidados, é importantíssimo prestar atenção à saúde dos animais. Reforce a qualidade da alimentação e se necessário forneça-lhe suplementos alimentares que ajudem a reforçar as suas defesas. Se notar alterações de saúde consulte o médico veterinário.

E não esqueça, nunca deixe de vaciná-los.

Aquecido: Mantenha os seus animais de estimação dentro de casa quando a temperatura estiver baixa (Fotos: Divulgação)

Aquecido: Mantenha os seus animais de estimação dentro de casa quando a temperatura estiver baixa (Fotos: Divulgação)

 

Preciso de um lar

Scooby é um Fox paulistinha macho, castrado, vacinado, de um ano. Ele tem porte pequeno e é dócil.

foto 2

 

Pretinho é um vira lata muito brincalhão e meigo. Ele está vacinado, tem um ano e meio e é de porte pequeno.

foto 3

 

Quer ver o seu bichinho de estimação aqui também? Basta enviar uma foto dele para o e-mail ([email protected]). Sugestões e dúvidas também são bem vindas.

 

 

GLAYCE CASSARO PEREIRA | [email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996