domingo, 24 de junho de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Ciência – Por Jorge Calife / O carro que foi para o espaço

O carro que foi para o espaço

Matéria publicada em 15 de fevereiro de 2018, 07:30 horas

 


wp-cabeca-ciencia

O bilionário Elon Musk realizou seu sonho de ser o rei do espaço sideral. Semana passada sua empresa, a Space X, lançou com sucesso o foguete Falcon Heavy, o mais poderoso lançador espacial do mundo. Com esse foguete a Space X supera russos, americanos, chineses e todas as outras empresas comerciais que prestam serviços de lançamento de satélites. Em potência o Falcon Heavy só perde para o Saturno 5, que enviou as naves Apollo para a Lua em 1970 e não é mais fabricado.

Para comemorar a estreia Musk lançou ao espaço um carro elétrico da sua empresa Tesla. Pintado de vermelho berrante o Tesla Roadster pertencia ao empresário e leva um manequim vestido de astronauta no assento do motorista. Preso ao segundo estágio do foguete o carro entrou em órbita em torno do Sol e dirige-se atualmente para um ponto além da órbita de Marte. Uma câmera instalada no foguete transmitiu imagens em tempo real para a Terra durante oito horas.

Nascido na África do Sul, Elon Musk ficou rico com sua fábrica de carros elétricos. E depois investiu tudo o que ganhou no negócio de foguetes e lançadores espaciais. Sua meta final é colonizar o planeta Marte e o Falcon Heavy foi um grande passo em direção a esse objetivo.

O foguete poderá enviar módulos de várias toneladas para o planeta vermelho, criando uma base para os futuros astronautas da Space X. Pelos planos da empresa seus astronautas devem pisar pela primeira vez em Marte no ano de 2024.

O manequim a bordo do carro se chama Starman (Homem das Estrelas) e usa um traje espacial real, do tipo que está sendo testado para ser usado pelos astronautas da empresa. Musk admitiu em uma entrevista que enviar seu carro para o espaço foi “uma bobagem”, mas serviu para mostrar ao mundo a capacidade do novo foguete. Segundo as estações de rastreamento o carro está viajando com uma velocidade de 3,5 quilômetros por segundo. É o carro mais rápido que já existiu. Depois de passar por Marte, no dia 8 de junho deste ano, o Tesla Roadster entrará em uma órbita ao redor do Sol, aonde permanecerá por milhões de anos.

Sucesso: O Starman deixa a Terra para trás

Sucesso: O Starman deixa a Terra para trás

O lançamento do carro foi um grande golpe de publicidade, que chamou a atenção da imprensa do mundo inteiro. Mas o ponto alto do lançamento na semana passada foi o desempenho quase impecável do enorme foguete. Depois de empurrar o Falcon Heavy para fora da órbita da Terra, os dois propulsores pousaram suavemente na base de Cabo Canaveral. Uma característica que permite reutilizá-los em outros lançamentos, reduzindo o custo dos voos espaciais.

Musk também pretendia recuperar o primeiro estágio do foguete, mas como nada é perfeito, o estágio não conseguiu pousar em sua plataforma marítima e caiu no oceano Atlântico. Comparado com os outros foguetes, atualmente em operação, o Falcon Heavy ganha com folga. Ele pode lançar uma carga de 63,8 toneladas na órbita terrestre baixa. O maior foguete russo, o Proton, só consegue lançar 50,7 toneladas. O Delta 4, que o governo americano usa para orbitar seus satélites militares, leva 49,7 toneladas. E o Ariane 5, da empresa europeia Arianespace, lança 20 toneladas.

Musk acredita que o mundo vai testemunhar uma nova corrida espacial. Que será disputada por empresas comerciais e não por países. Além da Space X, a Blue Origens, do empresário Jeff Bezos também está construindo um foguete potente. E várias companhias pretendem começar seus negócios espaciais antes de o final desta década. Empresas como a Moon Express e a Planetary Resources têm planos para extrair minérios da superfície da Lua e dos asteroides que passam perto da Terra.

 

 

JORGE LUIZ CALIFE | jorge.calife@diariodovale.com.br

3 comentários

  1. Estava assistindo o desfile das escolas de samba do RJ, quando de repente aparece na tela da TV uma ala com batedores de panelas com um pato amarelo sendo manipulados por mãos gigantes e logo em seguida veio o . Vampirão, Paraiso do Tuiuti vc lavou a minha alma.

  2. O lançamento do Falcon Heavy foi o evento mais empolgante da astronáutica nesta década. Recomendo a todos a leitura da biografia do Elon Musk, escrita por Ashlee Vance, lançada no Brasil pela editora Intrínseca. Que golpe de marketing lançar um carro elétrico da Tesla Motors ao som de David Bowie!

Untitled Document