O dia em que a Dilma quase morreu

by Diário do Vale

wp-coluna-espaco-aberto-jorge-calife

Segunda-feira passada foi quase feriado em Pinheiral. As escolas municipais não funcionaram, as secretarias ficaram fechadas. Só foram mantidos os serviços essenciais como a coleta do lixo e o Pronto Socorro. O motivo foi uma greve promovida pelas prefeituras. Um protesto da Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro contra o corte de recursos feito pelo governo. Segundo a Aemerj, “a crise a as medidas econômicas estão levando as cidades a uma situação financeira insustentável”.
No caso de Pinheiral é meio difícil de entender como é que isso está acontecendo. Quando a presidente Dilma Rousseff foi reeleita o atual prefeito de Pinheiral colocou faixas pela cidade agradecendo aos votos que tinham garantido um segundo mandato para Dilma. Tinha uma faixa dessas na Praça Brasil e outra em frente aos Correios. Nela o prefeito aparecia sorrindo ao lado da presidente da República.
E agora o mesmo prefeito está reclamando da falta de verbas? Como aquele macaco do programa do Jô Soares, eu estou tentando entender esse paradoxo. Em princípio acho que a solução é simples. É só o prefeito de Pinheiral pegar uma daquelas faixas de agradecimento pelos votos (espero que ele tenha guardado uma de recordação) e ir a Brasília mostrar para a senhora presidente. Ela vai ficar feliz e não negará um pedido de recursos para a singela cidade de Pinheiral.
Fazer greve, reclamar pela falta de recursos me parece uma coisa ilógica e até uma ingratidão. Pensem no susto que a nação brasileira levou na semana passada e que certamente não deve ter deixado de sensibilizar o nosso prefeito. Todo mundo viu pela televisão. A nossa ilustre presidente tinha acabado de embarcar no helicóptero Super Puma, a caminho de uma viagem para os Estados Unidos. Quando os motores foram acionados uma labareda vermelha brilhou ameaçadora. E os jornalistas presentes esperaram o pior.

Imaginem

Imaginem agora, só por um instante, como estaríamos se aquele helicóptero tivesse explodido. A nação brasileira estaria de luto, chorando a perda de sua primeira mulher presidente. O prefeito ingrato, que lamenta a falta de recursos, estaria a caminho de Brasília para as cerimônias fúnebres. Felizmente foi só um susto. Helicópteros movidos a turbina como o Super Puma H-34 da presidência as vezes soltam chamas no momento do acionamento das turbinas.
Nossa presidente jamais correu risco algum. E logo estará de volta a Brasília propondo novos tributos e impostos que a nação aliviada pagará com todo prazer. Dilma não morreu fisicamente, embora, politicamente ela já esteja morta há muito tempo. É uma presidente zumbi e como meu sobrinho adora me lembrar os zumbis não caem facilmente. Assim, para felicidade geral da nação os prefeitos, como o de Pinheiral, que lutaram tanto pela reeleição da senhora Rousseff, podem fazer as malas e ir para o planalto central, pedir ajuda aquela a quem tanto apoiaram.
No caso de Pinheiral é ainda mais fácil porque a redentora do PT nunca esteve naquela cidade. Ela não deve saber nem onde é que fica Pinheiral no mapa. Se conhecesse a cidade poderia fazer perguntas muito embaraçosas ao nosso prefeito. Tipo, “Se a situação está difícil, então porque o senhor derrubou o prédio histórico da prefeitura para fazer um novo? E aquele parque fluvial? No momento de crise nacional não foi imprudente começar uma obra daquelas?”.
Mas nem tudo está perdido. No caso da prefeitura demolida, é só colocar umas placas na frente daqueles tapumes e inaugurar o “Parque das ruínas da prefeitura”.

Zumbi: Dilma não morreu fisicamente, embora, politicamente ela já esteja morta há muito tempo (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Zumbi: Dilma não morreu fisicamente, embora, politicamente ela já esteja morta há muito tempo (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

 

JORGE LUIZ CALIFE | [email protected]

You may also like

24 comments

Charles 5 de outubro de 2015, 23:04h - 23:04

“E a nação espera o dia em que os eleitores do PT pararão de comer capim e passaram a estudar um pouco sobre matemática e economia para entenderem porque as pessoas cultas estão insatisfeitas.”
ô pessoa culta,estudar um pouquinho de conjugação verbal também não faz mal a ninguém……….

Rubens 6 de outubro de 2015, 15:30h - 15:30

Vc Charles é um bom exemplo dessa burrice gramatical. Só pra constar: quando se trata de futuro, como quis dizer em seu comentário, o correto seria passarão e não passaram a estudar… E aí formou-se um paradoxo na minha cabeça: você é um eleitor arrependido e burro, ou tá se achando culto. kkkkkkkkkkkkkk

Coxinha de cidade-operária 8 de outubro de 2015, 01:50h - 01:50

Rubens, uma dica: Charles citou o que um(a) tal de “Humana” escreveu em um comentário, por isso o fez entre aspas. Você, Rubens, é que deveria ser mais atento e evitar posar de hiena.
De nada.

Tô de Olho 5 de outubro de 2015, 20:20h - 20:20

Estamos perdendo o prazer da leitura por causa desse jornalista. Será ele um ser alienígena? Será que é um espião da 4ª esfera lunar?

Rubens 5 de outubro de 2015, 16:38h - 16:38

Esse Calife nao escreve jornalisticamente. Fala o que vem a cabeça e não utiliza um principio basico da sua profissão: não apura as informações. Provavelmente pq deve as receber nas esquinas enquanto passeia com seus cães sem coleira. Esse manifesto é muito mais do que uma briguinha com a presidenta Dilma. Aliás, se você observar, o que mais tem acontecido de queda na arrecadação do município se deve a repasses estaduais (leia-se Governo Pezão). Inclusive a obra do Parque Fluvial é de verba oriunda da Secretaria Estadual do Meio Ambiente que, olha só, é coordenada pelo André Correa, que é parceiro do ex-prefeito Titoninhu. kkkkkkkk.

juliana 5 de outubro de 2015, 15:04h - 15:04

Muito bom, é isso mesmo!

Maniac 5 de outubro de 2015, 12:30h - 12:30

Muito boa a abordagem! Valeu!

para Trabalhador 2 de outubro de 2015 em 17:04 5 de outubro de 2015, 10:42h - 10:42

Quem e o sobrinho dele?

juliana 5 de outubro de 2015, 15:06h - 15:06

Foi só uma referência no texto… enfatizando um fato, só isso!

Pagador de impostos 3 de outubro de 2015, 11:15h - 11:15

Quanto à famigerada CPMF, que tem no seu nome a palavra “provisória”, a própria pessoa que ocupa a presidência já afirmou que é um engodo. Claro que ela falou isso quando ainda precisava enganar aos tolos e ganhar a eleição. Portanto, essa história de que tem data para começar e acabar é papo pra boi dormir. Tente acabar com isso depois……….vamos ver a trabalheira que dará. Tente acabar com alguma mordomia que nossos ilustres representantes se auto concederam. Nunca mais……………..

Pagador de impostos 3 de outubro de 2015, 11:11h - 11:11

A prefeitura de Pinheiral, como de resto todos os demais governantes, na falta de dinheiro fácil e farto, já começa a se mexer para meter a mão no bolso da população. Multas diversas, que não eram cobradas por não serem relevantes, aumento de impostos (vide IPVA) e outros mais. Reduzir despesas, cortar mordomias e otimizar a maneira de se gastar o que é arrecadado, nem pensar. Afinal, para que trabalhar com mais qualidade se basta abrir o cofre (bolso do pagadores de impostos) e pegar mais verba?

Coxinha de cidade-operária 3 de outubro de 2015, 02:53h - 02:53

Esperando o dia em que o Donald Trump do brejo escreverá algo sobre Cunha, Aécio…

Humana 5 de outubro de 2015, 16:10h - 16:10

E a nação espera o dia em que os eleitores do PT pararão de comer capim e passaram a estudar um pouco sobre matemática e economia para entenderem porque as pessoas cultas estão insatisfeitas.

Coxinha de cidade-operária 8 de outubro de 2015, 01:45h - 01:45

“Humana”, você é que tem que estudar… e muito, a começar por conjugar verbos. “Pessoas cultas”… estou vendo…

Fã do Calife 3 de outubro de 2015, 01:02h - 01:02

Aplausos são para o JORNALISTA CALIFE

Fã do Calife 3 de outubro de 2015, 01:00h - 01:00

Genial! Aplausos!Aplausos!

Trabalhador 2 de outubro de 2015, 17:04h - 17:04

Cada vez que leio seus textos tem mais certeza do quanto você não é profissional. Critica o Prefeito para tentar eleger seu sobrinho como prefeito da cidade, a Presidenta Dilma não ganhou só em Pinheiral, ganhou no Brasil. Deve ser muito triste para um herdeiro do Coronel, assistir Pinheiral vivendo uma Democracia.

juliana 5 de outubro de 2015, 15:10h - 15:10

Trabalhador, pelo nome deve ser do “Partido dos Trabalhadores”. hahahaha

Carlos 2 de outubro de 2015, 16:38h - 16:38

NÃO ME INTERESSEI, NÃO IA LER.(LI) MAS POR DEUS, NÃO ME ASSUSTARIA NADA, VÊ-LO DE 4(QUATRO), LÁ NO AEROPORTO, NA CHEGADA DO REI, NOS AVIÕES, DO GOVERNO DE MINAS, QUANDO CHEGASSEM, NO SANTOS DUMONT, POR QUE O REI, MORA NO LEBLON, NÃO IRIA QUERER PERDER TEMPO, INDO P/O TOM JOBIM.
CARA!
, “CANJA, MINGAUZINHO DE FUBÁ, E DIGNIDADE, NÃO FAZ MAL, A NINGUÉM.

Marcelo Bretas 2 de outubro de 2015, 14:58h - 14:58

Esclareça seus leitores sobre a questão dos impostos. A CPMF é contribuição com data de início e fim para acabar. Nessa injusta estrutura de cobrança nesse pais, seria uma das poucas cobranças proporcionais. A cobrança de impostos é apenas rigorosa com os assalariados, que são descontados na fonte. Veja quem são os sonegadores que estão na operação Zelotes, os mesmos que são contra a implantação da CPMF. Bancos, industriais e meios de comunicação. E você mantém apenas os olhos para Brasília, justamente na semana que o governador Pezão aumenta em até 50 % o IPVA. O prefeito de Pinheiral tem o direito de cobrar, pois antes de se alegrar na vitória da Dilma, ele tem a obrigação perante aos munícipes que o elegeram. Democracia é isso.

Marcelo Bretas 2 de outubro de 2015, 14:58h - 14:58

Esclareça seus leitores sobre a questão dos impostos. A CPMF é contribuição com data de início e fim para acabar. Nessa injusta estrutura de cobrança nesse pais, seria uma das poucas cobranças proporcionais. A cobrança de impostos é apenas rigorosa com os assalariados, que são descontados na fonte. Veja quem são os sonegadores que estão na operação Zelotes, os mesmos que são contra a implantação da CPMF. Bancos, industriais e meios de comunicação. E você mantém apenas os olhos para Brasília, justamente na semana que o governador Pezão aumenta em até 50 % o IPVA. O prefeito de Pinheiral tem o direito de cobrar, pois antes de se alegrar na vitória da Dilma, ele tem a obrigação perante aos munícipes que o elegeram. Democracia é isso.

Charles 2 de outubro de 2015, 08:25h - 08:25

Vc mesmo como cidadão pode fazer estas perguntas embaraçosas ao prefeito, não as faz porque não quer. Quanto a Presidente conhecer ou não Pinheiral, é difícil ou até mesmo impossível para qualquer um conhecer todos os municípios do nosso Brasil , pois temos apenas ‘5570’ municípios.Ser contra a Presidente ou contra este ou aquele partido político faz parte do sistema democrático, mas mesmo assim quando se referir ao presidente de
um país é bom que o faça com um mínimo de respeito.

Cidadão 2 de outubro de 2015, 14:47h - 14:47

Petralha!!!

juliana 5 de outubro de 2015, 15:11h - 15:11

Petralha detectado!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996