terça-feira, 22 de Maio de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / O empresário Roberto Viana despertando hoje com sua mais nova idade

O empresário Roberto Viana despertando hoje com sua mais nova idade

Matéria publicada em 16 de Janeiro de 2018, 06:00 horas

 


wp-coluna-mario-sergio

Túnel
Do Tempo

*Publicação em Madrid da primeira edição de Dom Quixote, de Miguel de Cervantes (1605).
*É aprovada a 18ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos, abrindo caminho para a Lei Volstead (Volstead Act), conhecida como Lei Seca (1919).
*A primeira tira em quadrinhos do Super-Homem é publicada em um jornal diário (1939).
*Golpe Militar de 1964: divulgada nova lista de 43 cassados, com 35 deputados, dentro eles Mário Covas,  2 senadores e do ministro do STF Peri Constant Bevilacqua (1969).
*Os Irmãos Marx colocam seus nomes na Calçada da Fama (1977).
*Revolução Iraniana: o Xá Reza Pahlevi foge do Irã com sua família e se muda para o Egito (1979).
*A rainha do rock, Tina Turner, entra para o livro dos recordes pelo maior público pagante de uma cantora solo na história da música. O show aconteceu no Rio de Janeiro, no estádio do Maracanã (1988).
*Início de vigência do Cruzado Novo (NCz$) (1989).
*Início da primeira Guerra do Golfo Pérsico que durou 43 dias (1991).
*Ricardo Lagos assume a presidência do Chile (2000).
*É lançada a missão STS-107, última e fatídica missão do ônibus espacial Columbia (2003).
*Demografia dos Estados Unidos: o Gabinete do Censo estadunidense publica a estimativa de sua população: 295.267.686 habitantes (2005).
*Ellen Johnson Sirleaf vence as eleições presidenciais na Libéria, sendo a primeira mulher a governar um país africano (2006).

Zig – Zag

*No final do ano passado, o Sistema Firjan lançou a plataforma digital “Memória da Indústria”, que marca os 190 anos da trajetória da Federação.
*O portal reúne informações, curiosidades e mais de 150 imagens históricas sobre a transformação do ambiente de negócios no Brasil e no estado do Rio, destacando também as ações da organização, fundada em 1827 como Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional (SAIN), que passou a ser chamada de Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, em 1975.
*O site traz registros únicos de eventos emblemáticos, como o Centenário da Abertura dos Portos do Brasil, na Praia Vermelha, na Urca, em 1908, que apresentou em 30 pavilhões a história, a economia e a cultura do país.
*Há referências também a Primeira Exposição Nacional de Produtos Naturais e Industriais, que aconteceu em 1861, com apoio da Federação, na antiga Escola Central, onde hoje funciona o Instituto de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Largo de São Francisco,  no Centro.
*O portal também pontua decisões estratégicas que afetaram diretamente a transformação da indústria, a exemplo das taxas alfandegárias no século XIX, e a inauguração da primeira escola noturna de preparação para trabalhadores da indústria, em 1870, representando os primórdios do SENAI (posteriormente inaugurado em 1942).
*Em 22 anos, as escolas da SAIN atenderam mais de cinco mil alunos.
*Entre os documentos que marcaram o desenvolvimento da indústria no país, chama a atenção o decreto da primeira lei de patente, assinado por D. Pedro I, que colocou o Brasil como um dos pioneiros a conceder prazos de duração de patentes para proteger invenções.
*A plataforma reúne ainda marcos fluminenses na industrialização do país, com referências a inauguração da Avenida Brasil, em 1946, e da Via Dutra, em 1951, responsáveis pela descentralização da indústria no estado.
*A fundação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em 1941, em Volta Redonda, Sul do estado do Rio, foi um dos mais importantes marcos da industrialização do país e marcou o início do surgimento das grandes empresas estatais brasileiras, que incrementaram o processo de industrialização nacional.
*Outros empreendimentos do Sul Fluminense que receberam destaque foram, por exemplo, a instalação da primeira montadora da região, a Volkswagen, em 1996, no município de Resende, que veio para estimular a economia na região.
*Dois anos depois o governo do Rio de Janeiro assinou um acordo para a construção do Polo Industrial Brasil (PIBR), em Porto Real.
*Lá seria instalada, em 2001, a PSA Peugeot-Citroën, atraindo empresas produtoras de peças e sistemas do setor automotivo.
*O Projeto Memória da Indústria, que marca os 190 anos da trajetória da Firjan e sua importância no desenvolvimento da indústria fluminense e do país, pode ser acessado em  http://www.firjan.com.br/firjan-190-anos/

Capital
do Mundo

*O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa, Xisto Vieira Neto, encontra-se em New York, nos Estados Unidos, onde participa da NRF Big Show, o maior e mais importante evento do varejo mundial.
*A NRF 2018 começou no domingo, e encerra hoje, com debates, workshops e apresentações de grandes empreendedores e especialistas dos mais variados cantos do planeta.
*Para Xisto, a NRF é uma grande vitrine de soluções de tendências e competitividade para o varejo local acompanhar as mudanças em nível mundial e seu interesse em participar do evento foi para buscar elementos para auxiliar os associados da entidade a bem atender seus clientes e visando a importância de conhecer as tendências, inovações e estratégias que fazem a diferencia no crescimento dos negócios.
*Não é à toa, que ela acontece tradicionalmente em New York, considerada a ‘capital do mundo’.

Quatro
Patas

*Os gatos pensam que os donos são uma versão maior e não hostil de si mesmos, de acordo com um especialista em comportamento animal.
*As informações foram publicadas há dois anos, no site do jornal britânico Daily Mail.
*O biologista John Bradshaw acredita que quando os gatos se afeiçoam aos seus donos, eles na verdade os estão tratando como outros gatos.
*Um rabo levantado para cima é um ótimo sinal entre os felinos e também uma forma de mostrarem afeição aos seus donos.
*O biologista acredita ainda que, apesar de tantos anos sendo domesticados, os gatos ainda são animais selvagens.
*“A transformação dos gatos de exterminadores residentes para companheiro de convívio foi recente e rápida e, especialmente sob a perspectiva dos felinos, é incompleta”, observa o especialista.
*Outra observação é que, quando um gato traz para casa um animal, ele na verdade está trazendo um presente para o seu dono.
*Bradshaw é um biologista que fundou e que dirige o Anthrozoology Institute, que fica na University of Bristol.
*Ele tem estudado o comportamento de gatos domesticados e seus donos por mais de 28 anos, e é autor de diversos artigos científicos e pesquisas.
*Ele também é autor do livro Defense of Dogs (Em Defesa dos Cães, em tradução livre), no qual descreve como os gatos serão daqui a 50 anos.
*“Quanto mais eu estudo os gatos, desde o mais selvagem aos mais mimados, mais me torno convencido de que não podemos mais nos dar ao luxo de ter gatos: uma abordagem mais ponderada sobre a manutenção e criação de gatos é necessária se quisermos garantir o seu futuro”, observa.
*O empresário Roberto Viana despertando hoje com sua mais nova idade. Será super abraçado pelos familiares e inúmeros amigos.
*Outros queridos aniversariantes do dia: Yuri Melo;  Amaro Branco; Marco Aurélio Elias Cury; Lília Barbosa; Thiago Mello; Ana Cristina Mendonça; Perla Carina; Cláudia Eidintas Keenan; Norma Marques; a nutricionista ortomolecular Thátyan Honorato; Jana Nascimento; o músico Armando Bandeira; Carina Silva.

Faltam 18 dias para o Carná Folia.

 

MARIO SÉRGIO| mariosergio@diariodovale.com.br

Untitled Document