O papa e os astronautas

by Diário do Vale

wp-cabeca-ciencia

Na quinta-feira passada o Papa Francisco telefonou para os seis astronautas que estão a bordo da Estação Espacial Internacional. O objetivo era cumprimentar o astronauta italiano Paolo Nespoli, mas o pontífice acabou conversando com todos os astronautas sobre as questões mais profundas que assombram a humanidade. Uma das primeiras perguntas de Francisco aos tripulantes da ISS foi sobre “o lugar do homem no Universo”. E a conversa acabou girando sobre a perspectiva cósmica proporcionada pelos voos espaciais.

Nespoli respondeu que o objetivo da estação espacial é conhecer melhor o ser humano e aumentar o conhecimento sobre o que existe ao nosso redor. Algo que tem sido um dos principais objetivos de todo o programa espacial, incluindo as missões com sondas não tripuladas e telescópios espaciais. O papa mostrou uma pintura sobre a Divina Comédia de Dante. No poema do século 14 Dante Alighiri se refere ao amor como “a força que move o sol e as estrelas”.

Hoje sabemos que esta força é a gravidade. Mas o cosmonauta russo Alexander Misurkin preferiu uma resposta mais poética. E citou um livro que acaba de ler sobre um menino que abandona tudo para cuidar daqueles que ama. “O melhor exemplo do que é o amor é o que é mostrado neste livro”, comentou o cosmonauta. Na Divina Comédia o herói vai até o inferno em busca de sua amada Beatriz.

Em seguida o papa indagou o que levou os tripulantes da ISS a seguirem carreira na astronáutica. Outro cosmonauta russo, Sergey Ryazanski, disse ao papa que está no espaço para seguir os passos de seu avô, um dos engenheiros responsáveis pelo Sputnik, o primeiro satélite que orbitou a Terra. “Para mim é uma grande honra continuar o que ele fazia e realizar seus sonhos”, disse Ryazansky.

Já o americano Rany Bresnik comentou sobre como a incrível beleza de nosso planeta, visto do espaço, tocava sua alma. “Aqui do espaço vemos paz e serenidade. Não há fronteiras nem conflitos, é tudo muito pacífico. E nós esperamos que nosso exemplo do que podemos conseguir juntos no espaço seja seguido pelo resto do mundo”. A Estação Espacial Internacional é um projeto conjunto de 12 países, incluindo Rússia e Estados Unidos, que deixaram de lado diferenças políticas e ideológicas para estabelecer uma base no espaço sideral.

Francisco disse que os astronautas tiveram êxito em mostrar como a Terra é frágil e que pode se destruir. Os astronautas terminaram a conversa agradecendo ao papa por fazê-los refletir sobre “coisas maiores do que nós”. Francisco não é o primeiro papa a conversar com astronautas no espaço. O pioneiro foi o papa Bento XVI que conversou com 12 astronautas que participavam de uma missão do ônibus espacial Endeavour na fase final de montagem da ISS.

No passado a igreja e a ciência andaram em conflito, hoje, pelo menos no que se refere a Igreja Católica Romana, o conflito é coisa do passado. A igreja cuida das questões da fé, e deixa para a ciência a tarefa de responder as perguntas sobre as origens e o funcionamento do Universo. Vários papas modernos já demonstraram interesse pela astronomia e Bento XVI tinha um pequeno observatório em sua casa, com telescópios para olhar as estrelas e os planetas.

A Estação Espacial Internacional levou mais de dez anos para ser montada no espaço, com módulos levados por vários foguetes. Para o papa Francisco ela é “Um pequeno palácio de cristal que nos mostra como a totalidade é maior do que a soma de suas partes”.

Conversa: O papa na tela do centro de controle da Nasa

Conversa: O papa na tela do centro de controle da Nasa

 

 

 

JORGE LUIZ CALIFE | [email protected]

You may also like

1 comment

Anderson 15 de novembro de 2017, 06:05h - 06:05

Quando será que a humanidade deixará a órbita baixa da Terra e irá se aventurar em Marte e além?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996