Olimpíadas

by Diário do Vale

wp-coluna-contos-e-cronicas-alexandre-correa-lima

As provas de natação ainda nem terminaram, mas o nadador americano Michael Phelps já acumula 22 medalhas de ouro olímpicas na careira. Se porventura vencer as duas provas que lhe faltam (no momento em que escrevo este texto) chegará ao mesmo número de medalhas de ouro que o Brasil conseguiu ganhar em todas as modalidades de todas as edições em quase um século de Olimpíadas. Parece uma (Olim)piada, mas é verdade.

Ao longo das décadas, batemos muitos recordes, a maioria fora das arenas desportivas: analfabetismo, inflação, acidentes de trânsito, dívida externa, epidemias, déficit e violência. Com tantos problemas nas ruas, parece não sobrar energia para gastar nas quadras e pistas.

É tão lacônico quanto emblemático ver o país sede numa discreta 21ª posição, com apenas 3 medalhas. Uma delas na competição de tiro. Uma bala certeira na cidade das balas perdidas.

Perdidas quase estiveram as esperanças naquele que é o principal esporte do país, o futebol, que a despeito de toda sua fama, jamais conquistou uma medalha de ouro em toda a história dos jogos olímpicos. Nem mesmo com todo o elenco de craques que já tentaram a façanha, como Romário, Ronaldinho e agora Neymar.

Ver o desempenho do Brasil nas diversas modalidades ajuda a explicar um pouco do país que somos, cheio de contrastes. Além do vôlei (gostamos de esportes coletivos), nossa melhor perfomance vem do atletismo e iatismo, esportes marcados pelas discrepâncias sociais de seus praticantes.

Não estamos ganhando muitas medalhas, mas a Olimpíada está acontecendo com todo o jeitinho que nos é característico: alegre, festivo, barulhento e um bocado improvisado.

Tudo indica que a conta será maior que o legado, mas isso era assunto para 2009, antes da candidatura. Agora é seguir o enredo.

Enquanto nossos esportistas tentam beliscar alguma medalha para não deixar o Phelps derrotar um país inteiro, o brasileiro comum, atleta da rua e da vida, vai correndo sua maratona diária, cheia de obstáculos, para simplesmente sobreviver. E de uma coisa você pode ter certeza: nessas provas de correr de ladrão, escapar de bala perdida e nadar na lama, ah meu amigo, o Phelps jamais conseguirá nos derrotar.

 

ALEXANDRE CORREA LIMA| [email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996