Os arrastões no Rio de Janeiro e o estado cleptocrático

by Diário do Vale

wp-coluna-espaco-aberto-jorge-calife

Uma das imagens mais marcantes da semana que passou foi a da jovem turista inglesa, chorando na praia de Ipanema. A moça foi vítima dos arrastões que assolam a ex Cidade Maravilhosa. Jogaram ela no chão e levaram seu smartphone e sua bolsa. Em prantos a súdita da rainha Elizabeth II jurou que nunca mais vem ao Brasil. Infelizmente ela tomou contato com a realidade brasileira da pior forma possível. Podia ter sido poupada disso. Das contusões, da humilhação e da perda do smartphone.
Espero que da próxima vez ela escolha outro destino para suas férias de verão. No caso de uma cidadã britânica em busca de sol e praias o lugar perfeito é o Caribe e adjacências. A mocinha de Londres podia ter passado o verão nas ilhas Bahamas. Ex-colônia britânica ela não teria problemas de se comunicar por lá. As Bahamas tem o mar mais limpo e transparente do mundo e ficam bem mais perto da Inglaterra do que o Rio de Janeiro. E lá a moça não corre o risco de ser pisoteada, agredida e roubada. Outro destino ideal para europeus querendo curtir o sol e o mar é a Jamaica.
Outra imagem marcante, veiculada nas TVs, foi o desabafo do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que acusou o Partido dos Trabalhadores de ter instaurado um estado cleptocrático no Brasil. O nome vem do grego e quer dizer governo dos ladrões. Mendes falou durante um debate na Fiesp de São Paulo. Eu gostaria de reproduzir aqui, nesta coluna, as palavras do ministro. “Na verdade o que se instalou no país, nesses últimos anos, e está sendo revelado na Operação Lava Jato, é um modelo de governança corrupta, algo que merece o nome claro de cleptocracia (…)”.
E continuou o ministro: “Veja o que fizeram com a Petrobrás, veja o valor da Petrobrás hoje, por isso que se defende com tanta força as estatais. Não é por conta de dizer que as estatais pertencem ao povo brasileiro, é porque pertencem a eles. Eles tinham se tornado os donos da Petrobrás. Esse era o método de governança”, disse Gilmar Mendes.

Relação

O leitor pode se perguntar qual a relação entre a corrupção e a roubalheira nos altos escalões do governo e os arrastões nas praias do Rio de Janeiro. Tem tudo a ver. Viramos um país de ladrões, onde se rouba em todos os lugares, em todas as classes sociais. A impunidade prevalece. Os jovens que atacam os turistas e banhistas em Ipanema e no Arpoador acham que é certo roubar, porque no Brasil todo mundo rouba. Os políticos roubam, os diretores das estatais roubam. E a lei é branda, mesmo que sejam apanhados estarão na rua em pouco tempo.
O Rock in Rio atraiu muitos visitantes para o Rio de Janeiro no último fim de semana e o resultado foi gente pisoteada e roubada nas praias da cidade. Imaginem, em um clima desses, o que vai acontecer ano que vem, com as Olimpíadas. Quando teremos atletas de todos os cantos do mundo frequentando as praias da orla do Rio de Janeiro. E turistas que devem vir as centenas para torcer por seus atletas. Vai ser um vexame em escala planetária. Sem falar na baía de Guanabara imunda e cheia de lixo.
É verdade que a falta de segurança no Rio de Janeiro não é culpa só do PT. É um problema que vem de décadas, desde a época em que Leonel Brizola era o governador. Mas foi o PT do Lula e da Dilma que fez campanha para a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Rio de Janeiro. Vendendo o mito da cidade pacificada e da população hospitaleira. E o resultado é esse que estamos vendo todo fim de semana, ao vivo e na TV.
Morei 30 anos no Rio de Janeiro e hoje evito ir lá mesmo a trabalho. E aconselho meus amigos, brasileiros e estrangeiros a não correrem esse risco. O estado brasileiro não garante nem a segurança de seus cidadãos, quanto mais dos turistas.

essa

Gilmar Mendes: ‘Na verdade o que se instalou no país, nesses últimos anos, é um modelo de governança corrupta’ (Foto: Arquivo)

 

JORGE LUIZ CALIFE | [email protected]

You may also like

17 comments

Marcelo Bretas 29 de setembro de 2015, 09:40h - 09:40

Complexo de vira latas no seu estado puro. Ir para o Caribe? Súdito da rainha? Gilmar Mendes como exemplo de indignação sobre corrupção? chega a ser hilário seu texto. Virei seu leitor para ver que a cada texto você se supera. Como falar de arrastões sem tocar na vergonha que é o abandono social dos governos estaduais? Como você pode usar Gilmar Mendes após ele reter o processo que é a mãe da corrupção nesse pais , que é o financiamento das campanhas pelas empresas? Como pode repetir a mantra do negativismo em relação as olimpíadas após o sucesso do copa? Volta redonda merecia uma imprensa melhor. Você está se juntando ao paladino Alexandre Garcia que nos oferece todos os dias na 96 Fm , textos engraçados mas parciais e seletivos.

ricardo 29 de setembro de 2015, 11:43h - 11:43

boaaa … mandou bem

Maniac 28 de setembro de 2015, 22:16h - 22:16

Brasil, um país que não deu certo!

Odeio simplistas 28 de setembro de 2015, 09:10h - 09:10

É de uma simploriedade botar a culpa em políticos por todos os delitos, quando é justamente o contrário.
A repressão tempestiva a qualquer delito, não importando sua gravidade, com penas evidentemente proporcionais, formaria uma sociedade acostumada a respeitar as leis.
E quando membros dessa sociedade assumissem postos estratégicos, agiria da forma como foi educada: Respeitando a lei e não se encantando com a possibilidade de cometer delitos.
É claro que para maior eficácia a repressão deve vir sempre acompanhada de ações sociais e inclusivas, sob pena de estarmos comprimindo uma bomba de efeito retardado.

Para o AL FATAH 28 de setembro de 2015, 08:23h - 08:23

Gilmar não mereCe nada, ele so diz o que lhe que convém ($$$$$$)

Al Fatah 28 de setembro de 2015, 14:48h - 14:48

Mantendo o que disse lá embaixo. Deve-se prestar atenção na palavra, não em quem a dita…

julia 27 de setembro de 2015, 08:26h - 08:26

É isso mesmo Sr. Calife, esse país é uma vergonha, não há como se orgulhar de ser brasileiro, em ser patriota, terra sem lei, terra de ninguém, é só roubalheira, corrupção, essa corja de ladrões. Boa analogia entre os ladrões das praias e os ladrões do governo.

Leitor 26 de setembro de 2015, 23:54h - 23:54

Gosto de você só quando escreve sobre astronomia e coisas relacionadas a esse tema, pois quando comenta sobre outros temas, sobretudo sobre política, se apresenta de forma muito passional e também muito parcial. Pronto… Falei!!!

ricardo 26 de setembro de 2015, 21:17h - 21:17

Gilmar Mendes é cumplice do quadro atual de corrupção, ele deu uma grande contribuição para que chegássemos a esse ponto. Se ele não tivesse se calado na época da PRIVATARIA TUCANA ajudando enfiar pra debaixo do tapete atos corruptos na gestão FHC, talvez outros partidos não enverendavam por esse caminho. Mas, como ele poderia contrariar o seu padrinho ? Não poderia né ?

vista alegre 26 de setembro de 2015, 12:16h - 12:16

Vcs reclamam do neto pq não moram em barra mansa. …ond a prefeitura é um cabide d emprego

luis coelho 26 de setembro de 2015, 08:48h - 08:48

Ta bom, você acaba de lançar um novo slogan ” Imagine na Olimpíadas”. Outra coisa: flar de Gilmar Mendes com o referencia de honestidade é o fim da picada. Acorda cara!

Al Fatah 26 de setembro de 2015, 10:53h - 10:53

Deve-se prestar atenção na palavra, não em quem a dita… Gilmar falou uma grande verdade!…

Fernando 26 de setembro de 2015, 06:58h - 06:58

Redação do DV! Mal é o contrário de Bem e Mau é o oposto de Bom.

Fernando 26 de setembro de 2015, 07:21h - 07:21

Correção! Para ser coerente e com todas as letras…

Redação do DV! Mal é o contrário de “bem” e “mau” é o oposto de “bom”.

Anderson Machado 25 de setembro de 2015, 12:36h - 12:36

Quem insistiu para trazer a olimpíada para o Rio em 2016 foi o Cézar Maia e a Rosinha “Garotinha”. Mérito deles, sem dúvida, apesar de eu discordar do pensamento político dos dois.

Complexo vira lata 25 de setembro de 2015, 09:44h - 09:44

Ela ira pra Caribe ou Bahamas e o Jean Charlie ira pra onde ?
Quanto ao Glimar Mendes o mesmo que votou a favor do Neto, esse não mereçe nem comentário,rsrrs

Al Fatah 26 de setembro de 2015, 10:55h - 10:55

Realmente, não “mereçe” mesmo…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996