Os candidatos dos ignorantes e caipiras

by Paulo Moreira

wp-coluna-e-nos-com-isso-paulo-moreira

A eleição de 2016 nos Estados Unidos foi vencida por Donald Trump graças aos votos dos interioranos e dos moradores dos estados mais atrasados. O bilionário conseguiu isso fazendo um discurso que agradou a esse público pouco esclarecido. No Brasil, um candidato com um discurso também voltado ao público menos dotado de conhecimento está entre os favoritos. Mas as semelhanças entre os dois param por aí.

Nos Estados Unidos

O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ganhou as eleições falando com um tipo de cidadão americano mais comum do que se imagina: o perdedor inconformado. Esse cara trabalhava numa das siderúrgicas que fecharam por causa das restrições ambientais, ou numa das montadoras que encolheram por causa da concorrência de carros europeus mais sofisticados, ou japoneses, mais baratos, ou ainda em alguma fazenda que perdeu mercado para produtos brasileiros como soja ou suco de laranja. Ele também se preocupa com o fato de a China, o restante dos Brics (Rússia, Índia, Brasil e África do Sul) e a Europa Ocidental estarem crescendo em importância no cenário mundial.
Esse eleitor não sabe nada de mercado financeiro e provavelmente teve algum prejuízo na crise de 2008. Além disso, não tem a habilitação técnica necessária para trabalhar nas empresas de alta tecnologia, como a Tesla, ou de informática, como Microsoft, Google e Facebook.
Resultado: por ser mal preparado tecnicamente, ele culpa os imigrantes que chegam e ocupam os empregos menos especializados – aqueles em que ele costumava trabalhar, com benefícios garantidos pelos poderosos sindicatos dos EUA.
Ainda por falta de preparação, ele não consegue trabalhar num banco, numa corretora de valores ou numa grande empresa do setor de informática ou telecomunicações.
Ele também é conservador e acha um absurdo a “degradação dos costumes” e o avanço da diversidade racial. Deve ter sentido uma enorme tristeza ao ver o negro Barack Obama comandando a maior potência mundial, e não concorda com os avanços obtidos por mulheres e pelo segmento LGBT.
Em resumo, o eleitor típico de Donald Trump se parece com o Homer Simpson. Basta ver que ele perdeu na Califórnia (o estado mais rico e tecnologicamente avançado do país mais rico do mundo) e no norte da costa leste americana, onde ficam New York, Washington, Connecticut e outros estados cultural e politicamente mais avançados.
A sorte dos americanos é que Trump, embora tenha sido eleito pelos ignorantes e caipiras, não é uma coisa nem outra. O homem é bilionário, comandava uma poderosa empresa do setor imobiliário e é tido como um dos negociadores mais “durões” que existem, além de não ter papas na língua. O atual presidente dos EUA soube encontrar um filão entre os eleitores que são malsucedidos na vida e sonham ser como ele.
Uma coisa que exemplifica bem a postura do bilionário eleito por operários é a questão da sobretaxa às importações de aço: Trump agradou seus eleitores, que perderam empregos em siderúrgicas, mas está usando a ameaça para garantir uma posição vantajosa em negociações com diversos parceiros. E está apontando o canhão da “guerra comercial” para seu alvo preferido: a China.

Midiático: Trump faz discurso que agrada ignorantes e caipiras, mas governa de olho no mercado (Foto: Arquivo)

Midiático: Trump faz discurso que agrada ignorantes e caipiras, mas governa de olho no mercado (Foto: Arquivo)

E no Brasil?

Aqui no Brasil, existem sujeitos que trabalhavam em alguma estatal que foi privatizada ou em alguma “repartição pública” que foi eliminada no tímido esforço que está sendo feito para reduzir um pouco o peso desse mastodonte obeso que é o estado brasileiro. Esses sujeitos talvez tivessem até alguma esperança nos governos petistas, mas o PT, felizmente, fez um governo menos estatizante do que se esperava. Eles estão insatisfeitos.
Existem também os sujeitos que têm saudade do tempo dos governos militares (muitas vezes, sem nem mesmo ter vivido essa época) porque acreditam erradamente que o país crescia e tudo era lindo e maravilhoso na época. Não era: o Brasil enfrentou recessão no fim do período militar e a hiperinflação que só parou no Plano Real nasceu com generais, brigadeiros e almirantes no poder.
Existem também os sujeitos que não se conformam com o avanço de negros, mulheres e do segmento LGBT.
Enfim, existem, em grande número, ignorantes e caipiras como os que elegeram Trump. O problema é que o candidato que eles apoiam está longe de ser um gênio dos negócios como o presidente americano. Muito pelo contrário.

 

 

PAULO MOREIRA | [email protected]

You may also like

86 comments

Antonio 7 de abril de 2018, 21:12h - 21:12

Nunca li tanta besteira em um jornal eletrônico.

Alex 7 de abril de 2018, 15:23h - 15:23

Respeito o texto e a liberdade jornalística. É por fim digo… BOLSONARO PRESIDENTE! Que o Brasil seja tão grande quanto os EUA dos “ignorantes e caipiras”

Diana 3 de abril de 2018, 21:33h - 21:33

Trump foi eleito por 2 motivos: o que levantou a bandeira contra o terrorismo que arrasou os EUA e sendo bilionário ia alavancar um país que sofreu (?) os efeitos do colapso financeiro causado pelo 11 de setembro.
Os americanos com o desejo de voltar às mordomias que estão acostumados não aceitaram ¨apertar um pouco o cinto¨depois da crise financeira. Até porque na verdade quem sentiu o pior foram os países subdesenvolvidos em que o desempregado aumentou além de toda uma cobrança do FMI aos países. E foi inaceitável para eles que os países como China, Japão e Coreía iniciassem um avanço econômico e financeiro. A estratégia de Trump, como todo bilionário dono de hotéis, empresas etc é usar mão de obra barata, explorando ao máximo os estrangeiros para construir seus impérios. Assim é que crescem, primeiro eles exploram mão de obra, depois sonegam impostos, burlam taxas alfandegárias etc. Essa é a esperança dos americanos, afinal ele foi eleito, não foi? A esperança de reconstruir a América, em que os EUA tem o chicote e país como Brasil, Argentina, Chile etc ficam sob os arreios de Trump. Ele não é um homem inteligente, é explorador, assim como tantos empresários que existem por aí. Usa estratégias do mundo do mercado financeiro para dirigir EUA, diz aos povos da América do Sul que juntos seremos fortes, mas é ele e os EUA que ditam as regras. Tentou colocar o mundo inteiro contra a Coréia do Norte, por luta de poder e ganância, briga de ¨cachorrões grandes¨. E assim, mesmo não sendo aceito por um outro americano mais liberal, o que boa parte dos americanos quer é de volta mais conforto às custas dos países subdesenvolvidos. Até porque os americanos mais liberais já estão com a ¨burra cheia de dinheiro¨ para reclamar tanto. O PT fez o inverso, usou o paternalismo aos pobres como forma de dar-lhes um pouco de esmola social e financeira para que o partido prevalecesse como o PAI DOS POBRES. E no entanto ajudou a afundar tanto o Brasil quanto um político corrupto. E sendo corruptos também. Trump é de uma MALDADE PROPOSITAL, mas o PT é de uma MALDADE IGNORANTE, que finge que não vê, que não sabe, que não fez nada. E não sei qual é o pior deles: na verdade pioram tudo onde passam, a diferença é que TRUMP ainda quer tudo para seu povo, enquanto o PT se contenta em dar pouco ao povo. Lastimável.

Saulo da Prefeitura 3 de abril de 2018, 09:48h - 09:48

Paulo Moreira admiro seus textos, mas desta vez você foi muito infeliz e raso na sua análise. Seu texto só ajuda essa esquerda burra, corrupta e louca pelas benesses estatais! Trump foi eleito lá porque os americanos queriam ver um país na vanguarda mundial, coisa que eles sabem fazer muito bem. Infelizmente no Brasil temos uma mente pequena e voltada para o “levar vantagem em tudo”. Como você sabe muito bem, os americanos trabalham e muito, e querem resolver seus problemas conforme sua consciência e não pelo poder o Estado. Quanto ao dito movimentos sociais, raciais e etc é um retrocesso enorme e tão obvio que é até difícil de enxergar! Afinal uma mentira repetida muitas vezes acabando virando uma “verdade”.

Fewfew 6 de abril de 2018, 20:01h - 20:01

Foi extremamente infeliz, desaventurado, e preconceituoso.

José 3 de abril de 2018, 07:11h - 07:11

Esse ano está difícil escolher até os nomes novos são de espertalhões …

Wander 2 de abril de 2018, 21:54h - 21:54

Pelo que foi dito pelo jornalista sobre Trump, tenho absoluta certeza que ele não entende o mínimo de economia. A China invadiu todos os mercados, principalmente o de aço, devido o baixo valor de sua moeda e os baixos salários praticados no país. Se o Brasil não fizer o mesmo, vamos fechar muitas siderúrgicas, inclui-se nisso a CSN. O governo Trump foi péssimo para imigrantes, e posso me incluir aí, mas para a economia americana está sendo excelente. E falar que os americanos ocupavam as vagas de baixo conhecimento… Deve estar louco. Os caras tem as melhores faculdades, os melhores profissionais… Basta ver o histórico dos prêmios Nobel! Se informa primeiro antes de escrever amigo.

IEPG 2 de abril de 2018, 07:03h - 07:03

Ser de Centro é ótimo. Posso assistir a esquerda querendo provar que fez o país mudar para melhor para sempre e ver a direita não enxergar que o país é um porcaria devido os seus 130 de governo fraudulento e corrupto, que dizimou milhões de vidas e empresas de sucesso. 13 anos de esquerda não mataram mais que os 128 anos da direita no poder.

Mito 2018 1 de abril de 2018, 13:36h - 13:36

O texto desse senhor demonstra o desespero da esquerda. Está chegando a hora do seu jornal, o jornal nacional, a folha entre outros esquerdopatas anunciarem que, o novo presidente do Brasil é JAIR MESSIAS BOLSONARO!!! Já estou vendo a cara do Boner anunciando no jornal Nacional. Vai ser um suicídio coletivo kkkkkkkkkkk

IEPG 2 de abril de 2018, 06:54h - 06:54

Da esquerda e da direita meu nobre amigo. É um texto bilateral. Seu candidato é um mero fanfarrão. Jair se dando mal é a sua posição. O senhor apoia o ódio e a discriminação, só faz isso na mídia social, pois mantém seu pseudo-ocultismo, se esconde na sombra de um nome falso. Frustração é o seu sobrenome.

Mito 2018 2 de abril de 2018, 09:53h - 09:53

Sou frustado sim meu amigo mas, de viver em um país em que o presidente foi eleito o político mais corrupto do mundo, em viver em um país com pessoas iguais a vc cega, que ainda acha argumentos em defender um safado que tirou o filho dele de tratador de zoológico e o colocou como um dos homens mais ricos do Brasil. Me entristece é pessoas iguais a vc acusar alguém de ódio e discriminação por pura ignorância e falta de argumentos. Uso esse nome mito 2018, pois vejo em Bolsonaro a volta da dignidade do país, pais esse, destruído pelo PT e suas ideologias. FORA PT, FORA IMORALIDADE. Melhor JAIR se acostumando kkkkkkkkkkkkk

Pafunciio 2 de abril de 2018, 11:40h - 11:40

IEPG: São viuvinhas do Aécinho Snow q estão desesperadas. Elas não querem o bem do país ou da coletividade, elas querem a tal “vingança” q, se concretizar, pagaremos caro por isso, como já estamos pagando.

VAI VENDO 2 de abril de 2018, 17:56h - 17:56

Vcs sabem mesmo quem está investindo na campanha do Bolsonaro?

VAI VENDO as maiores empresas de armamento do mundo. Se hoje ao acessar o DV já vemos sangue escorrendo depois dele eleito aqui ficará VERMELHO de vez.

Eu acertei que o Cabral iria falir o RJ. Acertei que o Pezão iria afundá-lo ainda mais. Acertei que o Neto deixaria uma grand dívida por faze muitas festas. Acertei que o Samuca iria se abraçar com os vereadores e com os empresários. Com os vereadores pq o PV não tinha quadros para governar e com os empresários pq o candidato estava recebendo muito dinheiro na campanha.

Com o Temer alertei que seria uma tragédia, já que ele mesmo estava já anunciando a retirado dos nossos direitos. Não seu outra. Alertei tbm que ele estava mentindo que não seria candidato. O que vemos hoje?

Vc acham que estou errado com o Bolsonaro?

Mito 2018 2 de abril de 2018, 21:29h - 21:29

Parece que estou lendo a mãe Diná kkkkkk. O país já está vermelho de sangue, sangue esse, derramado por inocentes nas mãos de traficantes, por roubos que quebraram o país, por políticos que costuram acordos para privilégios próprios, por falsos moralistas que em 13 anos entregaram o país à imoralidade, destruição das familias e enriquecimento próprio. Temos a esperança de dias melhores, com um candidato HONESTO, digno, temente à Deus, que não cederá as costuras políticas em troca de ministérios, e vc vem falar em achismo e premonições, vc deve estar de sacanagem. Já líe ouvi diversas coisas contra Bolsonaro mas, esses argumentos seus, chega ser hilário kkkkkkkkk.

Manifantocheenvergonhado 1 de abril de 2018, 11:53h - 11:53

As viúvas do Aecinho estão agora caindo de amores pelo Boçalnaro. Vão ter uma grande decepção, se ele for eleito. Foi um militar burocrata, sem características de liderança, um bundão, que viu na política uma maneira de se dar bem e ajudar a família. É um político fraco, sem argumentos, sem conhecimento da realidade do Brasil e do mundo. Vai ser um marionete nas mãos de um congresso corrupto e golpista ( sim, porque a maioria atual deve ser reeleita , graças ao poder econômico e à ignorância do povo). Mais uma opção errada
dos coxinhas paneleiros sem discernimento, alienados.

Mito 2018 1 de abril de 2018, 13:27h - 13:27

Bom era o Lula!!! O problema é que as viúvas do PT acham que não existe vida pós Lula, se enganam, pois o politico mais corrupto do planeta não ganha mais nem para síndico de prédio. Lula o próximo faxina da papuda kkkkkkkkkkkk.

BOSTONARO 2 de abril de 2018, 02:15h - 02:15

Lula só não será eleito pq não será candidato, se fosse levaria no primeiro turno, bostonaro para o bem do país vai morrer na praia com certeza.

Mito 2018 2 de abril de 2018, 09:43h - 09:43

Pelas caravanas do Lula no sul do pais e no nordeste, constatamos a popularidade e quão cotado ele está para ser eleito no primeiro turno das eleições. Acorda mortadela adormecida, seu candidato não ganha mais nada, o povo acordou!!! Melhor JAIR se acostumando kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mito 2018 31 de março de 2018, 22:56h - 22:56

Foi Trump lá e será Bolsonaro aqui. Os que não concordam, os órfãos do PT, só um recado. Melhor JAIR se acostumando. Chorem na cama que é lugar quente!!!! Kkkkkkkkkkk

José 31 de março de 2018, 19:50h - 19:50

Tá difícil achar alguém que preste nessas eleições.
Meu voto seria do Enéas, mas faleceu.
Apesar de todos os pesares Brizola foi um dos poucos que pensou em educação com ensino integral com os Vídeos, apelidados de Brizoloes.
Algo que a longo prazo traria resultados, pois uma criança, um adolescente nutrido e ficando o dia inteiro na escola não seria um alvo tão fácil para o tráfico.
O problema do Brasil é que não há uma continuidade nas obras do políticos anteriores, mesmo que sejam boas.

José 31 de março de 2018, 19:52h - 19:52

Saudades de quando Brizola chamava Lula de sapo barbudo.
O homem tinha seus efeitos , mas era uma figura…

Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano 1 de abril de 2018, 14:40h - 14:40

Brizola foi o precursor da expansão das favelas pelo estado ao adotar a política da coexistência pacífica (não interferência), deixando-as à própria sorte. Aqui mesmo em VR, boa parte dos núcleos de posse surgiram durante seus mandatos…

O câncer não surgiu com Brizola, mas ele foi o responsável principal por sua METÁSTASE…

Na madrugada 1 de abril de 2018, 15:11h - 15:11

Brizola foi um dos responsaveis direto pela onda de volencia que vivemos até hoje.Em sua gestao a policia era proibida de subir ss comunidades.

Preguiça da Parque 7 de abril de 2018, 15:12h - 15:12

É isso mesmo, tudo culpa de Brizola e Darcy Ribeiro! Os imbecis foram investir em educação.
Parei, em que tempos vivemos meu Deus! Pai nos socorre!

Laticinea 31 de março de 2018, 07:55h - 07:55

AOS INTELECTUAIS,É COMENTARISTAS!NOTA SE QUE VCS NÃO CUIDAM DA RUA ONDE MORA TEM INVEJA DO VIZINHO.DEIXA PARA PAGAR OS IMPOSTOS ATRAZADO ESPERANDO ANISTIA.

Não sei a solução 30 de março de 2018, 09:08h - 09:08

Vamos fazer o seguinte pra resolver nosso problema: vamos rever a constituição e só permitir o voto dos ricos e formados em nível superior e que moram em cidades com mais de 500 mil habitantes!
A mesma ignorância dos que escolhem errado seus candidatos está também estampada aqui neste artigo e seus comentários!
Deus tenha paciência e nos dê sabedoria para encontrar a solução pro nosso país!

BOSTONARO 1 de abril de 2018, 11:00h - 11:00

Este texto está farto de comentários idiotas, mas vc superou a todos com folga.

Pafunciio 2 de abril de 2018, 16:50h - 16:50

BURRO DE CANGALHA, SUBSERVIENTE E SUBMISSO. É DESSE TIPO DE ELEMENTO Q A FIESP, PSDB, DEM , GLOBO, ADORA.

El Sábio 29 de março de 2018, 12:32h - 12:32

Bolsonaro é a nossa esperança de que pelo menos essa modinha de minorias acabe, ninguém aguenta mais esse povo chato.
Quanto a economia, acredito que não irá piorar, até pq não tem como piorar mais.

BOSTONARO 2 de abril de 2018, 02:18h - 02:18

Nossa não, sua, e não vai a lugar nenhum.

Politicamente Incorreto 28 de março de 2018, 21:46h - 21:46

Anta Dilma e cachaceiro Lula tiveram maioria de votos no Norte e Nordeste, Estados sabidamente mais pobres e com pessoas analfabetas. Se o Lula ganha, os pobres e analfabetos são inteligentes, se perde, são burros? hahahahahahah

Tá “serto”. hahahahhaha

Henrique 28 de março de 2018, 21:40h - 21:40

Cara…. Vc so tem emprego nesse jornaleco!!!! Mala sem alca!!!!
E MELHOR JAIR SE ACOSTUMANDO!!!!

Helder 31 de março de 2018, 00:52h - 00:52

apoiado.
Esse socialista babaca so fala merda.
Temos que resgatar as famílias
Chega de inversão de valores!!!
Este babaca não apresenta números nem dados nem fatos só opinião socialista que divide a população
Qual a bandeira dele?
A minha é a do Brasil e jamais será vermelha!

BOSTONARO 2 de abril de 2018, 02:21h - 02:21

Helder,
Com certeza vc tem uma camisa amarela da Nike falsificada, e uma panela escondida em baixo da cama.Eu

Joao da Costa 28 de março de 2018, 21:12h - 21:12

Levy fidelix 2018

Marcos M 28 de março de 2018, 15:20h - 15:20

Cara que texto perfeito e profundo!….tão profundo que poderia ser atravessado por uma formiga com água pelas canelas!……chegou a lembrar-me de que preciso ir cuidar da minha coleção de bolinhas de gude em cativeiro!………um pensador ou alguém metido a tal, precisa ter como regra: não ser delinquente intelectual, nao ser demagogo e por fim precisa situar se acima do acontecimento, por que em vez de ficar falando do Bolsonaro voce não fala sobre quem o criou, para mim foi o Lula que criou o bolsonaro.

Analista 28 de março de 2018, 10:05h - 10:05

Algum eleitor do mico é capaz de citar algum projeto relevante que ele propôs e foi aprovado?
De onde surgiu a lenda urbana que ele é modelo de honestidade e conduta já que foi condenado por ofender uma mulher que também é uma parlamentar eleita democraticamente?
Que modelo é esse de conduta que homenageia o general ustra reconhecidamente pela justiça como um torturador?
Por que os eleitores dele não tem capacidade de um debate democrático sem ressucitar fantasmas como o comunismo ou que é perseguido pelos meios de comunicação?

VAI VENDO 28 de março de 2018, 11:29h - 11:29

E quem disse que um parlamentar precisa aprovar projetos para ter boa performance? Fiscalizar o executivo e não votar contra o povo já faz um bem excepcional para a sociedade.

Analista 28 de março de 2018, 12:10h - 12:10

Um candidato a presidência tem que ter biografia que se traduz em alguma experiência técnica acadêmica OU administrativa seja na indústria ou no setor público OU como um parlamentar assíduo e que apresenta projetos de lei. Isso o mico não tem.
A grande diferença entre a eleição americana e a brasileira é que o americano considera o histórico do candidato como o Bush que havia sido governador, a Hillary advogada e ex senadora, o Obama formado em Harvard e o Trump que carrega o pedigree do mercado.
O que vemos no Brasil são candidatos sem qualificação, sem o mínimo de conhecimento de economia, relações internacionais que são fundamentais para um líder de uma nação.

Alexsander 28 de março de 2018, 20:54h - 20:54

Não sou eleitor do Bolsonaro, nem tampouco aprovo o discurso homofóbico dele, que acho extremamente babaca e já tive oportunidade de falar disso pessoalmente com ele numa solenidade em Resende. No entanto, levando em conta A “lisura do processo” pelo qual os projetos são aprovados pelo legislativo brasileiro, penso que o fato de não ter projetos aprovados mais fala a favor deste cara do que depõe contra ele.

Severino 30 de março de 2018, 16:04h - 16:04

Sr Analista. Se vc conhecesse os meandros das Câmaras ( Municipais, Estaduais e Federais, não se espantaria dele, Bolsonaro não conseguir aprovar nada. Quanto ao episódio com a deputada Maria do Rosário, foi completamente deturpado o que ele disse, (coisas de petistas ). E por fim quanto ao Cel. Ustra, e não General como você disse, até os dias de hoje nada foi provado contra ele na JUSTIÇA, e sim pela Comissão da Verdade. Na época da Ditadura, o bicho começou a pegar somente nos ido de 69, quando os grupos terroristas começaram a matar (atentados a bomba nos aeroportos,bancos, quarteis, etc.) Inclusive um sobrinho de um amigo meu com 19 anos fazendo o serviço militar obrigatório, foi “explodido” ´dentro da guarita do quartel onde tirava serviço de guarda, pelo grupo da Dilma nossa Presidenta . Quem não viveu aquela época não sabe realmente o que aconteceu de fato. e fica sabendo através dos professores esquerdistas que contam a coisa de seu jeito. Bolsonaro não é perfeito, mas tem um grande valor, não é LADRÃO.

liberdade e propriedade 28 de março de 2018, 09:53h - 09:53

Vou comentar a parte do texto sobre o Brasil. Sobre os EUA, não temos nada com isso.
Estatais, muitas vezes, não agregam peso ao mastodonte, pois não consomem impostos, geram lucros, bons empregos e são mais uma opção no mercado, vide o BB e Caixa, que peso eles agregam ao mastodonte? Nenhum. As refinarias da Petrobras, vendem a gasolina mais barato que as refinarias dos EUA, o que as torna cara nos postos daqui são os impostos elevadíssimos e margem de lucro de alguns postos. Já repartição pública, aí sim eu concordo plenamente, as prefeituras por exemplo empregam um número exorbitante, mais que a principal atividade econômica dos municípios, é o carro na frente dos bois.

Aqueles que sentem saudade da gestão militar, observam somente a parte do milagre econômico onde o Brasil saltou na ranking econômico mundial, das grandes obras taxadas de exageradas pela oposição de época, mas comprovadamente fundamentais hoje em dia, como Itaipu e sentem saudades da moralização da ordem e segurança pública.

Já sobre mulheres, negros e LGBT, o problema não é isonomia, que é justo e merecido por eles, o problema é o lobby e a legislação dar preferência para eles, como cotas, por exemplo, que ferem principio de imparcialidade pública. Suponho que há um anseio de muitos eleitores por candidato que seja NEUTRO em relação à essa temática e não FAVOREÇA ninguém devido a cor, sexo ou orientação.

Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano 28 de março de 2018, 10:36h - 10:36

Vc já foi um pouco melhor. Texto sem coesão, tema solto, confusão de idéias…

XIMBICA 28 de março de 2018, 16:33h - 16:33

Não concordo, ele é exatamente isto aí, uma mistura de abacate com banana, pontos de vista sem sustentação.

Sincero 27 de março de 2018, 20:29h - 20:29

Cara você deveria ser demitido desse jornalzinho fulero,vc falou falou e não disse nada.

Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano 28 de março de 2018, 10:35h - 10:35

Sim, o jornal deveria contratar vc, nem que fosse para passar um pano com Limpol na mesa do colunista. E ainda receberia um tapinha no bumbum e um vale adiantado pelo bom serviço prestado… Liberdade de opinião é isso. Escreve o que quer, lê o que não quer…

Wander 2 de abril de 2018, 22:17h - 22:17

Isso não é liberdade de opinião, é desconhecimento do que ele tentou falar. Aposto que ele não conhece ninguém que mora nos EUA. Ou conhece pessoas que não conhece nada de economia.

Pafunciio 27 de março de 2018, 16:00h - 16:00

“No Brasil, um candidato com um discurso também voltado ao público menos dotado de conhecimento está entre os favoritos. Mas as semelhanças entre os dois param por aí.”
Certíssimo o senhor. O público mais bem dotados de conhecimento e uma certa genialidade. Votou no Aécinho Snow e p vice Aluysio Nunes

Ozzy 27 de março de 2018, 08:29h - 08:29

Mais uma viúva inconformada do Obama.

Nelson 27 de março de 2018, 06:50h - 06:50

Chora na cama, Bolsonaro presidente!!!

BOSTONARO 26 de março de 2018, 20:06h - 20:06

Bolsominions, se cairem em uma moita de capim não levantam nunca mais.

EDMUR FERREIRA DA SILVA 30 de março de 2018, 14:27h - 14:27

Provavelmente cairão por tropeçar num lulista que la estava a almoçar.

#Bolsonaro2018 26 de março de 2018, 18:16h - 18:16

Melhor Ja ir se acostumando…

Paulo Elias 26 de março de 2018, 16:23h - 16:23

Há várias nuances que precisam ser explicitadas para entendermos todo o contexto. Trump não venceu as eleições por conta desse suposto (sim, e não pretendo avançar muito nesse ponto) protecionismo econômico, até porque 60 milhões de americanos não se encaixam nesses moldes de “operário desempregado” ou etc.

Vai muito além disso. (1) O ponto mais importante e central, Hillary era sua adversária e isso quase que já diz tudo. Todos os escândalos envolvendo os e-mails, algo extremamente grave. A história dos diplomatas e soldados em Benghazi também foi extremamente grave, ela poderia ter agido e não fez nada, isso ficou entalado na garganta de muitos americanos mais patriotas fervorosos. A fundação Clinton também rodeada de controvérsias e suspeitas de corrupção (Clinton Foundation é como se fosse o Instituto Lula aqui, não diferente, a palestra de político mais cara do mundo era de Bill Clinton e a segunda de Lula).

(2) O desrespeito à segunda emenda. Era (e é) clara a intenção dos democratas de colocar mais controle em cima das vendas de armas, até então tudo parece muito ingênuo pedindo “apenas” o banimento dos rifles de assalto, mas não irá parar por aí, e todos sabemos disso, até porque o que um AR-15 faz, uma pistola também é capaz de fazer, desde que esteja em mãos erradas. Quando citei o “apenas” entre aspas, é que para quem conhece bem de cultura americana, sabe que o rifle de assalto simboliza para o americano, entre outras coisas, a única forma de enfrentamento às forças federais, a recente história do “Ranch Bundy” mostra isso na prática.

(3) A indicação de um juiz para a suprema corte por um democrata (caso Hillary ganhasse) também pesou muito a favor de Trump.

Citar Washington de forma virtuosa ou “culturalmente e politicamente avançados”, não sei o que dizer. Washington é como nossa Brasília, foi lá que Trump obteve menos votos (percentualmente), é onde está concentrado o poder, e consequentemente maiores rendas por conta dos cargos públicos que lá estão, uma ilha da fantasia, novamente, como a nossa Brasília que possui a maior renda per capta do país, o dobro do segundo lugar São Paulo, não vejo nada de virtuoso nisso. Aliás, um dos motes de campanha de Trump foi justamente contra o establishment que Washington simboliza.

Esses estados ditos como modernos e “politizados”, formados por pessoas “cool”, descoladinhas e inteligentinhas, com jovens que sequer começaram a ter responsabilidades, são mesmo bem diferentes do americano médio, conservador, redneck (ou caipira, como disse), com valores justamente similares àqueles que levaram a América ser o que é hoje. E não o que esses garotos pensam que pode ser com líderes como Bernie Sanders que era um socialista aos moldes que temos aqui na América Latina.

Imputar a Trump um preconceito de ir contra a diversidade racial também não é justo. Ver imigrantes ilegais que sequer falam inglês nas ruas queimando a bandeira americana em forma de “protesto” e batendo em eleitores de Trump não é legal de se ver. Realmente muitos cruzam as fronteiras ilegalmente para viver de práticas ilícitas, isso são fatos. Há estimativas que dizem que cerca de 80% das mulheres que cruzam a fronteira com coiotes são abusadas. Não tem o que dizer, imigração ilegal, como diz o nome é ILEGAL.

Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano 28 de março de 2018, 10:37h - 10:37

Quando publicar o livro, me avisa…

BOSTONARO 2 de abril de 2018, 02:22h - 02:22

Avise a mim também…

Wander 2 de abril de 2018, 22:23h - 22:23

Entendi… Eleitores do Lula não lê. Mostra o motivo de serem alienados.

Henrique 26 de março de 2018, 13:07h - 13:07

BOLSONARO 2018!!!!!!!

VAI VENDO 27 de março de 2018, 23:03h - 23:03

Bolsonaro poderá receber apoio do PR, logo o partido que ajudou a sustentar o Temer.

Como quer mudança votando nos mesmos??

Wander 2 de abril de 2018, 22:25h - 22:25

Bolsonaro é de um partido de direita, PR é um partido de esquerda… Não vejo isso como possível.

VAI VENDO 4 de abril de 2018, 00:02h - 00:02

PR partido de esquerda? O que ele estava fazendo ao lado do Temer no governo o defendendo em todas as votações? PR é igual ao PMDB. São partidos fisiológicos. Eles ficam na espreita boiando na água só aguardando para ver em qual barco pularão para dentro.

Caso o Bolsonaro ganhe, o PMDB estará junto dele. Mas acho impossível a sua vitória, inclusive por outros motivos já ditos aqui mesmo, como o candidato não sobrevive ao primeiro debate.

Os eleitores que defendem o HONESTO terão de votar em CORRUPTOS no segundo turno.

Alexsander 26 de março de 2018, 13:04h - 13:04

Como o jornalista criou uma excelente “ancoragem” no desenho dos Simpsons, vou me valer da mesma para expor minha opinião: num dos episódios, a cidade de Srpringfield passa a ser governada pelos mais inteligentes dos cidadãos, tendo Liza Simpson como prefeita; foi um desastre total, pois as idiossincrasias dos intelectuais impediram que qualquer projeto de desenvolvimento avançasse…
Como Matt Groening, Hank Azaria, Mel Brook, Gore Vidal (já falecido) pertencem ao pensamento da “esquerda” americana, achei interessante a forma sarcástica com que eles trataram do assunto, indo ao ponto central do problema (algo típico da cultura norte america): um bando de intelectuais querendo dizer o que é o melhor para o povo e se achando no total direito de fazê-lo!
Me lembra Renato russo em “Baader-Meihoff Blues”: “Ah, bondade sua me explicar, com tanta determinação, exatamente o que sinto, como penso e como sou, eu realmente nem sabia que eu pensava assim…”

FORA COMUNISTA 26 de março de 2018, 10:18h - 10:18

O JORNALISTA PELO JEITO É ADEPTO DO ENCANTADOR DE JUMENTOS.

Cidadão Barra Mansa 26 de março de 2018, 08:52h - 08:52

Pelo nível dos comentários percebemos que o colunista está certo. E os ignorantes são muitos. Ainda bem que não são a maioria.

Opressor de direita 26 de março de 2018, 17:21h - 17:21

Nada pode ser pior do ser comunista.

Pafunciio 27 de março de 2018, 16:02h - 16:02

Opressor de direita: Pode sim. Quem assassina a língua portuguesa………..

Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano 25 de março de 2018, 23:04h - 23:04

Ser “gênio dos negócios” (ou dos embustes, como diriam outros) não faz de Trump algo melhor que o candidato tupiniquim implicitamente indigitado. Não é pré-requisito e tampouco algo que sirva de diferencial competitivo para o cargo de presidente…

Os estadunidenses que votaram nele são os “rednecks” sim, mas também muitos outros homens e mulheres brancos, anglo-saxônicos (descendentes dos primeiros colonos ingleses, irlandeses, alemães e bálticos), das classes média e alta que querem manter o “status quo” que existiu desde a independência até os anos 80. Trump foi para eles um último sopro de alento, pois sua representatividade numérica no total da população dos EUA diminui a cada ano…
Os EUA estão mudando, se descaracterizando, talvez caminhando para ser o que o Brasil é hoje. Uma nação miscigenada, conflituosa, díspar, com altos níveis de violência urbana. Se será melhor ou pior, difícil dizer, mas será bem diferente do país que sempre conhecemos e que surgiu como superpotência econômica, militar e cultural no início do século XX…

VAI VENDO 27 de março de 2018, 12:16h - 12:16

Pois é, cairá a única república que ainda tem a consideração boa ou ótima de muitos cientistas políticos!

República nunca deu certo em lugar nenhum. O Brasil é um exemplo que em 128 anos só houve atrasos. No Brasil Imperial a ascendência foi sempre para cima. Após 15 de novembro de 1889 ao contrário. Quando penso que chegamos ao fundo do poço, a situação cotidiana mostra que é mais abaixo.

liberdade e propriedade 28 de março de 2018, 10:10h - 10:10

Vai vendo, não sou favorável a volta da monarquia, mas sou favorável que Dom Pedro II foi um excelente imperador, bastante liberal, pouco populista. O Brasil de antes de 15 de novembro foi a segunda potência mundial, atrás da Inglaterra, mas prestes a superá-la. Nossa malha ferroviária era a maior e mais complexa do planeta, visto nosso relevo. Tínhamos várias e verdadeiras metrópoles europeias aqui dentro. O Brasil era perfeito. A república nos derrubou drasticamente no ranking das potências, na gestão militar fomos à 8°, na gestão Lula à 6°. O 15 de novembro foi uma catástrofe e o Brasil virou bagunça geral. Uma pena o Rei não ter tido vida longa, e ser sucedido brilhantemente por princesa Isabel, imperatriz Isabel.

Severino 25 de março de 2018, 18:48h - 18:48

Num País, onde a Suprema Corte tem um membro, que não conseguiu ser aprovado em concurso para JUIZ, indicado pelo Presidente e sabatinado (sic ) e aprovado pelo Senado, que podemos esperar ? O que todos viram. Com certeza vão derrubar a prisão em segunda instância, com a intenção de liberar, Lula, Renan, Jucá, Aécio, Cunha, Cabral, Palocci e outros mais. Sobre o Capitão Bolsonaro, não ser brilhante em alguns assuntos, o que dizer de Lula, Dilma, Collor e mesmo Sarney, o que eles sabiam, ou sabem ? Me lembro o caso do Neto, aqui em VR, que tinha bagagem de Comércio e Clube, mas colocou nos cargos chave gente com conhecimento, e os amigos em cargos de perfumaria. Deu certo. Bolsonaro na minha opinião tem um grande runfo ” NÃO É LADRÃO ” . Outra coisa, nos dias de hoje você não pode falar mais nada, no que diz respeito, a negros,gays e outros. Porém a recíproca não é verdadeira. Meu voto e de minha família toda será de Bolsonaro. Chega de populismo barato.

JJ. 25 de março de 2018, 20:16h - 20:16

Neto é exemplo?
Ele deu certo?
Ele não foi cassado?
Ele não teve as contas rejeitas?
E o capitão macho, não foi condenado pelo STJ por ter ofendido uma mulher?
Homem pode ofender mulher?
Chega de político de estimação. Aguarde o debate, vejas as propostas antes de decidir.

El Sábio 25 de março de 2018, 20:28h - 20:28

Palmas pra vc!!!

VAI VENDO 26 de março de 2018, 19:52h - 19:52

Aguardar o debate eleitoral é um dos problemas das eleições no Brasil. Não é à toa que o povo vota sempre errado.

Apaga que dá tempo rs 25 de março de 2018, 18:21h - 18:21

Leio essas publicações e penso… Se os cidadãos do MUNDO votassem nos candidatos apontados pelos jornalistas durante as eleições o PLANETA seria o Céu materializado!!! SÓ eles votam corretamente, são perfeitos… A verdade é, se o pica-pau tivesse consultado os jornalistas, muita coisa não teria acontecido!!! Kkkkkkkkkkkkkkk

Pombo 25 de março de 2018, 18:17h - 18:17

Menos dotado? Menos dotado de corrupção, menos dotado de comunismo, menos dotado de violência.

Caipira 'fascista' 25 de março de 2018, 18:01h - 18:01

Parabéns ao colunista pelo texto! Envie seu currículo para a Folha de São Paulo, certamente irão gostar de sua publicação. Finalizando, meu voto é JAIR BOLSONARO, e a campanha é grátis! Qual seria o candidato do jornalista???

Alexandre Reis 25 de março de 2018, 14:22h - 14:22

Quanta bobagem se lê nesse jornal! Deve ser exatamente por esse motivo que já não se exige mais o ensino superior ao jornalista. Vivo aqui nos EUA, já morei em VR, e, felizmente, o que você escreveu aí não condiz com o que acontece aqui. Realmente Trump não sabe discursar, gosta muito de aparecer, mas a economia merece aplausos. A política de segurança também. Está nem ainda no meio do mandato, tem muita coisa a fazer, mas está fazendo muito mais que seu antecessor, ao menos para aqueles que trabalham e não gostam de ficar na aba de alguém por N motivos. Agora sobre o Brasil. Senti sua indireta ao candidato de direita, um cara que é mais um p da vida com os desmandos do Estado, com a aparelhagem de tudo, com o péssimo aproveitamento dos nossos recursos naturais e com a inversão de valores, e que também não sabe discursar. Ora meu senhor, desde 88, exceto o Itamar Franco, não tivemos presidentes com nomes envolvidos em escândalos de corrupção, tá certo de que muito do que foi constado nos inquéritos não serviram pra acusação, mas é sabido por todos intelectos ou não que o direito penal em países pobres é seletivo, só atinge a classe mais baixa. Pelo sim, pelo não, acho que está na hora de dar uma chance ao “político que dá voz a gente injustiçada” , pois, ele não sabe fazer discurso e tem a certeza que todos brasileiros são iguais em direitos e deveres, mas também, ao que tudo indica, não tem seu nome sujo envolvido em escândalos de corrupção. E por último: quando vejo a lista dos “intelectos” que o repudiam, aí que eu passo a ter a certeza de quem eu votarei em 2018. Tenha um bom dia.

Go Jonny Bigode 25 de março de 2018, 17:30h - 17:30

Alexandre “Kings”
A política de segurança pública americana é um fracasso.
Prova disso é que os EUA têm a maior população carcerária do mundo (soma dos presos de China + Brasil) e também a maior taxa de homicídios entre os países de primeiro mundo.
A que custo o Trump esta fazendo a economia crescer ? Utilizando a intervenção e os subsídios do estado arrebentando com a economia dos emergentes. Até a CSN tomou uma paulada covarde do Trump.
O Trump afroxou a força política da USEPA cedendo aos interesses da indústria em detrimento ao meio ambiente e revogou a participação americana nos tratados de emissão de CO2…e o CO2 causa o aquecimento global que vem arrebentar aqui nossas lavouras e milhares de prejuízos mundiais.
Trump é um fracasso diplomático, trata os imigrantes como marginais e a revogação do Obama Care só atende os interesses comerciais da indústria hospitalar. Você deve saber o custo absurdo de usar um hospital na América sem ter um seguro saúde.
Os EUA mesmo sendo o país mais rico do mundo não é modelo, referencia em qualidade de vida, muito menos de segurança, honestidade e a riqueza não reflete na liderança de IDH.
O candidato brasileiro que se espelha nele é um desastre de biografia, já tem condenações, família entranhada na política e se esquiva do debate das questões atuais e prefere repetir mantra armas-nióbio-bandido morto.

Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano 28 de março de 2018, 10:43h - 10:43

O Bigode tá igual um comercial de cursinho de inglês que tá rolando na TV, só que em vez de “papo de negociador”, é “papo de esquerdista”…

XIMBICA 28 de março de 2018, 16:50h - 16:50

Vote em mim: Também não tenho meu nome envolvido em corrupção. Não fico defendendo torturador, não respondo a processos por injuria racial, não fui condenado por apologia ao estupro, meus filhos trabalham realmente e não são políticos que nada fazem eleitos graças ao meu nome. Se vc acha que não ser citado em corrupção basta para alguém ser presidente então VOTE EM MIM.

Gata 25 de março de 2018, 10:19h - 10:19

Sensacional !
Pitadas de sarcasmo e muita realidade para os eleitores do candidato brasileiro dos menos dotados de conhecimento.
O candidato fanfarrão estagnou em um universo de eleitores que consideram que governar um país é matar bandido e até agora não apresentou um projeto sólido de governo. Deu uma demonstração que não serve para ser um líder de uma nação ao se esquivar de declarações sobre a Marielle renegando o papel de todos movimentos sociais na democracia.
O Brasil é um país continental, multi cultural e social. Governar é saber ouvir as mulheres, negros, empresários, sem terra, trabalhadores, gays, religiões, universidades…

Melchior 25 de março de 2018, 14:25h - 14:25

Quem gosta de ganhar voto em cima de defunto nem é digno de ser chamado cidadão.

Ronaldo 25 de março de 2018, 09:17h - 09:17

Se botasse quem escreveu essa matéria padrão folha de sp, p debater com o “tal” candidato brasileiro, o jornalista padrao folha de qualidade n duraria 2 minutinhos

#bolsonaro2018

Ronco 25 de março de 2018, 14:20h - 14:20

O tal candidato será humilhado durante o debate eleitoral na TV.
Ele é um papagaio que só repete nióbio (que não tem nenhum valor comercial), estatuto do adolecente e o armamento. Não é capaz de debater política internacional, economia, saúde pública, educação, mobilidade urbana, infra-estrutura.
Ele não tem raciocínio para debater democraticamente sem gritar, babar e ficar vermelho. Fora que já foi condenado pelo STJ por ofender uma parlamentar portanto esse fora da lei não é modelo para nossa sociedade.

NEGO DO CABELO DURO 28 de março de 2018, 16:52h - 16:52

vc está brincando, bostonaro é famoso por não conseguir dar sustentação a sua idéias mirabolantes.

Ronaldo 3 de abril de 2018, 08:41h - 08:41

Isso só e exclusivamente só pq vcs estao dizendo
Vcs mesmo é q nao durariam 5 segundos hahaha

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996