Os números da tragédia brasileira

by Diário do Vale

wp-coluna-espaco-aberto-jorge-calife

“Moro, num país tropical, abençoado por Deus, e bonito por natureza”. A frase é de uma canção do Jorge Ben Jor que fez muito sucesso na época da ditadura, aí por volta de 1977, mais ou menos. De lá para cá o país tropical da letra mudou muito, mudou para pior. Parece que longe de ser abençoado nosso país foi amaldiçoado pelos deuses. Não o Deus judaico-cristão a que se referia o Ben Jor, mas aqueles deuses vingativos da mitologia grega. E quanto a beleza da nossa natureza ela vem sendo devastada e poluída pela seca e pelos incêndios florestais. Vivemos o apocalipse do patropi.

Se o leitor acha que estou exagerando, aqui vão os números da última pesquisa sobre a violência no Brasil, divulgada na semana passada. Os dados são do Anuário Brasileiro de Violência Pública (é tanta que já dá até para publicar um anuário). No ano passado, 2016, o Brasil registrou 61 mil assassinatos. Ou seja, 61 mil cidadãos do país abençoado por Deus foram mortos de forma violenta e intencional. São números de um país em guerra e apoiam aquela minha crônica da semana passada, quando comentei o risco que correm os turistas estrangeiros vindo para cá.

Separando os números de 2016, a cada 24 horas ocorreram 7 latrocínios (roubo em que o ladrão mata a vítima), 136 estupros, 169 assassinatos por motivos diversos. E ainda 196 pessoas foram dadas como desaparecidas e 2,9 mil carros foram roubados nesta terra dadivosa.

É por isso que tem muita gente com saudade dos tempos da Ditadura Militar. Eu fui estudante naquela época, quando o Jorge Ben Jor cantava as delícias da vida no país tropical, nas paradas de sucesso das rádios AM. Podíamos andar pelo Rio de Janeiro a qualquer hora do dia e da noite sem nenhum problema. A menos que você cismasse de ser guerrilheiro, assaltante de bancos ou sequestrador, os milicos não te incomodavam. Eu cursava a faculdade em Botafogo e morava em Bonsucesso, ali perto do hoje temido Morro do Alemão.

Lembro que a última aula terminava as onze da noite. Eu pegava um ônibus até o centro da cidade, saltava na Avenida Presidente Vargas e pegava outro coletivo para Bonsucesso. Chegava em casa a uma hora da madrugada, andando pelas ruas desertas sem qualquer problema. Sem tiroteios, sem assaltos, sem medo. Acho que o presidente da República era o finado general João Batista de Figueiredo. E com ele bandido não se criava. Não tinha prisão com visita íntima nem um monte de advogados para levar as ordens para a quadrilha.

Em 1986 veio a democracia e olhe só aonde viemos parar. Os governos de esquerda, como do Lula e da Dilma, criaram um monte de leis que só funcionam no papel. Só em 2016, segundo os dados do Anuário, 4.657 mulheres foram assassinadas no Brasil. Para que serviu a tal Lei Maria da Penha? Foi tão inócua quanto aquela ridícula campanha de desarmamento promovida na época do Lula. Tomaram as armas dos cidadãos de bem, mas se esqueceram de tomar dos bandidos.

A cada dia que passa o caos e a desordem aumentam no nosso próprio país. Vide o caso dos garimpeiros que tocaram fogo nas sedes do Ibama e da Fundação Chico Mendes no sul do Amazonas. Eles estavam revoltados porque o Ibama mandou incendiar as balsas que eles usavam na mineração ilegal dentro de uma reserva. Causaram um prejuízo enorme e ninguém foi preso, ficou por isso mesmo. Daqui a pouco eles invadem a reserva de novo para poluir os rios e peixes com o mercúrio.

Reservas florestais são devastadas por incêndios criminosos. Bandos armados explodem bancos nas cidades do interior e até mesmo nas capitais. O país da ordem e do progresso não tem mais ordem e nem progresso. Há quem ache que uma intervenção militar seria a solução.

Na minha opinião acho que já é tarde demais. Vamos precisar é dos capacetes azuis da Força de Paz das Nações Unidas.

Caos: Ninguém está seguro no Brasil (Foto: Fotos Públicas)

Caos: Ninguém está seguro no Brasil (Foto: Fotos Públicas)

 

 

JORGE LUIZ CALIFE | [email protected]

You may also like

32 comments

Anderson 10 de novembro de 2017, 06:35h - 06:35

Décadas de ideias “jeniais” da esquerda na segurança pública transformaram o Brasil no inferno em que vivemos hoje. Bandido é bandido, não uma vítima da sociedade. Criminosos têm que ser presos e na cadeia permanecerem por muito tempo, proporcionalmente à gravidade de seus crimes. Só mesmo um imbecil petista para achar que se combate a violência com passeatas e flores em Copacabana e direitos humanos unilaterais.

guto 8 de novembro de 2017, 20:08h - 20:08

A primeira avaliação feita por empresários do agronegócio de Correntina na Bahia, é que houve um prejuízo de 60 milhões de reais com a destruição, eles contaram mais de 20 pivôs destruídos, 2 colheitadeiras, 3 caminhões, uma pá-carregadeira, uma retroescavadeira, além de onze tratores queimados… E o relato de como eles chegaram lá, mostra que é um movimento arquitetado, pois os invasores chegaram em caminhões e em mais de dez ônibus e começaram a destruir tudo que encontraram pela frente…. Evidentemente tem que haver punição!!!!

Joel 8 de novembro de 2017, 22:54h - 22:54

Bolsominion trouxinha, bota o link com a “fonte” dessa “informação” aí, coxinha paneleiro autista….

guto 9 de novembro de 2017, 09:28h - 09:28

No Senado teve discussão entre Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Ana Amélia (PP-RS)…. Vanessa começou a xingar os ruralistas dizendo que eles deviam estar presos… Quanta loucura dessa comunista, né?!…. Aí a Senadora Ana Amélia vira para a Vanessa e diz: “Então a Senhora está a favor do que aconteceu, a destruição da fazenda, onde mais de mil pessoas chegaram para queimar a fazenda financiados por quem?!” Aí a Senadora Vanessa Grazziotin responde: ” Não, não eu não sei do que você está falando, eu não estou sabendo dessa história!!!”.
É uma barbaridade que esse pessoal de esquerda não sabe de nada, não viu nada, nunca soube nada…. Quanta ignorância desse pessoal de esquerda!!!
Os criminosos terroristas podem agir livremente na frente dos esquerdistas, pois eles têm visão seletiva!!!

geninha 9 de novembro de 2017, 12:00h - 12:00

Joel: Ele não passa de um “Tucano Deflorado”. Já observou q estão deixando ele vomitar sozinho, ninguém dá mais papo p esse cara. A melhor forma de coloca-lo no ostracismo é ignora-lo, quer dizer ignorar o ignorante.
Há, uma pessoa q não sabe o que significa CEDE (verbo) e SEDE (substantivo), não deve ser levado a sério………

geninha 9 de novembro de 2017, 12:10h - 12:10

E mais. O cara q mora num apartamento, alugado, que quando o sol entra, ele tem q sair, tem um terreno de 10×10 no Açude, e defende ruralista, realmente é como vc ter dívida no banco e defender os juros altos.
Dá p acreditar ?

Anderson 10 de novembro de 2017, 06:37h - 06:37

Não dá para conversar racionalmente com alguém que acha que o comunismo é um sistema político e econômico viável, muito menos em quem acredita no PT.

Piamã 8 de novembro de 2017, 19:36h - 19:36

A turma esquerdista é bem fraquinha no argumento, preferem achar erros gramaticais e chamar de maluco que não concorda com sua mentalidade psicopática.

Capitalista com Vale-Alimentação 8 de novembro de 2017, 21:13h - 21:13

Outra viúva da Transamazônica, entulho autoritário semialfabetizado.

Anderson 10 de novembro de 2017, 06:31h - 06:31

Achar que conhece algo sobre gramática não torna este bando de petistas aqui dos comentários menos burros.

guto 8 de novembro de 2017, 17:38h - 17:38

No tempo da Ditadura Militar crime era tratado como crime, contudo na época do PT, crimes foram permitidos para aqueles que dobravam sua espinha para Lula, então, nós vemos esse crime que aconteceu na Bahia, há três dias atrás, e o Senador Ronaldo Caiado fez um ótimo comentário nas redes sociais: “Por que situações assim não são tratadas com o rigor que a lei exige? Porque por treze anos os ditos ‘movimentos sociais’ do campo se acostumaram com a complacência do governo federal sob o comando do PT, e isso ainda existe na Bahia, onde o governador Rui Costa do PT, mantêm a mesma política de tornar inimputáveis crimes cometidos por seus aliados, o conflito no campo interessa ao PT, a lei tem que voltar a valer para todos!”.
De fato a ideologia não pode eximir o crime, e no Brasil dependendo de quem comete, não há crime, não há punição!!!

Capitalista com Vale-Alimentação 8 de novembro de 2017, 18:28h - 18:28

Coxinha autista, vc criou um mundo de fantasia na sua cabeça oca semialfabetizada. Vai se tratar. Acabou o Gardenal, bolsominion demoníaco?

Anderson 10 de novembro de 2017, 06:29h - 06:29

Mortadela debilóide, vai estudar! O Guto tem razão, houve um tempo em que bandido era tratado como bandido e ninguém era burro como vocês que ficam falando que eles são vítimas da sociedade.

geninha 8 de novembro de 2017, 16:32h - 16:32

Olha, tem uns aqui q precisam de cuidados médicos urgente, são pessoas q não tem condições de andar nas ruas sem um acompanhante p orienta-los. Sabemos q as farmácias populares estão falidas e essas pessoas estão sem condições de tomar seus remédios pelas parcas condições financeiras, então pedimos aos seus familiares q entrem nas redes sociais pedindo os medicamentos p pelo menos abrandar os surtos psicóticos.

LUIZ MOREIRA 8 de novembro de 2017, 14:00h - 14:00

>>>>>>> DINHEIRO NA MAO E VENDAVAL… ASSISTAM A MUSICA DE PAULINHO DA VIOLA PECADO CAPITAL…. PIOR SERIA QUANDO ESTE PODER VIRA OSTENTAÇAO E ACHAM QUE MANDAM EM TODO UNIVERSO E QUEREM MAIS PODER CUSTE OQUE CUSTAR ATE CHEGAREM NO LIMITE DA OSTENTAÇAO !!!!!! MAS DEVERIAM SABER SE EXISTE O UNIVERSO PORQUE ALGUEM CRIOU !!!!!!!!!!!!!!! O REI ETERNO

guto 8 de novembro de 2017, 11:35h - 11:35

Aproximadamente 1000 terroristas do MST invadiram uma fazenda no interior da Bahia, no começo desta semana, e ultrapassaram todos os limites…. O MST destrói laboratórios, áreas produtivas, já ocuparam a fazenda do ex-presidente FHC, e eles vivem também do imposto sindical, receberam regularmente mesadas dos governos petistas, e, mesmo assim, a lei não é aplicada contra eles!!!
É caso de polícia, responsabilizar pelos danos materiais, contudo, esse pessoal do MST não quer terra, eles querem só baderna, só conhecem a foice e o martelo das bandeiras comunistas, não são lavradores, não entendem disso, só entendem de destruir! Nas imagens aéreas da fazenda do interior da Bahia, antes da invasão do MST, era muito bonita, com várias plantações, os descendentes de japoneses produziam muita comida, onde só havia seca, e logo após o furacão do MST, as casas foram destruídas, tanto dos funcionários quanto dos proprietários foram destruídas, com animais mortos, etc…. Isso é definição no dicionário Aurério de terrorismo… E não é possível que a polícia da Bahia simplesmente se dobre para esse bando de bandidos…
Na época dos militares, esses terroristas já estariam pagando pelos crimes que eles cometeram contra a população brasileira!!!

freud 8 de novembro de 2017, 16:20h - 16:20

Aurério ? Vc é muito enteligente. é melhor volta para a iscola.
Já´conseguiu saber a diferença entre CEDE (verbo) e SEDE (substantivo) ? kkkkkkkkkkkk

Anderson 10 de novembro de 2017, 06:26h - 06:26

Petista, saber a diferença entre CEDE e SEDE não deixa você menos burro, vai estudar!

Geninha 8 de novembro de 2017, 00:36h - 00:36

Figueiredo não foi aquele “presidente ” que disse q preferia o cheiro de cavalo do que do povo?

Capitalista com Vale-Alimentação 7 de novembro de 2017, 20:46h - 20:46

Vovó Mafalda é mais uma decadente viúva dos generais…

Geninha 8 de novembro de 2017, 00:27h - 00:27

Não brigue c a vovó Mafalda não, vovó só está lembrando, com nostalgia, dos garbosos verde oliva, que desfilavam na cidade, os quais despertavam paixões proibidas nas mocinhas, hoje senhoras, inocentes.

Anderson 10 de novembro de 2017, 06:41h - 06:41

Pior são os petistas, saudosos de Che Guevara e Fidel Castro. Depois eu digo que vocês esquerdistas são um bando de idiotas e ficam aí reclamando. Parem de ficar pagando mico aqui nos comentários e vão estudar e ler um pouquinho!

guto 7 de novembro de 2017, 11:05h - 11:05

Usando a definição técnica da palavra “terrorismo”, está claro que o MST é um grupo terrorista apoiado pela CUT, pois as verdadeiras milícias armadas do MST invadem e destroem propriedades privadas, torturam pessoas, sequestram, colocam pessoas em cárcere privado, matam animais, queimam plantações, incendeiam casas….
O MST é um movimento vermelho terrorista de Lula, é o exército vermelho de Stédile que atacou ontem uma fazenda na Bahia , em Correntina, no oeste da Bahia, a área é tocada por descendentes de japoneses, que trabalharam muito para transformar um lugar abandonada em que nada nascia num celeiro de produção de comida…. A terra antes seca e sem vida passou a produzir batata, cenoura, feijão, soja, milho para o povo da Bahia, do Brasil e do mundo…. O grupo de descendentes viu sua fonte de renda ser destruída, e a polícia não faz nada, pois o governo petista protege os terroristas, enquanto na época dos militares esse bárbaros terroristas já estariam todos presos como criminosos que são!

freud 7 de novembro de 2017, 12:19h - 12:19

Continua não tomando o seu remedinho né ? Surtou de novo. Já conseguiu saber a diferença entre CEDE (verbo) e SEDE (substantivo) ?

Seguidor do Pato Amarelo 7 de novembro de 2017, 12:37h - 12:37

Acabou o Gardenal na Farmácia Popular onde guto, o capiroto psicopata, arruma os tarja-preta dele.

guto 7 de novembro de 2017, 15:54h - 15:54

Os bandidos terroristas ligados ao MST atuaram, pois invadiram e destruíram toda a fazenda na região oeste da Bahia, os proprietários e funcionários assistiram tudo impotentes sem poder reagir.Sabe por que? Porque neste aís chamado Brasil se defender também é crime!
Já imaginou se alguma vítima tivesse reagido com uma arma de fogo, já estaria na cadeia com toda a certeza, enquanto o bando estaria livre como está livre para continuar delinquindo…. Não há defesa da propriedade privada neste país! A polícia não dá conta… E mais, a polícia tem medo, pois o policial que reagir também pode ser punido! Punido pela mídia “foi lá e passou por cima dos direitos humanos!”punido pelo comando e punido por tribunais de exceção etc…
A destruição feita pelo MST foi praticamente esquecida pela grande mídia ontem…. Poucos veículos trataram do assunto, no entanto, se houvesse a reação de alguma das vítimas…. Certamente seria manchete em todos os jornais!!!! Está tudo de cabeça para baixo no Brasil!!!!

Chico Bento 7 de novembro de 2017, 17:01h - 17:01

Imagino a espécie de site de “notícias” que esse guto, coxinha surtado, anda lendo para esses “corte e cola” ridículos aqui. É um psicopata…

guto 7 de novembro de 2017, 22:29h - 22:29

Quem é que perde com tudo isso? Com essa gente saqueando, literalmente saqueando e destruindo o Brasil…. O empresário perde, o empregado perde, o Brasil perde, eu e você também perdemos….
Eles só ganham, pois se sentem poderosos, ganham o apoio de outros milicianos, e ganham investimentos que saem do dinheiro público e de contribuições sindicais, lembremo-nos que o MST é um braço da CUT… Fazem parte da mesma gentalha, um atraso para o Brasil!
Como fazer para resolver essa questão?! Como se combate essa gangue?! Seria muito simples se a lei fosse cumprida! Todos os líderes desses movimentos estariam atrás das grades, pois invasão é crime, bando, formação de quadrilha é crime, isso atenta contra a lei de segurança nacional…. Eles são terroristas e devem ser enquadrados na Lei de Segurança Nacional! Contudo não é isso o que nós vemos!!!

Anderson 10 de novembro de 2017, 06:25h - 06:25

Petistas, deixem de ser burros e vão estudar. Em qualquer país sério os membros do MST estariam presos como criminosos que são.

GUEVARA 7 de novembro de 2017, 09:12h - 09:12

Do jeito que as coisas caminham, a intervenção militar mostra-se como uma boa alternativa, inclusive para expulsar o PCP (Primeiro Comando do Planalto) de Brasília.

Rocinante 7 de novembro de 2017, 09:01h - 09:01

Uma época em que se formaram entulhos autoritários feito a Dona Florinda de Pinheiral é meio suspeita. Será que o sujeito não se lembra da penúria econômica em que o Brasil foi deixado pelo último ditador, o Figueiredo, aquele que preferia cheiro de cavalo a cheiro de povo?
Parece recalque de fim de carreira em pasquim do interior.

Anderson 10 de novembro de 2017, 06:42h - 06:42

Entulho autoritário é este bando de esquerdistas debilóides que defendem Cuba e Venezuela.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996