Os transtornos da busca pela beleza

by Diário do Vale

wp-coluna-um-papo-com-a-vida-aline-stteel

O que você come, ou deixa de comer, ou seja, seus hábitos alimentares são considerados como doença quando interferem em sua saúde mental e física. Disfunção ou transtorno alimentar é qualquer alteração relacionada à alimentação de uma pessoa. A adolescência é a faixa etária mais atingida devido aos fatores sociais e emocionais como também alterações sofridas no corpo, próprias dessa fase. O adolescente começa a descobrir-se, descobre seu corpo e passa a lidar com as emoções de forma muito intensa. É muito comum todas as mudanças atingirem a convivência na família, escola e trabalho.

 Bulimia e Anorexia

Nos últimos anos, os transtornos alimentares vem aumentando de maneira significativa e isso, posso dizer, se deve à uma idealização da magreza, um culto ao corpo perfeito de modo exagerado e muitas vezes, irresponsável e também um incentivo à práticas de dietas rigorosas como um estilo de vida. Não que cuidar da saúde seja algo errado, o problema é quando torna-se uma obsessão, sem acompanhamento médico, colocando em risco a própria vida, como em muitos casos. A própria anorexia pode levar a desnutrição e morte.

Tanto na bulimia quanto na anorexia, existe uma insatisfação com a própria aparência física, a pessoa se vê sempre acima do peso e vive uma vida com muitas restrições para atingir o peso que ela considera ser ideal. Para ser considerada anoréxica, o peso deve estar muito abaixo do peso saudável. A distorção de imagem na anorexia é bem mais fácil de ser percebida pelos pais e familiares do que na bulimia. Na bulimia, a pessoa pode ter o peso normal ou até acima do normal.

 Bem, como identificar?

A anorexia é um distúrbio alimentar em que a pessoa se preocupa exageradamente com seu peso corporal, e a partir daí, desenvolve comportamentos que colocam em risco sua saúde. Comportamentos como perder peso muito rapidamente e de forma exagerada, olhar-se no espelho e se ver sempre gorda e muito acima do peso (distorção de imagem), mesmo estando muito abaixo do peso, exagerar na atividade física, jejuar e tomar laxantes e diuréticos, se recusar a participar de refeições em família, preocupar-se intensamente com o valor calórico dos alimentos, são alguns sinais que indicam a doença.

Na bulimia, a pessoa come exageradamente, tem episódios frequentes e incontroláveis de comer compulsivamente, em exagero uma quantidade absurda de comida, e normalmente, alimentos com alto teor calórico. Esse comportamento de descontrole é seguido por remorso e culpa, fazendo com que a pessoa tome laxantes, diuréticos, induza o vômito, pratique exaustivamente exercícios físicos e jejue por longo período de tempo.  A intenção na bulimia é livrar-se do alimento ingerido. Nesse caso, diferente da anorexia, a perda de peso não é rápida e a pessoa pode viver por anos com a doença sem que ninguém perceba.

 Ortorexia

Apesar de ainda pouco conhecida, a ortorexia também aparece como uma doença preocupante e que vem chamando a atenção cada dia mais dos profissionais de saúde. A ortorexia é a obsessão por alimentos biologicamente puros, uma fixação por alimentos saudáveis, sem químicas e agrotóxicos nem aditivos. O ortoréxico tenta impor o mesmo comportamento aos que o cercam. Esse tipo de comportamento obsessivo ameaça a saúde do corpo, assim como a saúde mental e emocional. O ortoréxico apresenta uma espécie de Transtorno obsessivo-compulsivo. A refeição é uma ideia fixa, ocupa constantemente a mente escolhendo e elaborando uma dieta alimentar que a própria pessoa, muitas sem conhecimento específico, tem como ideal e perfeita, o que as faz realizarem substituições de alimentos de maneira perigosa à saúde. Na ortorexia, a pessoa não consome alimentos preparados por outra pessoa, não come em restaurantes e lanchonetes. Essa obsessão pode levar à anorexia e bulimia, levam à anemia, carência de vitaminas e osteoporose, por exemplo.

 Vigorexia

Como estou falando aqui sobre a busca da beleza, destaco a vigorexia, que não é um Transtorno alimentar e sim uma manifestação do transtorno do tipo obsessivo-compulsivo. É caracterizado por uma obsessão por um corpo perfeito. Assim como os anoréxicos esquálidos e desnutridos se veem no espelho como obesos, os vigoréxicos, mesmo muito musculosos e fortes, se veem como franzinos, bem magrinhos e fracos. Há uma perigosa distorção na própria imagem. Esse transtorno dismórfico muscular tem atingido muitos jovens, principalmente do sexo masculino que colocam a vida e a saúde em risco, fazendo uso indiscriminadamente de suplementos alimentares e esteroides, entre outras substâncias, sempre por conta própria e de maneira irresponsável.

 Tratamento

Todo transtorno alimentar, a depender do caso, pode levar a desnutrição e morte. O tratamento varia de acordo com a doença e gravidade, inclui o uso de medicação, reeducação alimentar e psicoterapia. A terapia cognitivo comportamental é indicada nesse caso, reorganiza padrões alimentares da pessoa, liberta da obsessão identificando distorções do comportamento, hábitos alimentares nocivos à saúde e restaurando a autoimagem e autoconfiança.

Nosso comportamento alimentar é hábito e como qualquer hábito, pode ser mudado. Toda pessoa pode aprender novos hábitos. Um hábito é o que você faz sem pensar, no automático, um comportamento que já faz parte de você e da sua natureza, porém, quando prejudicial, pode ser substituído por hábitos melhores e ao mudar um único hábito, você pode transformar toda sua vida e ter muito mais saúde e qualidade de vida. Aprenda a amar a pessoa perfeitamente imperfeita que você é, cuide de seu corpo e saúde e seja feliz!

Aline Stteel / [email protected]

You may also like

1 comment

LM MOREIRA 24 de abril de 2015, 16:49h - 16:49

>>>>>>> ALEGRIA TRISTEZA OBESIDADE CANSAÇO FISICO MENTAL GANANCIA ODIO IRA DEPRESSAO INFELICIDADES EM GERAL SE RESTRINGE A QUEM NAO CONHECE A SUA ARVORE GENEOLOGIA OU SEJA O CONHECIMENTO DOS ALIMENTOS DESTINADOS AOS HUMANOS… EM ALGUM DIA NO FUTURO QUANDO TODOS OS HUMANOS CONHECEREM PLENAMENTE A SUA ARVORE O PECADO ACABARA DE VEZ O MUNDO SERA SO DE AMOR AO PROXIMO…. NOS SEREMOS PARA OS ANIMAIS IRRACIONAIS UM EXEMPLO DE VIDA COM MUITO DISCERNIMENTO E HUMILDADE ENFIM…. A MAQUINA HUMANA FOI CONSTRUIDA COM PERFEIÇAO E ENCONTRA-SE EM PLENO DESENVOLVIMENTO ((( NOS VIVEMOS NUMA SEQUENCIA DE ERROS OS QUAIS SAO JUSTIFICA0OS COM NOVOS ERROS ???? )))

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996