Pode ou não dar ossos para cães?

by Diário do Vale

wp-coluna-animal-glayce-cassaro-pereira

 

 

A grande maioria das pessoas tem o hábito de dar ossos aos seus cachorros, afinal, nada mais natural do que dar um ossinho ao seu melhor amigo! De fato, ossos, além de recreativos, podem ser grandes aliados na higiene bucal do cachorro e uma ótima maneira de liberar a ansiedade. Além disso, possuem proteínas e sais minerais que são ótimos para a dieta do animal. Assim, roer um osso, além de proporcionar uma ótima distração ao cachorro, também é uma forma de suprir a carência de minerais. Mas entregar um osso ao cachorro e deixá-lo roer, sem nenhum tipo de vigilância, pode ser perigoso.

O que muitas pessoas não sabem é que, ao mastigá-los e quebrá-los em fragmentos menores, o cão pode machucar a língua, a gengiva e até mesmo os dentes. Esses pequenos pedaços podem ser facilmente aspirados, alojando-se na traqueia, impedindo a respiração e tendo de ser retirados por meio de endoscopia. Caso contrário, o animal pode morrer sufocado. Em alguns casos, o pedaço de osso pode obstruir ou perfurar o intestino, quadro grave que requer cirurgia.

Existem diferentes tipos de ossos, sobre os quais falaremos um pouco:

 

Foto 2

– Ossos de aves: Nunca dê ossos de aves para seu cachorro. As aves são animais menores e, obviamente, seus ossos são pequenos e fáceis de engolir, o que pode causar engasgos e ficar preso na garganta. Quando o cão morde o osso de frango, formam-se pontas agudas que, ao serem engolidas, podem perfurar os órgãos e causar hemorragias. Se isso não for notado pelo tutor, pode gerar graves infecções, levando à morte do animal.

 

Foto 3

 

– Ossos bovinos e suínos cozidos, assados ou fritos: Esses tipos de ossos, ao serem submetidos ao calor, se tornam muito mais rígidos e, por consequência, perigosos.

 

Foto 4

 

– Ossos bovinos e suínos crus: Ossos de bovino e suíno, crus e inteiros, são as melhores formas de dar osso ao cão e são fáceis de encontrar em açougues.

 

Foto 5

 

– Ossos de couro: Não há consenso quanto aos ossos de couro: alguns profissionais defendem que eles não representam nenhum risco à saúde do cão, enquanto outros garantem que não são boas opções, visto que, são feitos de couro interno de boi e, conforme ficam moles (conforme o cão vai roendo), podem ser engolidos com maior facilidade, podendo inclusive bloquear a garganta ou até mesmo o intestino dos cães. A regra a respeito também é ficar atento!

 

Foto 6

 

– Ossos artificiais: O material com o qual é produzido esse ossinho é muito resistente e acaba tornando a digestão do alimento um pouco mais difícil. Outro aspecto negativo são os corantes utilizados em alguns. Quando esse tipo de alimento não faz bem ao animal, é muito comum que os cães vomitem ou tenham diarreia. Em animais mais sensíveis ao corante, quadros de alergias e coceiras acabam se desenvolvendo e até o pelo pode começar a cair. Outro alerta é o fato de os cachorros se engasgarem ao comer um alimento feito de um material mais resistente. Alguns comem rápido demais e podem ficar com o osso entalado na garganta – mesmo os ossos palitos e ossinhos pequenos.

 

Seja qual for o tipo de osso que você queira dar ao seu amiguinho, duas informações são importantíssimas:

– Supervisão: Sempre supervisione seu cão quando ele estiver comendo qualquer tipo de osso. Dessa forma, qualquer imprevisto que aconteça, você estará ali para prontamente tomar providências;

– Inspeção: Sempre fique inspecionando o osso (se ele está com lascas, pontas), caso esteja potencialmente perigoso, jogue fora e substitua por outro.

Uma dica muito importante para quem não quer deixar de dar ossos ao seu cão é sempre fornecer ossos que tenham, pelo menos, o dobro do tamanho da boca do animal, quando aberta. Dessa forma, ele jamais conseguirá engolir tudo de uma vez, diminuindo os possíveis riscos e você conseguirá acompanhar enquanto ele come.

 

(Fotos: Divulgação)

(Fotos: Divulgação)

 

Quer ver o seu bichinho de estimação aqui? Basta enviar uma foto dele para o e-mail ([email protected]). Sugestões e dúvidas também são bem vindas.

 

GLAYCE CASSARO PEREIRA | [email protected]

You may also like

1 comment

Andrea Elias 1 de junho de 2016, 17:07h - 17:07

achei ótima a matéria e mto esclarecedora!! Parabéns!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996